Ir para conteúdo

Manifesto Da Abp Contra A Legalização Da Maconha


Deaftone

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Salve galera!

Hoje um amigo meu me mandou um link pra um manifesto da Associação Brasileira de Psiquiatria, do final do ano passado, listando os 10 motivos pelos quais eles são contra a legalização; É extremamente irritante ver os comentários rasos, aliado ao fato de que o manifesto não divulga nem um único artigo e ainda passa a ideia de que todos os psiquiatras têm a mesma opinião.

Eu pessoalmente como pessoa e estudante de medicina acho que qualquer médico que se posicione contrário à legalização do uso medicinal está fazendo um desserviço à população, visto que já existem diversos benefícios comprovados do uso da erva para diversos sintomas e no tratamento de doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes (que é o objetivo de qualquer tratamento crônico), com um produto que poderia ter um acesso mais fácil e ainda mais barato com a legalização.

Não sei se esse assunto já foi discutido aqui no forum, mas nas pesquisas que fiz eu não achei nada, então, se foi, peço desculpas, haha

Link pro manifesto: https://docs.google.com/file/d/0B2Cq7gTJyRuCOWY1QnVWSWo0STA/edit

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Estava numa discussão até agora com um câncerva sobre isso. E no final ele disse que "Já ouviu a frase "a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro"? Essa "liberdade" que viria com a legalização da maconha atentaria à liberdade de outros".

É com esse tipo de gente que a gente têm de discutir, sem argumentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pois é cara, pior que o cara com quem eu tava discutindo também é estudante de medicina e até já dividiu um beck comigo, numa parte da discussão ele disse que a maconha poderia ter os mesmos ou até piores malefícios que o cigarro, fico de cara com essa galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Estava numa discussão até agora com um câncerva sobre isso. E no final ele disse que "Já ouviu a frase "a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro"? Essa "liberdade" que viria com a legalização da maconha atentaria à liberdade de outros".

É com esse tipo de gente que a gente têm de discutir, sem argumentos.

Acho que você está confundindo as coisas, essa é a opinião pessoal do seu amigo abobado com relação a maconha, e o simples fato dele se considerar um conservador não o faz porta voz da coisa toda.

A Dilma pilantra é de esquerda e é contra a legalização e eu poderia citar dezenas de outros... mas, por outro lado Jean Willys também de esquerda é favorável... ou Mujica, um melhor exemplo...

Quanto ao termo:

"O termo "conservador" denota a adesão a princípios e valores atemporais, que devem ser conservados a despeito de toda mudança histórica, quando mais não seja porque somente neles e por eles a História adquire uma forma inteligível. Por exemplo, a noção de uma ordem divina docosmos ou a de uma natureza humana universal e permanente2 ." é wiki mesmo não vou fazer um mega estudo...

Já neste sentido, dá para constatar que a legalização da Maconha é atemporal, já que foi a natureza que a colocou aí, outro princípio atemporal é o da liberdade, como você mesmo citou acima, na teoria deveriam ser respeitados pelos "conservadores", porém, como eu disse não se tratam de porta vozes de um movimento, apenas indivíduos com opiniões pessoais... se são princípios, deveriam ser respeitados "a despeito de toda mudança histórica", seguindo o raciocínio, a maconha nunca deveria ter sido proibida.

"Não acreditando na "bondade natural do Homem",3 os conservadores consideram que são os constrangimentos introduzidos pelos hábitos etradições que permitem o funcionamento das sociedades,4 5 pelo que qualquer regime duradouro e estável só poderá funcionar se assente nas tradições."

Novamente a idaia de tradições aparece, então se a tradição de um lugar for de fumar maconha, para a teria conservadora não há de se mexer ou causar uma revolução que venha a proibir o seu uso, confere?

"Assim, para os conservadores não faz sentidos elaborar projectos universais de sociedade ideal - não só tal sociedade será inatingível (devido ao que acreditem ser a imperfeição intrínseca da natureza humana), como, devido a diferentes povos terem diferentes histórias e tradições, o modelo social mais adequado a um povo não será o mais apropriado a outro6 - criticando os revolucionários franceses, Joseph de Maistre escreveu:

"A Constituição de 1795 (...) foi feita para o homem. Ora, não existe homem no mundo. Tenho visto na minha vida franceses, italianos, russos, etc., mas quanto ao homem declaro nunca o ter encontrado na minha vida"7 8"

Para o conservador não há que se falar em plano centralizado do que é melhor para a sociedade, e veja só! Essa é a base de toda a doutrina proibicionista que nos é enfiada goela abaixo! De que uma sociedade ideal longe das drogas é possível! Tanto é que a lei de drogas é uma lei de iniciativa FEDERAL, ou seja, uma lei que torna a proibição universal em território brasileiro!

Para Maistre, não faria o menor sentido inventar uma proibição geral de drogas, pois os conservadores de cada sociedade devem respeitar sua próprias tradições! Respeito às tradições de uma sociedade que acha normal fumar maconha é a maconha ser legalizada! Essa visão está presente na constituição dos EUA que deu total autonomia aos Estados de legislarem neste sentido, seguindo suas orientações históricas, e voilà, o processo de legalização na terra do Tio Sam está a todo vapor!

"Os conservadores consideram que o individualismo e as promessas de liberdade irrestrita conduzem ao estatismo e ao Totalitarismo: para eles, a dissolução da sociedade realmente existente e das suas instituições tradicionais intermédias gera um vazio que abre caminho ao crescimento da máquina estatal; assim, os conservadores fazem aapologia desses corpos intermédios (família, Igreja, comunidade local, etc.), em oposição tanto ao individualismo como ao estatismo e ao colectivismo.5"

Bom, por aí vai, também não acho que o comunismo esteja de alguma forma voltado à proibição, não se tira isso de marx. porém, como é defensor de valores universais, se por acaso esses valores universais forem a proibição, então o campo para ela já estará preparado... e o contrário também é verdade, já que na Coreia do Norte é legalize...

As vezes nos perdemos tanto entre ideias de esquerda e direita e esquecemos que são indivíduos atrás de poder, aí fica mais fácil colocar todo mundo no bolso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Sim, concordo Atleticano. Mas é que os câncervas são naturalmente contra isso.
E só por ser de esquerda não coloca mesmo a pessoa a favor. É só se perguntar se em Cuba, na URSS ou na Coréia do Norte é liberado o uso.
Abraços, cara!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu particularmente acredito que tenha alguma coisa por trás dessa valorização da guerra às drogas pela ABP, porque qualquer psiquiatra rotineiramente prescreve drogas muito mais pesadas, com um potencial de dependência muito maior e que a maioria das vezes não têm um fim curativo, servem só pra controlar eventuais crises; e a maconha vem se mostrando promissora para o tratamento de vários desses sintomas psiquiátricos.

Que coisa não...

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

ABP é uma piada, estou terminando de ler agora o livro que recem foi lançado, a historia da maconha no Brasil, e você ve quem foram os encabeçadores da proibição no Brasil ( e que tiveram forte influencia de maneira global através da convenção do opio). Os nossos maravilhosos psiquiatras desde o inicio dos tempos tem um forte preconceito contra a maconha, afirmando categoricamente que causa demência, insanidade e desencadeia uma onda de crimes, é graças a essa galera ai que estamos em um buraco tão cheio de preconceitos com relação a erva hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É só ver quem encabeça esse "manifesto": Ronaldo Laranjeiras, o dono de clínicas de recuperação que obtêm prestígio e poder com a proibição, com a guerra às drogas e com a demonização da Cannabis.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Psiquiatria = charlatanismo 2.0

Cara, estude um pouco...

Eu particularmente acredito que tenha alguma coisa por trás dessa valorização da guerra às drogas pela ABP, porque qualquer psiquiatra rotineiramente prescreve drogas muito mais pesadas, com um potencial de dependência muito maior e que a maioria das vezes não têm um fim curativo, servem só pra controlar eventuais crises; e a maconha vem se mostrando promissora para o tratamento de vários desses sintomas psiquiátricos.

Que coisa não...

Atraves do GR tive contato com algumas matéria que apontavam como psiquiatras se beneficiavam de internaões em manicômios e com o enfraquecimento desses passaram a atuar como lobistas em clínicas de recuperação, se achar os links posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Neurociência >>>>> Psiquiatria

Psicanálise é pseudociência. @by Carl Sagan

Cara as 2 tem propósitos diferentes, neurociência não trata pacientes não faz comparar as 2

psicanalise é uma corrente da PSICOLOGIA não da psiquiatria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não sei se um astrofísico é a pessoa mais indicada para validar doenças mentais são reais ou não, mas certamente elas existem e a psiquiatria trata muitas dessas doenças de forma eficaz mas obviamente é direito seu acreditar ou não

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Hoje em dia é dificil acreditar até na medicina, quem dirá em outras vertentes, pois a industria farmacêutica e orgãos de regulamentacao, distorcem todo o cenário.

Ninguem vende mais a cura, a moda agora é vender sobrevida.

Sobre a área da psicologia em geral, sem querer generalizar, nunca vi um louco falando que foi curado e isso favorece a formação de cartel dos centros de "reabilitação". Sem contar a industria farmacêutica e sua lista infinita de drogas.

Na familia eu tenho dois casos (drogas especificamente), um que nao se tratou com remedio e internações, mas hoje vive normalmente e outro que foi internado várias vezes (tomou muita medicação) e continua até hoje babando na fronha.

A cura nesses casos depende muito mais do paciente. imho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, estude um pouco...

Atraves do GR tive contato com algumas matéria que apontavam como psiquiatras se beneficiavam de internaões em manicômios e com o enfraquecimento desses passaram a atuar como lobistas em clínicas de recuperação, se achar os links posto aqui

Estudo sim, principalmente agora que estou com minhas pílulas da felicidade que me foram receitadas pelo meu charlat... digo médico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Infelizmente o lobby da industria farmacêutica é imenso, e aqui no Brasil existe uma raça de médicos que acham normal se vender, já vi oftalmologista com 'acordo' com óticas, dermatologistas com farmácias de manipulação, e o que não falta é psiquiatra com laboratório farmacêutico, esses principalmente porque lidam com tratamentos muito mais duradouros.

Não tenho muito conhecimento sobre o lucro deles em relação à clínicas e internações, mas acredito que a criminalização da maconha deve gerar várias consultas e internamentos compulsórios, principalmente em clínicas particulares; Tive a oportunidade de acompanhar por pouco tempo um hospital psiquiátrico público que também atendia viciados em recuperação, mas ninguém tava lá pela maconha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Se é charlatanismo pega essa pilulas e en....!!

Doenças psíquicas são coisas serias, para de vir com essa de charlatanismo.. depressao vai ser a maior causa de afastamento...

As drogas funcionam sim, se o disturbio bem diagnosticado e corretamente tratado.

é uma area muito interessante, e engano seu que psiquiatra não ganha dinheiro sem mutreta, é uma area que tem mta carencia em profissionais, tanto que é td consulta particular e longa fila de atendimento...

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Se é charlatanismo pega essa pilulas e en....!!

Doenças psíquicas são coisas serias, para de vir com essa de charlatanismo.. depressao vai ser a maior causa de afastamento...

As drogas funcionam sim, se o disturbio bem diagnosticado e corretamente tratado.

é uma area muito interessante, e engano seu que psiquiatra não ganha dinheiro sem mutreta, é uma area que tem mta carencia em profissionais, tanto que é td consulta particular e longa fila de atendimento...

Depressão = melancolia 2.0

Novilíngua, disso eles entendem...

Me mostre aonde se situa a depressão no cérebro e eu mudo de opinião... ou me mostre se é possível atestar um desequilíbrio químico de serotonina no cérebro, que para os psiquiatras é a causa da depressão...

Os transtornos existem sim, porém a teoria do desequilíbrio químico é falaciosa! As causas da depressão, da tristeza, da melancolia, ansiedade e por aí vai estão relacionadas com as coisas que acontecem na vida de cada pessoa, não são fruto de uma doença no cérebro... mas se você me mostrar cadê a doença eu mudo de opinião...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Show de ignorância.

Depressão, transtorno bipolar, Sindrome do pânico, TOC, esquizofrenia... tudo isso é fake?

Não sou médico, mas muitos desses remédios tratam sintomas que podem melhorar a qualidade de vida do paciente não improta a origem o desequilíbrio químico.

Não estou negando que possa haver um excesso de diagnóstico, mas chamar isso de mentira ou "melancolia" é até desrespeito com os profissionais e pacientes.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pode até ajudar alguma pessoa com disfunção quimica, eu tbm nao considero essas pessoas como loucos.

Existe alguma pessoa que era totalmente demente e que hoje foi curada ? Tipo casos classicos que sao ensinados em faculdades e tal ?

Eu tenho um tic na perna direita que so fica tremendo qdo estou na cadeira, será que preciso tomar um remedio, sera que existe remedio pra isso ?

Sou meio bipolar tbm haha, acho q ja ate deixei transparecer isso no forum, alternando entre dias de furia e de paz. Meu remedio pra esse mau é a legalizacao.

Um camarada medico disse que todo mundo tem uma disfuncao cerebral, mesmo que minima.

O problema é que o cerebro é que nem o universo, a gente ainda não chegou no nivel intelectual pra que se consiga enteder completamente esses dois "elementos".

Dai o pessoal fica abrindo clinica pra sequestrar pessoas, autorizado pelo governo e utilizando metodos duvidosos que te levam ao paraiso.

Eu que não me arrisco com esse pessoal de humanas, so o fato deles negarem os efeitos beneficos da erva, ja condena todas as organizacoes e seus metodos.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Psiquiatria também não é humanas amigo.

O fato de o medicamento não curar não quer dizer que não seja útil, não sou médico mas apenas antibióticos "curam" de fato um paciente, tratar sintomas pode ser necessário, insulina não cura diabetes nem por isso é inutil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...