Ir para conteúdo

Voltar a fumar depois de abstinência

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá,

gostaria da opinião de vcs sobre um assunto delicado.

Tenho 25 anos, comecei a fumar maconha com uns 21~22... Mas com 21 eu fumava esporadicamente. Depois 22 anos que eu realmente comecei a fumar com regularidade. Fiquei uns 2 anos fumando todo dia, sem dar intervalo. Eu fumava uns 2 a 3 por dia... Mas era todo dia. E sempre curti muito a onda, raramente tive problemas. Acontece que do final de 2014 pro começo de 2015, eu comecei a ter umas bads com uma frequência muito grande, a cada vez que eu fumava. Era a tal dos ataques de pânico. Eu fumava, meu coração disparava, eu pensava um monte de paranoia, meu corpo começava a tremer bastante, eu suava frio, achava que ia morrer, que ia perder o controle... Era uma merda. Mas no dia seguinte eu arriscava e fumava de novo. Às vezes dava o ataque, às vezes não. Até que num certo dia, que eu não me recordo a data, mas foi no começo de 2015, eu tive uma crise de pânico tão forte, mas tão forte, que resolvi parar de fumar. E estou esse tempo todo sem fumar. To a quase um ano sem colocar um beck na boca.

Depois da parada, eu fiquei mais ou menos um mês inteirinho com resquícios do pânico, que iam diminuindo dia após dia, até que minha vida foi se estabilizando. No começo foi difícil de parar, mas depois de 2~3 semanas, eu já conseguia ficar sem o beck de boa. Hoje, eu "nem sinto falta", digo no sentido de que eu fiz uma "vida inteira" nova, novas rotinas, novos programas, sem o uso do beck. Não me faz falta mais.

Esse tempo todo sem fumar me fez até bem. Por muitos motivos. Só que durante várias vezes nesse tempo de abstinência, não vou negar que deu saudades inúmeras vezes. Saudades dos momentos únicos, dos momentos prazerosos, das palas, das brisas, dos roles com os amigos, enfim, de todos os momentos em que a maconha fez aquela onda que a gente abre um sorriso na boca só de lembrar.

Mas ao mesmo tempo que tenho saudades, tenho medo. Medo de fumar de novo e voltar a ter os ataques de pânico. Já fui em médicos, já me receitaram remédios, mas eu pessoalmente preferi não aderir a nenhum tratamento medicamentoso. Essas drogas mais fodem do que ajudam a gente. E não curam nada. Apenas nos deixam dependentes a vida toda.

Então queria a opinião de vcs. Alguem ja passou por algo parecido? Depois de um ano sem fumar, se eu fumar de novo, como vai ser a onda? Vai ser muito forte? Que nem as primeiras vezes quando comecei a fumar? Adianta alguma coisa começar bem de leve? Tipo, dar apenas uma ou duas bolinhas no beck pra ver o que acontece. Nesse caso será que vai vir só uma brisa suave? Pra voltar a me acostumar com a onda? Ou tem chances de com uma bola só já bater aquela onda mais intensa?

Obrigada a todos que puderem me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites