Ir para conteúdo

Política De Drogas Da América Do Sul Quer Focar Em Pessoas Antes Da Repressão


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
Política de drogas da América do Sul quer focar em pessoas antes da repressão

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) aprovou nesta segunda-feira em Montevidéu um documento no qual propõe um novo enfoque na abordagem da problemática das drogas que se afasta do meramente punitivo e que se centrará no ser humano, seu bem-estar e sua saúde.

"(O encontro) foi histórico porque a América do Sul foi uma das mais afetadas pela luta contra o narcotráfico. Eu digo isso pela experiência em meu próprio país", disse à imprensa Ernesto Samper, secretário-geral da Unasul e ex-presidente da Colômbia (1994-1998).

O texto pactuado hoje entre os 12 países que compõem a Unasul consta de 25 pontos e será repassado à Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas sobre Drogas (Ungass) que acontecerá em abril de 2016 na sede da ONU em Nova York.

"Passamos de um enfoque exclusivamente punitivo que veio sendo manejado na América Latina e no mundo para um enfoque muito mais integral (...). Queremos pôr no centro da política de drogas o ser humano, seu bem-estar e sua saúde acima de todos os demais critérios de intervenção", declarou à Agência Efe o diretor de Política de Drogas do Ministério da Justiça da Colômbia, Javier Flores.

Por sua parte, Samper assinalou que, "apesar de todos os esforços da política proibicionista atual, hoje em dia há mais de 300 milhões de consumidores de drogas que ainda as seguem consumindo".

Nesta linha, destacou o "evidente fracasso" da guerra contra as drogas e fez insistência na "autoridade" que a América do Sul tem para propor uma mudança rumo a um olhar humano sobre o tema devido à "quantidade de pessoas e de recursos econômicos e institucionais" que se sacrificaram para isso na região.

Flores, que integra a delegação colombiana nesta reunião da Unasul em Montevidéu, lembrou que na região é onde se "produz quase 100%" da cocaína mundial e onde se registram os maiores índices de violência associados ao problema das drogas.

"Portanto, temos toda a legitimidade e possibilidade de levar uma mensagem muito forte a Ungass 2016 e ao mundo inteiro lhes dizendo que a América Latina pode contribuir muito para uma abordagem diferente ao fenômeno das drogas", ressaltou Flores.

Esta assembleia da ONU é vista como uma "oportunidade muito importante" para que a região proponha novos enfoques "que devem ser contempladas como outra forma de enfrentar o problema das drogas e não como uma guerra como foi até agora", afirmou Elena Lagomarsino, integrante da Junta Nacional de Drogas do Uruguai.

Um dos objetivos fixados para a reunião de abril de 2016 é a adoção de posições comuns nas quais se incluam as diversas realidades e problemáticas dos países da região para poder ter mais peso na hora de propor este novo paradigma.

Uma amostra da heterogeneidade da região foi a exposta por Samper, que mencionou algumas posições alternativas às soluções proibicionistas, como a do consumo da folha de coca na Bolívia, a iniciativa chilena para descriminalizar o cultivo doméstico e o uso medicinal de cannabis ou o indulto aos "microtraficantes" no Equador.

Além disso, mencionou a legislação uruguaia, que em 2013 aprovou a lei que regula a produção e a comercialização da maconha sob o controle do Estado, impulsionada pelo ex-presidente José Mujica (2010-2015), como uma estratégia para enfrentar o narcotráfico, o que tornou o país em um pioneiro neste tipo de abordagem.

Para Samper, não se trata de querer "exportar o modelo uruguaio" porque "ninguém tem a receita para todos", mas de trabalhar em uma política alternativa que surja das distintas experiências sul-americanas.

Por sua parte, o representante da delegação argentina nesta reunião na capital uruguaia, Gabriel Lerner, assinalou que não acredita que ocorrerão mudanças de forma imediata, mas avaliou que o "processo de debate e de mudanças em níveis locais e regionais é imparável".

"Vemos a Ungass como um momento, não como a finalização, de um processo de democratização e redefinição dos problemas em torno das drogas no mundo inteiro", opinou Lerner sobre as expectativas para a apresentação perante a ONU do documento aprovado pelos países-membros de Unasul.

Os 12 países que integram a Unasul são Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Editado por CanhamoMAN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • ouvi um cara falar na live do YOUTUBE que sites BR que produzem sementes caseiras tão caindo parece q o problema não é vender sementes e sim cruzar marcas gringas sem autorização, pois la no primeiro mundo se vc quer vender seeds vc compra 2 clones de elite originais por 10 a 60 mil dólares o par de clones (cruzar 2 genéticas diferentes).
    • Qnta burrice kkkk triste saber q tem gente tao ignorante como vc, que ainda se diz "maconheiro". Se bem q vc faz o estereotipo clássico, malucao que acredita em teoria da conspiração, sem nada de consciência de classe e puro achismo. Novamente, sua felicidade e conquistas sao coisas materiais, sua vida deve ser a base do consumo, triste. Capitalismo venceu. Anarquista que nao conhece Bakunin, terceira vez que falo. Nao gosta de politica, mas se comporta como a extrema direita e o gado. Pura ideologia liberal. 
    • VAI TRABALHAR SEU VAGABUNDO! @F Punk é facil te identificar, é sempre a mesma retórica, aquele discurso cheio de auto piedade, o coitadinho, a vitima da sociedade.  Q dó q tenho d vc! KKKK Deixa de ser pilantra muleke, fica explorando sua coroa q não guenta mais trabalhar p sustentar um marmanjo safado como vc. Vende voto por maço de cigarro e garrafinha de Corote seu fdp e quer pagar de politizado. Ta tão na nóia brigando com os fatos e imagens, todo mundo gosta de dinheiro trouxa, só vc q não gosta pq não tem e não sabe ganhar. Acha q essa bolsa da Louis Vutton da Janja vende no Brás ou na 25 de março? Os terninhos do Ricardo Almeida q o Lula usa tbm não tem lá. Quer dizer q a Janja pode desfilar c bolsa de 20K da Louis Vutton comprada c dinheiro roubado do povo brasileiro mas eu não posso postar foto das minhas flores e extrações que aí é ostentação. Seu cu sujo invejoso, vou postar ainda mais inclusive das minhas conquistas minha CB500 2023, meu carro, os lugares onde frequento p vc ficar ainda mais puto. Retardado ja falei q não sou de direita e nem de esquerda, não gosto da politica e nem dos politicos, pode falar oq quiser do Bolsonaro pq ele é tão lixo qto o 9 dedos. A unica diferença é q o Lula é ligado as facções criminosas e o Bolsonaro as milicias. Ta tentando jogar outros users contra mim com esse papo furado não vai colar, meu diario ta ai são 4 anos de muita benção e vc é só um fake de um cuzão 100 futuro.
×
×
  • Criar Novo...