Ir para conteúdo

1 Mês e 11 dias de floração

Feliciano da Silva

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Pessoal, estou com minha planta em floração e estou com dúvida quanto ao tempo da colheita, os pestilos marrons já parecem ser 40%. Estou com ela em floração desde o dia 03/09, ou seja, faz 1 mes e 11 dias. Qual a opinião de vocês?!
Outra coisa, o bud principal está bem grande, e os outros estão pequenos, será que ainda podem crescer um pouco?

Elas estão florando com 8 fluorescentes de 25w e 30w, 6 delas laranjas e duas brancas.
large.DSCF0102.JPG.6ce9eff7ff368e9b11f6blarge.DSCF0101.JPG.1873b46d8e61c6ae5f23alarge.DSCF0100.JPG.ebbe9edecb7d4ac8ba8c2large.DSCF0099.JPG.b99d951eb54f913fe8f1dlarge.DSCF0095.JPG.3dfd7f5bfea0d85cb8ef8large.DSCF0094.JPG.f77285890f9f90971ca11large.DSCF0093.JPG.6bf0c7611df0f6a478d4d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Mano, esquece a cor dos pistilos, usa um microscópio de pelo menos 30x de aumento e analisa a cor os tricomas, só por eles tu pode saber quando tá na hora de colher.

Aqueles "cogumelozinhos" que formam a resina nas flores e nas folhas adjacentes são os tricomas, analisados pelo microscópio mostram em sua maioria uma cor clara (transparente) nos primeiros dias, conforme os dias passam começam a ficar turvos, meio esbranquiçados. O último estágio é quando os tricomas começam a aparentar uma cor âmbar, aí vai do teu gosto quando colher:

Maioria dos tricomas de cor turva: onda mais cerebral, aquela brisa pra viajar, a famosa "high".

Maioria dos tricomas de cor âmbar: onda mais corporal, aquela que vai te prender no sofá, boa pra dormir, a brisa "stoned".

Normalmente as Sativas apresentam naturalmente mais a onda "high" enquanto as Indicas a onda "stoned", como a maioria das variedades de cultivo indoor são híbridas pendendo para Indicas, vai depender mais mesmo do ponto de colheita que tu escolher.

Particularmente opto por colher somente quando menos de 10 tricomas já estão de cor âmbar, assim pego um pouco das duas ondas.

Se os tricomas já estiverem muito deitados e de cor âmbar, aí eles oxidaram demais, passou a hora de colher.

Abs!!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mano, esquece a cor dos pistilos, usa um microscópio de pelo menos 30x de aumento e analisa a cor os tricomas, só por eles tu pode saber quando tá na hora de colher.

Aqueles "cogumelozinhos" que formam a resina nas flores e nas folhas adjacentes são os tricomas, analisados pelo microscópio mostram em sua maioria uma cor clara (transparente) nos primeiros dias, conforme os dias passam começam a ficar turvos, meio esbranquiçados. O último estágio é quando os tricomas começam a aparentar uma cor âmbar, aí vai do teu gosto quando colher:

Maioria dos tricomas de cor turva: onda mais cerebral, aquela brisa pra viajar, a famosa "high".

Maioria dos tricomas de cor âmbar: onda mais corporal, aquela que vai te prender no sofá, boa pra dormir, a brisa "stoned".

Normalmente as Sativas apresentam naturalmente mais a onda "high" enquanto as Indicas a onda "stoned", como a maioria das variedades de cultivo indoor são híbridas pendendo para Indicas, vai depender mais mesmo do ponto de colheita que tu escolher.

Particularmente opto por colher somente quando menos de 10 tricomas já estão de cor âmbar, assim pego um pouco das duas ondas.

Se os tricomas já estiverem muito deitados e de cor âmbar, aí eles oxidaram demais, passou a hora de colher.

Abs!!

Então mano, desde já agradeço a tua disponibilidade de responder e ajudar.
Entendi o que tu falou, só tem uma questão... eu não tenho um microscópio para ver os tricomas, é POSSÍVEL ENXERGAR OS TRICOMAS A OLHO NU OU POR UMA CAMERA COM MACRO? Pela foto que tirei em MACRO da pra perceber que os tricomas ainda parecem estar incolores, não estão nem esbranquiçados (turvos) ainda, então acredito que ainda tenha um tempo de floração pela frente, pois a floração está com 1 mês e 11 dias. 
Tenho mais uma perguntinha... no caso de eu colher ele na parte "high" eu não posso estar deixando de colher uma quantia maior do que se eu deixar para colher no final, quando os tricomas já estão na cor âmbar? Valeu !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Então mano, desde já agradeço a tua disponibilidade de responder e ajudar.
Entendi o que tu falou, só tem uma questão... eu não tenho um microscópio para ver os tricomas, é POSSÍVEL ENXERGAR OS TRICOMAS A OLHO NU OU POR UMA CAMERA COM MACRO? Pela foto que tirei em MACRO da pra perceber que os tricomas ainda parecem estar incolores, não estão nem esbranquiçados (turvos) ainda, então acredito que ainda tenha um tempo de floração pela frente, pois a floração está com 1 mês e 11 dias. 
Tenho mais uma perguntinha... no caso de eu colher ele na parte "high" eu não posso estar deixando de colher uma quantia maior do que se eu deixar para colher no final, quando os tricomas já estão na cor âmbar? Valeu !

Então, normalmente as variedades indoor levam de 9 a 11 semanas para completar a floração, desde o dia que foram colocadas no fotoperíodo de 12/12. Minhas plantas levam 10 semanas para completar a floração, segundo a recomendação do breeder. Sabendo isso, vou acompanhar de perto pelo menos 1 semana antes e 1 semana depois desse prazo, pois variantes como temperatura, umidade, luz e nutrição podem adiantar ou atrasar esse prazo estabelecido pelo breeder.

Caso sua variedade seja comprada de um breeder, poderá ver esse prazo na embalagem ou pesquisar pelo nome da variedade ou breeder nesse link: http://en.seedfinder.eu/search/

Se for de prensado fica impossível de saber precisamente esse prazo, logo o acompanhamento deverá ser feito quase que diariamente, logo que os tricomas aparecerem (como já é seu caso).

Acredito que a mudança de cor dos tricomas já seja a última etapa da vida útil da flor, ou seja, a flor já vai ter atingido seu tamanho/peso máximo nesse período, assim você não perde nada significante esperando que os tricomas mudem sua cor de turvo para âmbar, porque justamente sua troca de cor é um indício de que a flor está oxidando, consequentemente morrendo, devendo ser colhida no ponto preferido como lhe falei no outro post, depende do seu gosto.

Isso você também vai ver com outras colheitas, colhendo em época diferentes e comparando os efeitos, vendo o que é melhor para você.

Sobre o microscópio, acredito que seja uma solução prática e de custo relativamente baixo, mas se você consegue ver a cor dos tricomas com o macro da câmera, é isso que importa. Enfim, questão de gosto mais uma vez, caso pense em adquirir um, aqui vai alguns links que podem lhe servir:

http://www.flordosul.net/lupa-40x.html

http://popipe.com.br/product.php?id_product=2878

Bons estudos, abs!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Massa cara, vou comprar um desses microscópios sim... Só tenho mais uma dúvida, a colheita pode ser feita em partes, já que os buds superiores podem maturar antes dos mais de baixo? Ou seja, colher os top buds e deixas mais uma semana ou duas os outros?
;) logo postarei fotos por aqui da colheita.! 

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Massa cara, vou comprar um desses microscópios sim... Só tenho mais uma dúvida, a colheita pode ser feita em partes, já que os buds superiores podem maturar antes dos mais de baixo? Ou seja, colher os top buds e deixas mais uma semana ou duas os outros?
;) logo postarei fotos por aqui da colheita.! 

É normal isso acontecer caso você não tenha feito podas, fazemos as podas justamente para evitar isso, assim ficamos com uma superfície de buds que recebem igualmente a luz, logo vão maturar de forma homogênea. Outra técnica que gosto muito de aplicar é a de SCROG, aproveitamos mais a luz assim. É formar a "canopy" que os gringos chamam, nada mais do que uma superfície equilibrada.

Para agora, tome como regra básica a colheita pela cor dos tricomas, caso tenha MUITA diferença entre a cor dos tricomas dos buds de cima com os de baixo, colhe somente os que já tiverem maturado, aproxime mais a luz dos restantes e deixe mais um tempo. Não esquecendo de fazer a manicure logo em seguida, secá-los e curá-los corretamente, como você já deve ter lido aqui.

Olha essa foto que tirei pro concurso de fotos desse mês, como formei essa camada de buds com altura equilibrada: http://www.growroom.net/board/uploads/monthly_2015_09/large.20150924_001922_-_copia.jpg.55583ec24e2545442342e9bf5732e4d1.jpg

Caso queira ver do meu último diário postado aqui no fórum, também ficou bem parecido: http://www.growroom.net/board/topic/55752-jardins-suspensos-do-galo-cinza/

Além de podar o topo das plantas para criar novas ramificações, vou entortando os galhos dentro da rede para formar o SCROG (screen of green). Outra poda que faço é a famosa "raspar as canelas das meninas", que é retirar 2 ou 3 pares de galhos de baixo pra cima pra que a energia se concentre mais nos galhos de cima. Quando digo galhos é somente galhos, os pares de folhas podem ficar pois servem bem para fotossíntese, por menor quantidade luz que recebam, essas folhas cairão naturalmente depois. Só retiro folhas grandes sem resina momentos antes das colheita, tipo 2 ou 3 dias antes de colher.

Abs!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Legal pra caramba.. essa poda pra ramificação eu aprendi depois, então acabei não fazendo nessa planta... Mas nos próximos cultivos certamente vou fazer... Estou montando um grow dentro do box de um dos banheiros aqui e casa, mas como não tenho muita grana pra investir, estou fazendo aos poucos... 
Hoje comprei um microscópio de 60x (achei uma loja para growers aqui na minha cidade), paguei 40 reais. Chegando em casa primeira coisa que fiz foi ir olhar os tricomas, e realmente eles ainda estão "incolores", nem turvos estão ainda. Olharei todo dia a partir de hoje.
Estou com 8 lampadas fluorescentes de 25w e 30w, 6 encima, e 2 dos lados... aconselha eu baixar mais 2 para os lados para que haja uma maturação de forma mais uniforme, levando em conta que já está na 6a semana de floração?
Outro ponto que eu pequei muito foi da ventilação (não pelo calor gerado, mas pelo CO2 e O2 que foi insuficiente). Agora, nessa 6a semana de floração, coloquei um ventilador para renovação do ar e queria saber se nessa altura do campeonato ela pode vir a melhorar pelo fato dessa renovação de ar.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ta bonito isso ai em feliciano, parabens brother, pra mim parece q a planta esta bem bonita e cresceu bem pra fluor.  QQ vc ta usando como nutriente ai ? 

Valeu cara, ela ta bonitinha sim! 
A terra eu comprei ela pronta já adubada e não sei dizer o que tinha, e de nutriente estou usando um NPK 4-14-8... A rega tá sendo feita dia sim, dia não, e de 5 em 5 dias coloco nutriente em pequenas quantias...Só isso... pelo que vejo o pessoal falando é pouca coisa, mas pra mim deu certo, acho que ela tá bonita sim... a única coisa que me incomoda é que os buds de baixo estão muito menores que os top buds, e parecem estar demorando mais pra maturar... 
Quanto será que vou ter em quantidade pra uma planta desse tamanho ? Queria pelo menos umas 50g pra aguentar até o próximo cultivo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

po esses buds de baixo os famosos pipoquinha eu costumo dar uma boa limpada no comeco da florar, tiro fora deixo a parte de baixo da planta livre, e deixa toda a energia da planta concentrada nos buds de cima q tem mais luz .  eu costumo usar amarras e supercropping pra nivelar todos os buds tb. 

Acho q na proxima voce podia tentar amarrar essa planta pra ter um aproveitamento melhor da luz .

Link para o comentário

• Usuário Growroom

po esses buds de baixo os famosos pipoquinha eu costumo dar uma boa limpada no comeco da florar, tiro fora deixo a parte de baixo da planta livre, e deixa toda a energia da planta concentrada nos buds de cima q tem mais luz .  eu costumo usar amarras e supercropping pra nivelar todos os buds tb. 

Acho q na proxima voce podia tentar amarrar essa planta pra ter um aproveitamento melhor da luz .

É recém meu segundo cultivo, e foi onde eu aprendi muita coisa e já estou usando em prol da melhoria do grow, porém comecei a ler sobre as podas e amarrações há pouco tempo, e com certeza no próximo cultivo estarei preparado pra tal... Também vacilei em deixar os buds inferiores. Acha que ainda vale a pena eu tirar os buds bem de baixo nessa fase da floração (6ª pra 7ª semana)? Será que vai ajudar os buds medianos a crescerem mais? E as folhas amareladas, deixo cair ou arranco fora?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

acho q agora noa vai mudar muita coisa deixa ele crescer e daqui um tempo tira ele pra testar o sabor kkkkkkkk

Eu pessoalmente nao gosto de podar  prefiro mesmo fazer supercrooping e amarras . na verdade amarras hj em dia uso menos . planta começou a querer sair da altura eu  cropo a safada  kkkk  nao tem nada mais facil do q ir la q quebrar o galho kkk

Link para o comentário

• Usuário Growroom

acho q agora noa vai mudar muita coisa deixa ele crescer e daqui um tempo tira ele pra testar o sabor kkkkkkkk

Eu pessoalmente nao gosto de podar  prefiro mesmo fazer supercrooping e amarras . na verdade amarras hj em dia uso menos . planta começou a querer sair da altura eu  cropo a safada  kkkk  nao tem nada mais facil do q ir la q quebrar o galho kkk

Pois é, eu comprei o microscópio 60x hoje para poder enxergar os tricomas, e eles ainda estão incolores, não ficaram turvos ainda... porém os tricomas dos buds superiores já estão em formato de "cogumelo" e maiores que dos buds inferiores, isso indica algo, ou devo me basear somente nas cores (incolor, turvo, âmbar) para saber o momento da colheita? 
Desculpa o monte de perguntas, é que quanto mais eu estudo mais dúvidas aparecem. kkkkkkk

Link para o comentário

• 2 years later...
  • Usuário Growroom
4 horas atrás, humilde grower disse:

Pode ou não pode colher por etapas ?

Alguem ?

até pode mas seria como vc começar a colher laranjas verdes.....ate poderão amadurecer

mas nao será o mesmo.....

conheco esta ansiedade mas esperar eh parte do aprendizado.....

aguarda e aproveito plenamente depois....

Link para o comentário