Ir para conteúdo

Universidade uruguaia vai criar laboratório para estudo da maconha


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

23/09/2015 13h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Universidade uruguaia vai criar laboratório para estudo da maconha

Centro de pesquisa será construído em instituição de ensino pública.
Governo quer avançar no uso da cannabis medicinal.

 

Do G1, em São Paulo com informações da AFP

A Universidade da República do Uruguai (Udelar), na capital Montevidéu, vai ganhar um laboratório especializado para o estudo das propriedades da maconha, segundo a agência de notícias AFP. A construção da unidade de pesquisa é mais um marco da lei, aprovada em 2013, que regula a produção, comercialização e consumo da erva no país.

"A universidade destinou fundos para que comecem a construção de uma laboratório de pesquisas avançadas sobre a cannabis, que ficará no Instituto de Higiene", anunciou Luis Yarzábal, presidente do comitê científico criado pelo governo uruguaio para monitorar a nova lei. A declaração foi dada ao jornal local "El Observador".

Um dos principais focos da iniciativa é justamente o avanço na área da maconha medicinal. De acordo com o periódico, o comitê científico deve entregar, até o final do ano, um relatório sobre os usos medicinais da erva e seus derivados à Junta Nacional de Drogas - órgão responsável pelas políticas relacionadas a entorpecentes.

"O relatório vai fornecer as bases do conhecimento e vamos levantar sugestões de tipos de pesquisa que podem ser desenvolvidas no país", completou Yarzábal.

Cannabis nas farmácias
O instituto uruguaio de regulamentação e controle da cannabis vai selecionar, nos próximos dias, as empresas que ficarão responsáveis por cultivar a maconha que será vendida nas farmácias do país, conforme estipula o plano nacional. Ao todo, 11 companhias se candidataram ao cultivo que vai abastecer as drogarias.

A lei da "marihuana", aprovada pelo parlamento em dezembro de 2013, estabelece categorias da erva para uso recreativo, industrial e medicinal. Entre outros pontos, também determina que os consumidores registrados podem adquirir até 10 gramas por semana nas farmácias ao custo de 90 centavos de dólar, ou R$ 3,70 na cotação atual, por grama.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...