Ir para conteúdo

MACONHA NÃO É CONSIDERADA DROGA NA CORÉIA DO NORTE. E SIM, UMA PLANTA!


Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Salve!

Então, acho que é consenso que a imagem que chega para nós da Coréia do Norte (pelo menos era a imagem que eu tinha), é a de um país com um regime autoritário, sem liberdade, com toque de recolher e outras coisitas... Parece que a mídia maquiou a realidade bem, mais uma vez. Eis uma matéria muito massa que traduzi do Huffington Post:

 

QUANDO SE TRATA DE MACONHA, A CORÉIA DO NORTE PARECE TER UMA POLÍTICA MUITO TOLERANTE.

 

A atitude da Coréia do Norte em relação à ganja talvez possa surpreendê-lo.

 

Semana passada, um jornalista inglês de 29 anos, descreveu em seu blog como comprou um saco de supermercado cheio de marijuana em um mercado na área rural da Coréia do Norte, e fumou sem problemas ou olhares tortos em praças públicas, monumentos e até restaurantes e bares.

 

O jornalista, Damon Richter, que vive na Bulgária, explicou também como os "minders" (pessoas à serviço do regime, que acompanham viajantes, agindo como guias, tradutores e protegendo-os em locais perigosos) fumaram a cannabis com ele e seus amigos turistas. Richter contou ao Huffington Post que o seu guia disse que a maconha era legal na Coréia do Norte.

 

north korea weed

Saco de maconha que o jornalista Damon Richter comprou em um mercado em Rason, Coréia do Norte, por cerca de 80 centavos.

 

Claro, só porque um grupo de turistas fez isso, não quer dizer que o cidadãos também possam fazê-lo. Mas outros relatos substanciam a noção de que no "Reino Heremita" a maconha não é criminalizada e nem vista com preconceito.

 

Um relato da Open Radio for North Korea, organização americana não-governamental baseada em Seoul, Coréia do Sul, citou um anônimo cidadão norte-coreano, que disse que o regime de Kim Jong Un não considera a cannabis como uma droga e sim, uma planta.

 

Especialistas explicaram ao Huffington Post que não se sabe ao certo se a erva é tecnicamente ilegal, mas na prática, não parece ser problema algum para o regime.

 

"A cannabis cresce natural e descontroladamente na Coréia do Norte, e já foi vendida no exterior por agências do governo, como forma de acumular moedas estrangeiras," conta Sokeel Park, diretor de pesquisa e estratégia na Liberty in North Korea, um grupo de direitos humanos baseado na Califórnia, que providencia abrigo e socorro à refugiados norte-coreanos.

 

"Não se sabe qual a lei oficial nos Livros do Estado, mas de qualquer modo, maconha, também conhecida como "yoksam" na Coréia do Norte, não é uma prioridade do governo e há muito tempo deixou de ser tratada como droga," disse Park.

 

"Em relação à maconha na Coréia do Norte, que é tão boa quanto legal - não existe grande estigma sobre ela, nem o tipo de fetiche que a rodeia no ocidente, o que provavelmente decorre de sua situação ilegal aqui," explica Shirley Lee, editor internacional do New Focus International, site de notícias que mantém uma rede de contatos na comunidade de refugiados e na Coréia do Norte em si.

 

weed north korea

Damon Richter tirou essa foto num restaurante na cidade norte-coreana de Rason,onde ele e seus amigos fumaram um beck atrás do outro e ninguém parecia dar a mínima.

 

Ano passado, na rede social de notícias Reddit, um consultor americano que afirmou ter viajado para a Coréia do Norte todo ano desde 2008, disse que eles e seus amigos conheceram um grupo de cidadãos norte-coreanos que plantava seus pés de maconha em pequenos jardins. O consultor disse também que a cannabis na Coréia do Norte parece ser mais usada como "medicamento natural."

 

"A cannabis é especialmente popular entre as classes operárias da sociedade norte-coreana. Após um árduo dia de trabalho, é comum trabalhadores fumarem a erva como forma de relaxar e acalmar os músculos tensos e doloridos," escreveu o repórter da Vice, Ben Tool, citando fontes norte-coreanas.

 

Alguns argumentam que a Coréia do Norte parece ter uma política muito mais liberal em relação à maconha do que os Estados Unidos¹.

 

Somente em 2012, a polícia estadunidense realizava uma prisão relacionada à maconha a cada 42 segundos, de acordo com o US News and World Report. O país também gasta cerca de U$ 3,6 bilhões por ano, para regulamentar e cumprir a lei relacionada à cannabis, descreve a União Americana pelas Liberdades Civis.

 

Entretanto, pouco é sabido sobre prisões relacionada à maconha na Coréia do Norte, se é que existem.

 

http://www.huffingtonpost.com/2013/10/08/marijuana-in-north-korea_n_4067341.html - matéria original

http://www.thebohemianblog.com/2013/09/on-smoking-weed-in-north-korea.html - blog do damon richter 

-------------- EDIT --------------

 

A Coréia do Norte está a frente de uma legalização, o que se vê lá é a naturalização da ganja!

 

¹ - Em relação aos Estados Unidos, vamos abrir os olhos, os EUA nunca foram referência em nada relacionado à maconha, só em Guerra às Drogas. A capitalização da maconha é algo nojento lá, similar à indústria do tabaco e à industria farmacêutica. Não podemos usar o modelo de legalização dos EUA como base para a nossa, descriminalização e autocultivo são a chave para acabar com o tráfico!

 

PAZ!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...