Ir para conteúdo

Dicas De Português

CanhamoMAN

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Dicas de português

Dad Squarisi
22/06/15

http://www.jcom.com.br/colunas/152139/Dad_SquariseO_debate_esquenta

Dad Squarise:O debate esquenta
O debate está na praça. No centro, a maconha. De um lado, os defensores da ervinha. Eles querem liberar a cannabis. Lutam para que ela deixe de ser crime. Do outro, os acusadores. Exigem que a verdinha continue condenada. Enquanto uns e outros esperneiam, pintou uma questão. Trata-se do substantivo que ora aparece com uma grafia, ora com outra. Afinal, é descriminação ou descriminalização?
Consultados, Aurélio, Houaiss & cia. acendem o sinal verde para as duas formas. Ambas dão o recado claro: querem que a maconha seja tratada como o cigarro e o álcool. Droga lícita, poderia ser comprada em supermercado ou drogaria. Que tal?

Sem confusão
Olho vivo, moçada! Há duas palavras muiiiiiiiiiiiiito parecidas. Só uma letra as distingue. Trata-se de descriminação e discriminação. O prefixo des-, que aparece em descriminação, é o mesmo que aparece em desobediência e deslealdade. Significa não. Discriminação, por sua vez, quer dizer tratar de maneira diferente: Gabeira e Fernando Henrique defendem a descriminação da maconha. A Constituição considera crime a discriminação racial.

Diálogo de gerações
"A literatura nasce da literatura. Cada obra nova é continuação, por consentimento ou contestação, das obras anteriores. Escrever é, pois, dialogar com a literatura anterior e com a contemporânea." (Leyla Perrone-Moisés)

Dois recados
São João ou são-joão? Depende. Ao escrever São João, falamos do santo. Ao grafar são-joão, a novela muda de enredo. Trata-se da festa que os nordestinos organizam como ninguém. O plural? É são-joões.

É assim
As festas juninas são tão legais que os brasileiros as encompridaram. Agora elas avançam pelo mês de julho. Viram julinas.

Sem vez
A discussão pintou na UnB. Estudantes comentavam o material distribuído. Uns achavam que os textos não tinham nenhuma relação com a disciplina em estudo. Outros discordavam. Consideravam-nos pra lá de úteis.
— Ao meu ver, disse um, o problema é a abrangência no tratamento dos temas."
— Ao meu ver?, estranharam alguns. Não mesmo. A forma é a meu ver.
O achismo pegou fogo. Dividida, a turma fez uma aposta. Quem perdesse pagaria o lanche. Onde buscar a resposta? Foram ao dicionário. Lá estava, escancarado no Aurélio: "A meu ver, Pedro não tem razão". Na hora da dolorosa, ouviram-se gemidos. Pudera. O bolso é a parte mais sensível do corpo. Como dói!

Invejosos
Outras expressões seguem a receita do "a meu ver". Formadas por pronome possessivo, mandam o artigo plantar batata na esquina. É o caso de a meu pedido, a meu lado, a meu modo, a meu bel-prazer: Fez o trabalho a meu pedido. Sentou-se a meu lado. Segui o roteiro a meu bel-prazer.

Leitor pergunta

Metade das laranjas está verde? Estão verdes? Nunca sei.
Elias Araújo, Recife
A regra da concordância é pra lá de conhecida. O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Mas há casos especiais. Um deles é o partitivo. Expressões que indicam quantidade — grande número de, pequena quantidade de, a maioria de, a maior parte de, uma porção de, metade de — seguidas de complemento jogam em dois times.
O verbo pode concordar com o núcleo do sujeito (número, quantidade, porção, parte, metade) ou com o complemento. A escolha, claro, não é gratuita. O verbo valoriza o termo com que concorda. Se está no singular, dá ênfase ao núcleo do sujeito. Se no plural, ao complemento: Metade das laranjas está verde. Metade das laranjas estão verdes. A maior parte dos alunos saiu. A maior parte dos alunos saíram. A maioria dos eleitores está decepcionada. A maioria dos eleitores estão decepcionados.
Reparou? O verbo concorda com um ou com o outro. Quando só há um número (singular ou plural), não existe escolha. O verbo tem de concordar com ele: A metade está verde. A maior parte saiu. A maioria está decepcionada. A maioria da população votou na chapa diversificada.

• Like 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

ÐÑÐ¸Ð²ÐµÑ Ð²Ñем ÑÑаÑÑникам! ÐнÑеÑеÑÐ½Ð°Ñ Ð¸Ð½Ñа: депÑÑаÑÑ Ð´Ð½Ñ ÑпиÑок http://energynews.su ÐÑÑ Ð½Ð°ÑÑл здеÑÑ: поÑледние новоÑÑи Ð´Ð½Ñ ÐдеÑÑ: кваÑÑиÑÑ Ð² Ð´Ð½Ñ Ðли ÑÑÑ: http://energynews.su/uploads/posts/2014-02/13922895531images.jpeg , Рпо ÑÑÑлке: ÐеÑÑом ÑеÑез ÐÑкÑикÑ, Ð Ñакже ÑÑÑ: http://energynews.su/10596-teper-ponyatno-pochemu-na-zhirinovskogo-nalozhili-sankcii.html ТепеÑÑ Ð¿Ð¾Ð½ÑÑно, поÑÐµÐ¼Ñ Ð½Ð° ÐиÑиновÑкого наложили ÑанкÑии.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Adorei. Sempre gostei da nossa língua.

Convivo diariamente com estrangeiros e é unânime: acham lindo o som da língua portuguesa falada no Brasil. Mesmo os que não entendem. Gostam da musicalidade da fala.

É importante saber usá-la bem. Para saber se fazer entender bem. Isso nem sempre é fácil.

Tem gente aqui que ainda fuma grama, com tanta maconha boa! Eu diria para começar exercitando na padaria. Peça "- duzentos gramas de presunto fatiado, sem capa, por favor."

Tenho a sorte (bem...) de conviver com vários amigos maconheiros que são escritores profissionais - romancistas, redatores, editores, tradutores - e sempre levo "puxadas de orelha". Mas isso tudo é para melhorar, para provar que maconheiro não é burro. Eu faço o que posso pra preservar a língua nesse mundo atual e cabuloso de td, pq, vc, tb, hauahuahua, kd ... Êita pêga!

Tem um cacoete antigo que alcançou o país todo (de tradução mal-feita dos filmes e programas americanos, pois na língua inglesa é correto e quase sempre se coloca o adjetivo antes do substantivo), aqui, acabamos ficando com "ótimas opções", "belas garotas", "simples situações", "apurados paladares", sem saber ao certo a diferença, ou quando aplicar. É fácil ouvir o comercial do Polishop e sacar que o texto que o gordinho bobo-alegre gosta de gritar, é apenas uma tradução ipsis litteris de um roteirinho em inglês (e bem sem-vergonha).

Até acho que o mais importante é conseguir se fazer entender, já que esse é o intuito da comunicação.

Mas texto escrito sem cuidado nenhum, assassinato da língua... pra quem gosta de ler, é foda!

É o equivalente a ouvir um disco arranhado, que faz a agulha pular. Estraga o embalo!

Bem legal, CanhamoMAN! Eu tô chapadásso, escrevendo dez linhas por hora e achei beeeem legal.

Buenas tardes GR, que também ajuda na cultura geral!

Editado por JapaFungi
  • Like 4
Link para o comentário

• Usuário Growroom

In rare cases, blood transfusions have been required, and there have been reports of sporadic deaths due to a rare type of infection. femara 1: order liquid letrozole femara 2.5mg twins Short-term hives are ususally due to a food or environmental allergy or maybe even a particular medicine. aggrenox 200 mg 25 mg: aggrenox 50 generic aggrenox prices Selegiline for Cognitive Needs celexa online cheap: celexa 5 mg dose celexa 40 mg social anxiety It causes spread and invasion to the vital organs of the body, from the skin, though slowly. chlorpromazine 50 mg tablet: thorazine 10mg 4560 rp chlorpromazine Broncodil, Broncoterol, Cesbron, Clenasma, Clenbuter, Pharmachim, Contrasmina, Contraspasmina, Monores, Nihfi, Novegam, Oxyflux, Prontovent, Spiropent, Ventolase, Ventapulmin etc. permethrin cream 5 over the counter: imidacloprid permethrin generic permethrin 38.3 But will the tablets alone make you lose weight? celexa not working after 3 weeks. Buy without prescription. lotemax 0.5 ophthalmic gel. Order cheap. aggrenox 200/25. Buy without prescription.

Link para o comentário