Ir para conteúdo

A divergência dos noticiários brasileiros - Caso do jovem que matou a mãe em SP

maaarcuus

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá Usuários do Growroom, estava cortando o cabelo hoje, quando me deparei com reportagens sobre um caso que aconteceu hoje em São Paulo, aonde um jovem matou a mãe, após um surto psicótico. Vi do ponto de vista de dois jornais diferente, um no canal Record, e o outro na Bandeirantes, e vi uma diferença no estilo de reportagem anunciado entre os dois telejornais.

No primeiro momento, eu vi a notícia pelo noticiário da rede Record (Canal de TV, que dentre 1000 boatos que circulam, dizem que foi comprado com dinheiro financiado pelo tráfico de drogas), aonde eles explicitam que o jovem matou a mãe, e em conjunto com essa afirmação, aparecem no enquadro da câmera, dois pés de maconha, o que, fica de certa forma, implícito, que a ganja cultivada por ele, foi responsável pelo surto psicótico do jovem que o levou a fazer tal ato, típico sensacionalismo barato. Caso vocês queiram ver a notícia online, o link está aqui:

http://noticias.r7.com/sao-paulo/fotos/em-surto-filho-mata-mae-e-fere-duas-vizinhas-a-facadas-24082016#!/foto/1

Depois, o dono da barbearia, mudou para o canal Bandeirantes, que mostrou outra notícia sobre esse fato, aí que eu fui ver a total divergência de opiniões entre os dois noticiários,. Enquanto a reportagem passava imagens do apartamento onde viviam o jovem e a mãe que foi assassinada, foi mostrado a plantação de dois pés de maconha que não chegavam a nem um metro de altura, e eu acho que nem em fase de floração estava, o pé continha apenas folhas e galhos. Daí em diante, o âncora da rede Bandeirantes, Datena, parou a reportagem pra dizer diversas outras informações que foram omitidas no outro Telejornal, dizendo que o jovem sofria de depressão, tomava diversos remédios anti-psicóticos, e na ocasião do seu surto ele teria ingerido chá de ayahuasca, e fumado 4 cigarros de maconha, mas aí é que tá, ele disse que a culpa não foi da planta, e sim de diversos fatores prévios que estavam submetidos à ação que ocorreu hoje, ele disse que as pessoas cometem esse tipo de crime, não por conta das drogas, e sim porque elas são Más, em decorrência de diversos fatores, inclusive ele citou várias coisas, como o fato do álcool deixar as pessoas mais suscetíveis à crimes violentos, e inclusive, citou uma pesquisa feita pelo Dr. Dráuzio Varella, sobre esses acontecimentos. Infelizmente, até agora, o link online dessa notícia ainda não saiu. Ou seja ele disse que, de certa forma, a plantação caseira que ele possuía em casa não tinha muita coisa a ver com o assassinato.

Agora, refletindo temos os seguintes pontos de vista: Enquanto um jornal escracha de forma sensacionalista o usuário que planta a sua maconha em casa para não dar dinheiro ao tráfico, o outro exibe fatos que dizem que o acontecido não foi causado apenas em detrimento de apenas um fator. Logo Datena, que eu sempre vejo que é um cara que não é tão brando em relação a política de drogas brasileira, que diz que todo traficante tem que ser preso, fala isso dessa forma, ele simplesmente analisou os fatos em (quase) sua totalidade para gerar uma notícia de qualidade superior a do outro noticiário. Sensacionalismo é uma praga no Jornalismo brasileiro. 

Infelizmente, pelo uso exacerbado de diversas drogas (anti-psicóticos fortes, Maconha), juntamente com o quadro clínico de depressão que afetava o jovem, ele cometeu esse crime hediondo, nós não sabemos o que passa pela cabeça das pessoas, e nós não podemos ser culpados pelos atos errados de uma pessoa, mas a mídia trata isso de forma incoerente.

Então, é isso, minha análise sobre os fatos ocorridos hoje.

Salve galera!! Muita paz pra vocês! B)B)

• Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites