Ir para conteúdo

Osmar Terra: "Afirmar Que Fumar Maconha Pode Ser Tratamento É Uma Manipulação Absurda"


Roberto Augusto

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Segundo médico e deputado federal, usar drogas nunca foi nem será utilizada para tratar qualquer doença

25/10/2014 | 17h01

Existe um movimento bem articulado para conquistar a legalização das drogas, hoje ilícitas, no Brasil. Ele se constitui num verdadeiro Partido Pró-Drogas, que se manifesta de maneira planejada e utiliza uma tática progressiva. O primeiro passo seria a descriminalização do uso, depois a liberação da maconha, e, logo após, a legalização de todas as drogas, deixando que o mercado regule seu uso. É uma cruzada que interessa a uma pequena, mas influente, parcela da sociedade, e que conta com parte da grande imprensa nacional. Essa parcela aglutina usuários que não querem correr riscos, filósofos da liberdade individual acima de tudo e poderosos interesses comerciais.

Na última edição do caderno PrOA, foi publicada uma entrevista com o diretor do filme Ilegal, Raphael Erichsen, na qual, a título de preocupação com o tratamento para doenças raras em crianças, o cineasta tenta justificar a liberação da maconha. Argumenta no filme que essas crianças deveriam ter o acesso ao “canabidiol”, molécula presente na composição da planta da maconha, para seu tratamento. Exibe o desespero de mães que buscam tratamento para seus filhos para, de forma sub-reptícia, passar a ideia de que então é importante legalizar a maconha (não só o canabidiol), para uso medicinal. Logo depois, por que não?, liberar seu uso recreativo.

O argumento central, mas dissimulado, é o de que existe uma molécula na droga, com efeito medicinal, e que por isso a droga é remédio e deveria ser liberada. Nada mais falso.

No cigarro de maconha, existem mais de 400 substâncias que causam danos à saúde. Uma delas, o THC, causa transtornos mentais agudos e crônicos, desencadeia a esquizofrenia, incurável, e transtornos de humor como a depressão, com risco maior de suicídio. É causa importante de interdição de adultos jovens. Reduz reflexos, a memória, a inteligência e a capacidade de trabalho. Seus usuários têm mais dificuldade de conseguir emprego e de chegar ao curso superior. Quando conseguem, ficam entre os mais baixos salários (conferir os estudos de Ferguson, D.M., 2013, e Ferguson D.M. & Broden, J.M., 2008).

Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre mostrou que a maconha é a droga mais envolvida em acidentes de trânsito com vítimas fatais, o álcool ficou em segundo lugar. (Pechansky e colaboradores, 2010). Além disso, a maconha causa dependência química, e quanto mais jovem o usuário, maior o risco. A dependência química também é uma doença incurável, e no caso da maconha, atinge 50% entre os que usam diariamente na adolescência (NIDA, 2010). Sem falar que a maconha usada hoje é uma variedade 10 a 20 vezes mais potente que a maconha de 15 anos atrás. Segundo a UNDOC, órgão da ONU, 83% dos dependentes de crack e heroína começaram nas drogas ilícitas com a maconha. Estudos da Fundação Britânica de Pneumologia (2012) mostram que o cigarro da maconha causa mais câncer de pulmão nos seus usuários que o de tabaco.

Um dos maiores psiquiatras brasileiros, Valentim Gentil Filho, professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP escreveu em artigo para a edição número 148 da Scientific American (de setembro de 2014): “Um dos possíveis facilitadores dessa atitude liberalizante em relação à cannabis é que seus efeitos agudos e transitórios sempre chamaram mais a atenção que as ações permanentes e irreversíveis. Talvez por isso se afirme que a maconha é menos prejudicial que o álcool e o tabaco. Na realidade, a discussão sobre drogas ilícitas tenta transmitir uma mensagem de segurança que as evidências absolutamente não justificam.”

Assim, afirmar que fumar maconha pode ser tratamento é uma manipulação absurda. Isso não impede, porém, que uma molécula da planta, como o canabidiol, não possa ter efeito benéfico em alguma doença rara. Se comprovado, ela deverá ser retirada da planta, isolada e utilizada para aquela finalidade específica, como um comprimido ou líquido. É muito diferente de fumar maconha “para se tratar”.

Só para lembrar, a morfina é uma substância derivada da papoula, a planta que produz a heroína. No entanto, é utilizada em casos específicos de dor intensa. A bradicinina é uma substância com excelentes resultados em hipertensão arterial e vem do veneno da jararaca. Mas ninguém receita injeção de heroína para tratar dor, nem picada de jararaca para “pressão alta”!

Uma coisa é usar determinada molécula de uma planta para fins medicinais, outra coisa é usar isso como desculpa para se drogar. Usar drogas nunca foi nem será tratamento para qualquer doença, muito pelo contrário.

Quanto à exploração emocional do sofrimento alheio, para empurrar de contrabando a legalização das drogas, mostra que o Partido Pró-Drogas não tem nem terá limites éticos ou morais para conseguir seu intento. Cabe ao restante da sociedade ficar alerta e contra-argumentar, quem sabe também com um filme, mostrando a relação verdadeira e direta da maconha e outras drogas com a destruição física e mental de milhões de brasileiros, história que bem poderia ser contada por suas famílias devastadas pelo sofrimento.

* Médico. Ex-secretário estadual da Saúde e deputado federal (PMDB-RS)

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2014/10/osmar-terra-afirmar-que-fumar-maconha-pode-ser-tratamento-e-uma-manipulacao-absurda-4628158.htm

l

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

"Essa parcela aglutina usuários que não querem correr riscos, filósofos da liberdade individual acima de tudo e poderosos interesses comerciais."

A única verdade do texto IMO. So nao falou que tem interesses pseudocomerciais querendo manter a proibicao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O Osmar Terra sabe que nosso ponto de vista, nossa perspectiva sobre a guerra às drogas/proibição é devastadora, explica muito melhor os fenômenos que cercam o que tem acontecido no México, no Brasil, nas Américas, do que o ponto de vista dele, ele quer mais repressão, mas já tivemos isso, e o que resolveu? Nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Meu Deus do Céu, nunca li tanta besteira na minha vida. Como uma pessoa pode ser tão pseudo, tão ignorante, tão burro, tão cego, tão culpado..

"Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre mostrou que a maconha é a droga mais envolvida em acidentes de trânsito com vítimas fatais, o álcool ficou em segundo lugar."

:cadeirada:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O uso medicinal... as pesquisas com o que ainda não se sabe sobre a planta... é apenas um aspecto discutido sobre a legalização.
O aspecto recreativo é discutido separadamente.
É fácil perceber a posição do deputado quando se olha o partido
Infelizmente no BR "quase" tudo é tendencioso
O que será que o "Excelentíssimo" acha de propagandas de cachaça da TV ?
Da ausência de propagandas antidrogas ?
Da falta de controle sobre a criminalidade gerada pelo tráfico de drogas
Da falta de uma política efetiva sobre drogas.

O controle nunca será alcançado com a proibição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Devia ter o diploma cassado. Como assim droga não é remédio?

E o que são os antibióticos, analgésicos, anti-uma-porrada-de-coisa, vermífugos, antipirantes tarja preta?

Deviam desligar o microfone desse tiozinho e mandar ele estudar, se atualizar, uma vez que tem cargo político desde 1999 e já deve ter se esquecido o que é medicina .

Caretão vendido. FDP.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Uma planta ENGENHEIRADA (segundo Sidarta Ribeiro neuro) durante 20 mil anos e só trouxe benesses de saúde. É O HOMEM QUE NÃO SABE SE RELACIONAR COM A CANNABIS. E a cannabis sempre lhe serviu de bom e do melhor. ô especiezinha sem jeito esse tal de homem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...