Ir para conteúdo

MENSAGEM DE UM AMIGO USUÁRIO PRESO EM RECIFE MANDADO DE DENTRO DO PRESÍDIO

El Ganjaman

Recommended Posts

• Usuário Growroom

CARTA DE UM USUÁRIO

Estado Democrático de Direita é fascista e assassino, e isso não é novidade para quem está na luta incessante contra ele. Hoje isso se mostra da forma mais concreta e palpável para mim. O que estou passando agora representa um dos momentos mais duros e difíceis da minha vida, o que significa também estar tirando grandes aprendizados de vida e luta, principalmente a respeito da guerra e criminalização da cannabis.

A proibição da cannabis e de outros psicoativos está intrinsecamente ligada ao extermínio da população negra, pobre e periférica. Os homens que aqui estão, quando a guerra às drogas não mata na rua, mata nos presídios aos poucos, pois reeducação e reintegração não estão associados a espaços como o Cotel. Um espaço com três pavilhões, onde está disponibilizado uma quadra para cada, fazendo dos jogos de futebol com golzinho o único momento de socialização e integração com uma coisa que os homens de aqui se identificam, mesmo com a maioria não jogando. Como racionalizar, reintegrar e reeducar num lugar onde os homens tem que se preocupar muito com sua alimentação e contagio de doenças? Ser usuário hoje representa um grande risco para mim, comprar cannabis ilegalmente pode te levar a lugares que nunca imaginamos estar, como o Cotel. O fato de se auto organizar para correr esses riscos de forma mais tranqüila e esporádica, me fez estar aqui onde estou, e essa luta diária me conforma, o que me deixa muito revoltado é o fato de que os homens que realmente ganham com todo esse sistema estão numa ótima posição nas relações de poder da sociedade capitalista, como os bancos.

A nossa luta para com a cannabis deve estar voltada para o cultivo caseiro sempre, pois essa planta tão incrível não pode ser simplesmente absorvida pelas grandes industrias rendendo como hoje grandes lucros para pouquíssimas pessoas, reinventando e remodelando uma injustiça social que já existe.

Digo, para concluir que são homens injustiçados de varias formas aqui no Cotel que estão, junto com todos vocês, familiares, amigos, companheiros de luta, me ajudando a passar por isso com uma humildade e companheirismo sem igual. Aqui estou aprendendo o que nunca achei que aprenderia de forma tão antropológica. As experiências que estou vivendo estão me mostrando da forma mais concreta o que sempre ouvi em discursos políticos críticos sobre o sistema penitenciário brasileiro, a guerra às drogas e sua legislação. A cela b45 manda um salve a todos que lutam contra a proibição e a criminalização da cannabis.

Maconheiros de todo mundo, Uni-Vos!
Nossa vitória não será por acidente

Rannier Venâncio, Cotel, Abreu e Lima 2016

* Rannier é um jovem usuário de maconha, preso em Recife, vítima da proibição das drogas tornadas ilícitas. Este modelo falido, está imerso de sangue, dor e descaso, embaixo da malha fria e dura da corrupção, do encarceramento da juventude negra e da hipocrisia com as substâncias. Estamos em luta, por uma nova Política de Drogas e pela liberdade de nossos irmãos e irmãs. Estaremos em marcha e em luta, pela liberdade de quem usa drogas!
Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir.

• Like 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Muito bom, você que recebeu? Ou sabe a fonte de onde tirou?

A guerra às drogas não é um tapa na cara da sociedade, e sim um derramamento infinito de sangue da mesma...

Lutaremos sempre! 

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mais um jovem, provavelmente com poucos recursos R$ e talvez negro.

Mas isso só levanta mais a nossa hipótese do sistema falido estar errado, e gastando R$ para bancar mais um inocente na prisão.

Fazer uma compilação de documentos, casos, e apresentar as autoridades. Falta ativistas com R$ para se mexer.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sou amigo dele, essa foi uma carta aberta que ele fez de dentro do Cotel, ele mandou para a Frente Antiproibicionista lá de Recife, que divulgou. Ranier era jovem sim, rastafari, muito humilde e que caiu numa blitz da lei seca, enquanto fazia um corre grande para não ter que ficar indo em bocada comprar fumo sempre. O cara estuda ciências  sociais, sempre estudou essas coisas, e dá pra ver que apesar das dificuldades que ele ta passando, ele tá conseguindo aprender muito e tá vendo na prática como o sistema predatório e higienista. 

Força Ranier, tamo junto na luta!

• Like 6
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Nossa que bad... boas energias pra ele, que seja solto o mais rápido possível. Eu sei bem como é correr esse risco, corri várias vezes... As vezes ainda tenho que correr.... Mas sem dúvida que o papel racial teve uma força, infelizmente... Será que se fosse branco e de olhos claros a "justiça" teria tomado a mesma postura?

Positividade, muita positividade irmão...

Link para o comentário

• 3 months later...
  • 1 month later...