Ir para conteúdo

Médicos Poderão Prescrever Princípio Ativo Da Maconha No Brasil


Na_Bruxa

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

11/12/2014 14:34:00Atualizado em 11/12/2014 14:57:27

O Conselho Federal de Medicina autorizou os médicos do país a prescreverem o canabidiol (CBD), um dos 80 princípios ativos da maconha. A decisão, que foi detalhada em uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (11), valerá para formas severas de epilepsia.

O conselho ainda não informou, no entanto, se enfermidades como a doença de Parkinson e a esquizofrenia serão contempladas.

De acordo com o conselho, a prescrição do princípio ativo apenas deverá ocorrer quando o paciente não responder a outros tipos de tratamento. Além disso, somente médicos da érea de neurologia, como neurocirurgiões e psiquiatras, poderão receitar canabidiol.

Uma plataforma online será criada para o registro de todos os pacientes e médicos envolvidos no tratamento. Antes de fazer uso do princípio ativo, o paciente saberá dos riscos e potenciais benefícios e assinará um termo de consentimento.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, informou que a decisão responde a uma "demanda social" e foi tomada após a análise de 120 estudos sobre o tema. A resolução vale por dois anos e deverá ser revista no final desse período.

Nos Estados Unidos, o canabidiol é vendido para ingestão via oral, como pomada cutânea e até xampu, mas é proibida a vinculação dos produtos a efeitos medicinais.

A decisão do Conselho Federal de Medicina seguiu uma norma do Conselho Regional de São Paulo, que autorizou a prescrição para médicos do estado. Com isso, o Brasil é o primeiro país a autorizar a prescrição da substância.

Anvisa
O canabidiol ainda não consta na lista de substâncias permitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde abril, quando houve a primeira autorização de importação, já ocorrem 238 liberação da substância pelo órgão. A importação é autorizada caso a caso e depende da prescrição médica.

______________________________________________

Isso é pra todos que carregam essa bandeira, desde o grower até aquele muleque que puxa fumo no gueto.

Há algum progresso nesse tema e agora ficou mais claro, só falta explicar pra essa moçada conservadora do Conselho de medicina que maconha não é droga, é uma planta sagrada com propriedades medicinais.

Abraço a todos os irmãos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...