Ir para conteúdo

O Consumo De Drogas Deve Ser Descriminalizado? Sim


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

O consumo de drogas deve ser descriminalizado? Sim

Para Pedro Abramovay, diretor para a América Latina da Open Society Foundations, o mais arriscado é manter a política de drogas atual

PEDRO ABRAMOVAY
14/08/2015

http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/08/o-consumo-de-drogas-deve-ser-descriminalizado-sim.html



sim.jpg
"Descriminalizar as drogas é muito arriscado. O Brasil não está pronto.” Esse é o argumento mais ouvido para barrar qualquer inovação na política de drogas no Brasil. Mesmo sabendo que a nossa atual lei de drogas é injusta, cruel e ineficiente, a pressão para insistir no fracasso é enorme.

Nossa lei é cruel porque, ao definir o usuário como criminoso, impede tratamento adequado de quem apresenta um uso problemático e necessita de acesso à saúde. A experiência internacional mostra que é muito mais difícil cuidar de usuários problemáticos em um contexto no qual eles são definidos como criminosos do que nos países onde eles podem ser tratados na perspectiva da saúde. Portugal descriminalizou o consumo há 15 anos e praticamente zerou o número de overdoses.

Nossa lei é injusta porque, apesar de definir altas penas de prisão para traficantes e sanções leves para usuários, não estabelece nenhum critério objetivo para diferenciar um do outro. Os critérios aplicados, na prática, são a renda e a raça das pessoas. O negro pobre com uma pequena quantidade de drogas é considerado traficante e recebe penas altíssimas, enquanto o branco de classe média com quantidades idênticas não recebe pena alguma. Cerca de 60% dos presos por tráfico são réus primários, sem ligação com o crime organizado e com pequenas quantidades. Muitos usuários acabam presos como traficantes. Para corrigir essa injustiça, também podemos olhar para o que foi feito em outros países. Dezenas de países estabelecem critérios quantitativos para separar o traficante do usuário com bastante êxito.

Nossa lei também é ineficiente. Em todos os lugares do mundo onde a política de drogas foi baseada na repressão, na prisão e na violência, os resultados foram trágicos. O consumo apenas cresceu. A explosão no número das prisões por tráfico no Brasil não diminuiu o tráfico ou consumo de drogas. Ao prender tantas pessoas que não tinham ligação com o crime organizado em prisões que são controladas por organizações criminosas, alimentamos uma perversa engrenagem do crime que só gera mais insegurança.

É comum ouvir o argumento de que descriminalizar as drogas pode gerar aumento do consumo. É um argumento intuitivo, por isso é tão repetido. Mas o problema das drogas é sério demais para ser tratado com intuições. O Brasil é um dos últimos países, ao lado da Guiana, a manter o consumidor de drogas como criminoso na América do Sul. O estudo Uma revolução silenciosa: políticas de descriminalização de drogas pelo mundo mostra que em nenhum país em que o consumidor foi descriminalizado houve aumento do consumo de drogas.

Devemos ir além? É necessário regular o mercado de drogas da mesma maneira que se faz com o tabaco? A redução de consumo do tabaco a partir de campanhas preventivas foi maior do que a de qualquer droga ilícita como os trilhões gastos na repressão. Vários países têm avançado na direção da regulação responsável do mercado de algumas drogas. Devemos olhar essas experiências com lupa e ver se há algo para aprender com elas.

Foram décadas de esforços monumentais na política da repressão. Centenas de milhares de mortos, trilhões de dólares gastos, milhões de pessoas presas. E o resultado é injusto, cruel e ineficiente. Não querer mudar a política é uma irresponsabilidade. Deixar as coisas como estão é o maior risco que podemos correr.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"O Brasil é um dos últimos países, ao lado da Guiana, a manter o consumidor de drogas como criminoso na América do Sul."

Fato q não divulgam na grande mídia!!!Tem de ser colocado exatamente desta forma!!!

Parabéns Pedro, e vamo junto na fé e na luta q esse ano vai!!!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
  • Tópicos

  • Posts

    • pdc man   então mano é pq eu já tenho carteira na binance e algum btc a alguns anos ta ligado, não abri conta pra comprar não, só ia usar o meio pra ganhar as seeds de brinde kkkkkk
    • Zé seeds, inbraza e furada mano, os da flora urbana também tem uma galera reclamando.  Da pra pedir no att e comprar litecoin no cartão de credito pra fazer o pagamento, chega de boas.  Outra opção seria o @gtclub.co tem pack de breeder gringo, aceita cartão nacional, parcela, mas não é barato...acho q não vi pack por menos de 600 reais.  Agora dos que eu sigo um cara q da pra arriscar e o _feij40dar0c42 pelo que eu wntendi ele faz uma cruza caseira, mas tem um preço justo, acho que o pack com 10 seeds sai por 150, tem o mescalseeds, mas acho o preço dele salgado, 300 conto num 6 pack de f2, não rola.  Do resto eu não colocaria meu dinheiro pra jogo não. E faria um esforço pra pedir algo de fora, vale muito mais a pena pegar um Pack de regular de um breeder reconhecido do que ficar jogando 80 conto num pack de 2 seeds auto que não germina. 
    • Tô na mesma com o Ze seeds, mano. Peguei 3 genéticas, já coloquei dois feijões de cada, e só uma nasceu, outra quebrou a dormência, mas a radícula ainda não saiu. As outras nem radícula. Essa que germinou e a outra que quebrou a dormência e eu tô esperando pra ver se vinga são da mesma genética. As outras duas nadinha. Sei que acontece de não germinar as vezes, mas 1, ou talvez duas, de 6 é f... Peguei tbm 3 feijões de uma Durga Mata na Flora Urbana e de duas sementes só uma saiu radícula, mas não germinou.  Tô bem desanimado na real... Peguei nesses nacionais por nao querer arriscar de pegar na gringa e dar merda, fora que muitos nem aceitam métodos de pagamento mais tradicionais. Se alguém tiver algum nacional pra indicar, por favor fale!
×
×
  • Criar Novo...