Ir para conteúdo

Agora Foi O Chile Que Descriminalizou. E Aquí? Quando Será?


urutubsb

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

fonte Correio Web: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2015/07/07/interna_mundo,489333/camara-dos-deputados-do-chile-aprova-lei-que-descriminaliza-maconha.shtml

Câmara dos deputados do Chile aprova lei que descriminaliza maconha A PL permite cultivo da planta para fins recreativos e medicinais; além disso, a pessoa deve ser maior de 18 anos, mas em caso de uso terapêutico a maconha poderá ser administrada a menores de idade com receita médica

eq.gif

postado em 07/07/2015 16:40

France Presse

20150707164549170025i.jpg


A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira (7/7) um projeto de lei que descriminaliza o auto-cultivo de maconha para fins recreativos e medicinais - um texto que agora deve voltar para comissões para que alguns artigos sejam alterados.

Após intenso debate, a iniciativa foi aprovada por 68 votos a favor, 39 contra e 5 abstenções. Suas disposições devem agora ser votadas pelo Senado.

Leia mais notícias em Mundo

"Quando o país não conseguiu controlar o consumo de álcool por menores, sustentar que vamos ser capazes de controlar o consumo e a dependência de maconha entre os menores é, francamente, agir com ingenuidade", disse o legislador Nicolas Monckeberg, do partido de centro-direita Renovação Nacional, durante o debate.

Na esteira oposta, a deputada comunista Camila Vallejo considera ingênua a estimativa de que o auto-cultivo represente uma liberação da droga.

"Podemos negar que, quando os jovens usam maconha pode e não podem cultivá-la devem recorrer ao tráfico para comprá-la?", abrindo a porta para drogas mais pesadas como a cocaína e a pasta base, argumentou Vallejo.

"Todos nós sabemos que isso acontece, e quem não sabe provavelmente precisa ir mais às ruas", enfatizou a ex-líder estudantil.

O projeto de lei prevê que os auto-cultivadores devem ser maiores de 18 anos, mas em caso de uso terapêutico a maconha poderá ser administrada a menores de idade com receita médica.

Por sua vez, a proibição do uso em vias públicas serão mantidas e se estabelece a posse máxima de 10 gramas por pessoa e 500 gramas por domicílio.

No Chile, a maconha é incluída na legislação como uma droga pesada, e o auto-cultivo e a venda são passíveis de punição.

A possível despenalização do auto-cultivo da maconha no Chile ocorre numa região que avança no tema da legalização da droga.

Os Estados Unidos legalizou em vários estados a maconha com fins medicinais, enquanto o Uruguai deu um passo além e aprovou no final de 2013 uma lei que regula totalmente o mercado da droga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...