Ir para conteúdo

Cigarro leva às drogas. Estudo da Unb


DZCutz

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Cigarro leva jovens às drogas. Conclusão de pesquisa da UNB

Fonte: Agestado - 29/08/2003 - 17h39

Brasília - O tabagismo entre jovens leva ao consumo de drogas mais pesadas, afirma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) divulgada hoje como mais um alerta para o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Estudos realizados pelo Ministério da Saúde (MS) entre 1990 e 2000 sugerem uma tendência de redução na ordem de 31,5% no consumo per capita de cigarros no país, mas são preocupantes os dados de consumo entre os jovens.

De acordo com levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas em dez capitais nos anos de 1987, 1989, 1993 e 1997, a experimentação do tabaco aumentou entre os jovens de 10 a 18 anos.

O cigarro também é a principal "porta de entrada" para o consumo de drogas mais pesadas. A conclusão é de um estudo da UnB, que mostra que entre os jovens de 10 a 20 anos que fumam diariamente no Distrito Federal (DF), 50% já experimentaram ou consomem d rogas mais pesadas. Entre os fumantes ocasionais, 17% relataram o consumo de outras drogas e entre os não-tabagistas, apenas 2% admitiram ter provado outras substâncias tóxicas. As drogas mais citadas nos questionários, por ordem de freqüência, foram maconha, cocaína, craque/merla e lança perfume.

O Estudo Global do Tabagismo entre os Jovens, realizado pela médica e aluna de mestrado Márcia Cardoso, entrevistou 2.661 estudantes de 9 a 21 anos das escolas públicas e particulares do DF e constatou que 10,5% dos estudantes dos níveis fundamental e mé dio são tabagistas. A média de idade em que o hábito se inicia, segundo a pesquisa é entre 12 e 13 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% dos jovens que experimentam derivados do tabaco se tornam fumantes na vida adulta. A Organização considera o tabagismo uma doença pediátrica, já que 90% da iniciação acontece até os 19 anos de idade. Ness a faixa etária, estão os estudantes Talita e Mairon, que começaram a fumar com 14 e 15 anos respectivamente.

De acordo com eles, a influência dos amigos foi o fator que mais os motivou. "É difícil parar de fumar. Dá vontade, você fuma, quer parar, mas se mpre tem pessoas do seu lado que estão fumando então fica difícil deixar o cigarro", explica Mairon.

O MS criou, em 1998, o Programa Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo e outros fatores do risco de câncer nas escolas. A iniciativa capacita profissionais das áreas de saúde e educação de estados e municípios a darem informações sobre o tabaco para aluno s do ensino fundamental (6-14 anos). Os estudantes do ensino médio (15-18 anos) são agregados ao processo como multiplicadores.

Organizações não-governamentais também se esforçam para combater o tabagismo. Em Brasília, funciona há cinco anos o grupo Fumantes Anônimos, cujo objetivo é ajudar as pessoas a largar o vício, em reuniões que se realizam uma vez por semana. "O cigarro é uma dependência química, física e emocional e a mais difícil de abandonar", afirma o coordenador dos grupos de fumantes anônimos do DF, Lincoln Brum.

Dados da OMS de 2001 indicam que a nicotina causa 80% de dependência, o que significa dizer que de cada dez pessoas, apenas duas conseguem abandonar o cigarro. As outras drogas que causam mais dependência são a heroína (35%), cocaína (22%), maconha (11%) e o álcool (6%). O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos da doença em decorrência do fumo. As informações são da Agência Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...