Ir para conteúdo

Maconha pode ajudar pacientes com esclerose múltipla

-Beronha-

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Maconha pode ajudar pacientes com esclerose múltipla

Um cientista britânico afirma que medicamentos produzidos a partir da maconha podem aliviar os sintomas provocados pela esclerose múltipla.

De acordo com William Nottcutt, consultor do Hospital James Paget, em King´s Lynn (no leste da Inglaterra), pesquisas em andamento indicam resultados positivos no tratamento de pacientes que tomaram extratos de maconha em forma de cápsulas.

Segundo Nottcutt, alguns sintomas da esclerose múltipla - como as convulsões - foram amenizados pela droga.

No entanto, um estudo holandês realizado com 16 portadores de esclerose múltipla afirma que os resultados produzidos pelos extratos de maconha não são significativos.

"Esse é apenas um estudo entre dezenas sendo conduzidos sobre a esclerose múltipla", afirmou Nottcutt. "Tenho muitos pacientes que afirmam que a maconha melhorou a qualidade de suas vidas".

O estudo holandês, publicado em um jornal sobre neurologia, envolveu pacientes que sofriam fortes convulsões por causa da doença.

Parte dos 16 portadores de esclerose múltipla recebeu uma versão sintética dos extratos de maconha e outros tomaram um placebo - comprimido que não possui nenhuma substância ativa.

De acordo com os realizadores da pesquisa, após quatro semanas de tratamento, nenhuma diferença significativa foi observado no nível das convulsões dos dois grupos de pacientes.

Retirado de : http://www.saudeemmovimento.com.br/reporta...cod_noticia=637

Fonte original: BBC, publicado em 14/05/2002

http://www.bbc.co.uk/portuguese/index.shtml

Dixavado de: http://www.growroom.net/phpBB2/viewtopic.php?t=3823

####################################################

Testes comprovam que remédio a base de maconha é eficaz

LONDRES - Os medicamentos derivados da maconha passaram com êxito por testes científicos realizados na Inglaterra e estão prontos para serem vendidos legalmente aos pacientes que sofrem de esclerose múltipla, informou a companhia farmacêutica GW.

Segundo porta-vozes da GW, os remédios derivados da cannabis demonstraram ser eficientes na redução da dor em pacientes que sofrem de esclerose múltipla. "Os resultados foram melhores do que prevíamos. Agora esperamos que o governo inglês nos permita iniciar a produção em grande escala do remédio, que poderá ser prescrito por médicos no próximo ano em todo o país", afirmou Geoffrey Guy, diretor-executivo da GW.

A descoberta, baseada no teste da droga em 350 pacientes, demostrou uma redução significativa da dor naqueles pacientes que consumiram o medicamento derivado da maconha. De acordo com a empresa, o remédio será fabricado na forma de spray, que será aplicado debaixo da língua. A notícia foi recebida com grande interesse por grupos favoráveis ao uso da maconha como elemento medicinal.

Atualmente, cerca de 10% dos doentes de esclerose múltipla do país decidem fumar maconha para atenuar a dor típica da doença, no entanto sob as atuais leis inglesas podem ser multados pelas autoridades. A Fundação para a Pesquisa da Cannabis Medicinal informou estar satisfeita com a notícia e acrescentou que apóia a venda de medicamentos derivados da maconha.

Por sua parte, a sociedade inglês para a luta contra a esclerose múltipla (MSS) informou que a descoberta da GW é um grande avanço para reduzir a dor nos pacientes que sofrem desta doença. Um comunicado publicado pelo Ministério da Saúde esclareceu que as autoridades do país deram permissão especial à GW para pesquisar os possíveis usos da maconha e, se ficar provado de forma concreta que possui efeitos curativos, então não haverá dificuldades para modificar a lei.

Retirado de: http://www.tribunadaimprensa.com.br/anteri...ticia=ciencia02

Fonte original: http://www.gwpharm.com/news_pres_21_may_03.html

Dixavado de: http://www.growroom.net/phpBB2/viewtopic.php?t=3823

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 months later...
  • Usuário Growroom

...e por falar em esclerose múltipla....

VOCÊ LEMBRA!?!

GRÃ-BRETANHA

Charles é favorável ao uso da maconha para fins medicinais

LONDRES - Os grupos britânicos que fazem campanha pela legalização da maconha poderão ter o apoio de uma figura do establishment. O herdeiro do trono da Grã-Bretanha, príncipe Charles, deu uma indicação de que aprova o uso da erva como método alternativo para aliviar a dor.

Durante uma visita a um centro médico esta semana, em Cheltenham, Gloucestershire, ele sugeriu para Karen Drake, de 36 anos, que a maconha poderia atenuar seu sofrimento.

Ela está confinada a uma cadeira de rodas por causa de esclerose múltipla.

Karen contou que Charles lhe pediu detalhes sobre sua saúde e depois lhe perguntou se ela havia tentado fumar maconha, pois, pelo que ele sabia, quando usada sob estrita supervisão médica, era uma das melhores coisas para o problema.

Ela disse que ficou espantada com a questão inesperada e respondeu que nunca havia tentado usar a droga, salientando que seu consumo é ilegal no país.

No entanto, Karen disse à imprensa que ficou comovida pela preocupação do príncipe com a sua saúde. "Fiquei surpresa com a questão, mas ele foi muito agradável por mostrar tanta consideração por mim. Isso provou que ele já havia pensado no assunto e sabia o que poderia ajudar-me a aliviar a dor", afirmou. "Nunca usei maconha porque é ilegal, mas eu tentaria qualquer coisa que funcionasse".

Uma porta-voz de Charles não quis fazer comentários sobre o assunto, alegando que ele havia falado sobre a maconha durante uma visita particular, não se tratando, portanto, de uma declaração oficial.

Mas acrescentou: "O príncipe Charles está bem informado sobre a questão do uso da maconha por quem sofre de esclerose múltipla. A saúde é uma de suas grandes preocupações e eu acho que as pessoas ficariam surpresas se ele não estivesse a par do debate em curso no país sobre o tratamento para quem tem essa doença."

Charles não falou nada sobre descriminação do uso da maconha. Seus comentários, porém, entusiasmaram os defensores da legalização da droga para fins mediciais.

"É um conselho esplêndido de uma fonte inesperada. O governo está em minoria nesse assunto, mas, pelo que percebo, o alto apoio popular para o uso da maconha em tratamento médico alcançou o Palácio de Buckingham", disse o parlamentar Paull Flynn, do Partido Trabalhista, que governa o país.

O criador da Fundação pela Liberação da Maconha para Uso Medicinal, Rob Christopher - que envia o produto por correio para pessoas que sofrem de esclerose múltipla -, comentou: "É ótimo ouvir que alguém em tão elevada posição na sociedade pensa sobre as vantagens da maconha e fala sobre o assunto abertamente". Ele acredita que a opinião do príncipe pode contribuir com o debate e favorecer a legalização da erva.

Fonte: Jornal do Commercio - Recife, 25 de dezembro de 1998

faz tempo hein...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Desenterrou bonito hein Clone, valeu mermão!!!

Quem diria essa, o filho da rainha se pronunciando a favor da maconha para uso medicinal!! Parceiro, já faz tempo que as coisas estão mudando...

Glaucoma, Esclerose múltipla, AIDS, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, Câncer, Artrite, Epilepsia, Anorexia, Asma, Enxaqueca, Reumatismo...e a lista não pára de crescer...

Abraço

Tabela de referência para a terapia com cannabis:

http://esmurruga.50g.com/cannabis/tabela.htm

Link para o comentário

• 1 year later...
  • Usuário Growroom
Canábis Medicinal - Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é umas das doencas caracterizada por uma descontrucao de parte da mielina dos neurônios, fazendo com que o impulso nervoso apresente dificuldades aquando da passagem nas zonas danificadas. É de causa desconhecida, com possível etiologia auto-imune (ou seja, o corpo reconhece a mielina como sendo uma substância estranha e a destroi). Os sintomas apresentados pelos pacientes sao diversos, dependendo da regiao nervosa afectada. A fadiga é o mais frequente (95%), seguido de problema de euilíbrio (84%), debilidade muscular (81%), incontinência do esfinter (75%), espasmos musculares (66%), dores (61%) e tremores (35%).

Casos individuais relatados por pacientes após o uso da canábis sao reveladores. Citando uma paciente que usou a canábis no tratamento de esclerose múltipla: "A tensao na bexiga e na coluna desapareceu, sinto-me menos rígida e com menos náuseas. Posso mover-me com maior facilidade e fazer as minhas atividades com maior normalidade. Naquela noite, dormi profundamente, sem medicacao alguma(...). A principal melhoria, encontrei no controle da bexiga urinária."

Numa pesquisa entre doentes com esclerose múltipla, a canábis melhorou a espasticidade durante o sono, aliviando as dores musculares (95%) e os espasmos noturnos das pernas (92%), a depressao (90%) e os tremores (90%). Entre 70 a 90% notaram diminuicao da ansiedade, da espaticidade diurna, do formigueiro, do entorpecimento, da dor facial, da debilidade muscular e da perda de peso.

Outros pacientes, em menor proporcao, apresentaram uma certa melhoria no funcionamento intestinal e vesical, assim como nos visuais, no equilíbrio, na fala e na memória.

FONTE: Revista Cânhamo - Revista de Cultura Canábica - Canábis e a Mulher - pág. 30

Texto de: Ricardo Navarrete (médico)

Link para o comentário

• 6 years later...
  • Usuário Growroom

Playmogil, sera um prazer ler sua experiencia de vida, com sua permissão gostaria de debater sobre o tema também.

A maconha pode aliviar dores e relaxar, mas eu creio que o uso de maconha com alguma concentração de THC possa agravar a situação. EM ate onde sei leva ao desgaste das bainhas de mielina, pelo que eu andei lendo aqui no gr a substancia THC e liposolúvel, ou seja, se dissolve em gordura. A mielina como uma gordura acaba sendo prejudicada, com a concentração de THC a mielina e degradada.

Creio que esses medicamentos feitos de cannabis, são portanto, feitos a base das propriedades antipsicóticas e ansiolíticas da cannabis. Existem strains com maior concentração de CBD e CBA e você pode aumentar ainda mais essas substancias deixando pra colher os buds muito maduros.

O que vcs acham?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Como eu disse, cadê os estudos médicos comprovando isso?

Posted by ayrez 03 October 2002 - 11:14 PM

Cara.. de onde vc tirou estas informações ?

Posted by Chu 03 October 2002 - 11:38 PM

Senti um clima meio desafiador em vc ayrez. Gosto disso... hehehe...

Primeiro de tudo, o erowid é um site que discute sobre todas as drogas. Realmente, leva informaçao, mas é extremamente tendencioso... Aprenda a nao acreditar em tudo que ve ou ouve... até mesmo no que eu falei: desconfie sempre!!!

Tudo que vc mostrou sobre a tiazinha que tinha EM é verdade, e nao contraria nado do que eu disse. O EFEITO BENÉFICO DA MACONHA SOBRE ESCLEROSE MULTIPLA É DE RELAXAMENTO MUSCULAR E CESSÃO DE NAUSEAS. A Doença ataca a bainha de mielina sim, e o THC também, porém os efeitos benéficos do THC, que nao tem nada a ver com a bainha de mielina mas sim com o efeito psicotrópico do THC, se sobrepõe aos malefícios trazidos à bainha de mielina. Estes malefícios, vou repetir, sao graduais e lentos, portanto sao secundários em relaçao ao efeito benéfico que é imediato.

Existe ainda outro fator: quando se fala em destruiçao da bainha de mielina, estamos falando do THC. Porém, quando se fala de efeitos psicotrópicos, nao é apenas o THC, mas sim de mais de 100 moléculas diferentes contidas na maconha que são ativas medicinalmente. Com certeza, os mais de 140 canabinóides conhecidos tem efeitos bons e ruins, como o THC.

O seu texto "marijuana causes brain damage" também nao está fora do que eu disse antes: a maconha altera o funcionamento do seu cérebro, nao se sabe se permanentemente ou nao. E vc ainda me diz que existem pesquisas com maconha... existe quase nada!!!!

É fácil buscar informações mastigadas na internet... Agora sou eu quem te desafia: PROCURA NA INTERNET ALGO FALANDO SOBRE O QUE EU FALEI AQUI NESTE THREAD. Voce nao vai achar... sabe por que??? porque nao é informaçao mastigada, mas sim informaçao que veio ao custo de muitos trabalhos e contatos únicos... que nao estão numa biblioteca ou na net, mas sim na experiência de alguns. Nao adianta só ler sobre, precisa pensar sobre...

Link para o comentário

Primeiramente quero agradecer a toda esta comunidade pela força,

Ao Sano (do juridico do GR) por termos conversado bastante e ele me ajudou na pior época da doença, que foram estes últimos 6 meses após o surto.

Adorei o GR e quero fazer o que puder para ajudar nesta causa. LEGALIZE!!!

Agora as ultimas,

Oi Thiabo, nunca usei o Oil.

Ola Ricco y locco, vc é o cara!!

Este video é muito bom, é isso mesmo que o cara disse, meu caso é muito menos severo que o dele, este cara do video é um guerreiro, quem não tem EM ou não vive com quem tem não tem ideia o que é isso, é uma merda de doença FDP, se passa muito mal o tempo todo.

Ola Gabuuu

Bom, pelo que sei quanto a bainha de mielina, nao pode degradar pois a cannabis é um neuro protetor, ja li isso no site da Bayer, só não consegui ver onder agora que queria terminar este meu relato.

Algumas que ja li, é o que esta na net, todos podem averiguar, tem muita coisa no site da Bayer sobre a doença (http://www.ms-gateway.com/) que esta entrando com uma ação aqui no Brasil para poder fabricar remédios a base da planta.

Outras reportagens da Bayer.

http://www.ms-gatewa...utenica-146.htm

http://www.ms-gatewa...abis-30660.htm.

http://www.ms-gatewa...nabis&submit=Go

E tem muito disso tb em varias outras de instituições confiáveis.

Acho que não é atoa que em muitos países a medicação pro doente de EM é acompanhada com a planta, ou remédios com princípios ativos estraidos da planta.

A Cannabis tem varias características ja estudadas que ajudam na EM, é neuro protetora, ant-inflamatoria, calmante, ajuda na rigidez muscular, espasmos e as dores provenientes da doença, etc, etc etc....

Mas se ficar nisso não acabo este ano... hahaha...... tem muita coisa. muita!!

Vamos a parte pratica.

Minha experiência.

Tenho 38 anos, esclerose multipla comprovada a 13 anos do tipo recorrente remitente (EMRR) cid g35.

Antes da doença eu não era maconheiro, ja até havia fumado um ou outro mas gostava de whisky cerveja e churrasco, mas apos do primeiro surto cujo qual me deixou muito mal e por muito tempo por não ter procurado logo ajuda medica, por que achava que era outra coisa, foi burrice minha e por isso deixo o recado a todos, se de repente sentirem tremores, muita fadiga ou areas do corpo dormente, não pensem, procurem um medico na hora, isso pode salvar.

Bom, voltando, fiquei muito mal, as sensações desta doença sao muito ruins e mesmo que a doença seja controlada nao passam, demorou 4 anos para me recuperar deste primeiro surto e neste tempo, toda visita ao medico relatava pra ele todos os sintomas, até que um dia ele me disse para fumar um baseadinho que ajudava, fumei!!! e foi a transformação ficou muito mais fácil aguentar os efeitos da doença como dito no video acima, e comecei a melhorar até que após estes 4 anos, sem nenhum outro surto e apos muito trabalho de reabilitação voltei a trabalhar.

Sou publicitário, webdesigner e art finalista, com varias especializações, comecei a trabalhar aos 16 anos e adoro o que faço, quer acabar comigo é tirar meu trabalho, é minha diversão.

Voltando.......

Fiquei mas muito tempo sem surtos, morava em São Paulo mas pelo stress, correria e qualidade de vida resolvi com minha esposa mudar para Mato grosso do sul, aqui trabalho pela internet como autonomo e é bem gostoso de viver mesmo, mas logo apos +- 1 ano sem maconha tive outro surto, mas como ja sabia o que era corri para a farmácia e me auto-mediquei com cortisona e corri para o medico, foi um surto sem muita seqüelas pois me tratei rápido, consegui esquema de um back por aqui e tudo estabilizou apenas com suave perda de movimentos da minha perna esquerda.

Em 3 anos mudei novamente para outra cidade maior e com mais infra estrutura para construir e novamente fiquei sem maconha, depois de +- 5 meses sem a erva, adivinha, outro surto, este mais forte, mas me mediquei rápido e o medico me passou um remedio que se consegue apenas pelo estado, o COPAXONE, desta vez as lesões físicas foram maiores, fiquei sem andar por 3 meses, consegui tb 200g de erva pois não da pra ficar sem apos o ataque de EM, que ja foram consumidas e estou atraz de esquema para plantar que não da mais para ficar indo buscar na boca.

Agora falta só as sementes e uma ou outra coisa que ja sei onde comprar, ja tenho meu Grow quase pronto, mas neste surto perdi alguns clientes e estou com problemas financeiros,

Estou voltando agora a trabalhar como se deve, tudo esta melhorando, mas as sementes são meio caras pra vir de fora e tb não tenho cartão internacional, e estou ainda resolvendo as dividas que precisei fazer para superar esta época difícil, mas logo consigo, e eu juro, não vou nunca mais parar de fumar o Back.

Agradeço novamente a todos do GR, é muito bom poder relatar isso, me abrir, coisa que nunca tinha feito.

E tb novamente agradeço o Sano.

VALEW!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a propósito:

SOBRE A BAINHA DE MIELINA QUE ENCAPA OS NEURONIOS

O THC QUANDO EM CONTATO COM ELA,

ESTE MEIO QUE AGE COMO DETERGENTE E "DESENGORDURA" O NEURONIO,

OU SEJA, O THC DESENCAPA OS NEURONIOS E TENHO CERTEZA QUE AS SINAPSES OU IMPULSOS NERVOSOS FICAM MAIS AGUÇADOS, CONFORME O ORGANISMO DO USUÁRIO..

O FATO É QUE:

A BAINHA DE MIELINA

É REPOSTA AO NEURONIO

COM A SIMPLES INGESTÃO SABE DE QUE? CHOCOLATE.

NO CHOCOLATE, VOCÊ ENCONTRA FLAVONOIDES:

Os flavonóides, categoria de compostos que também estão presentes no vinho, no chá verde, nas frutas e nos vegetais,[36] também têm a capacidade de reduzir o LDL e elevar o HDL.[35] Isso ocorreria porque eles aumentariam os níveis da apolipoproteína A1, principal componente do HDL ("colesterol bom"), e diminuem a apolipoproteína B (ApoB), principal componente do LDL ("colesterol ruim"), no fígado e no intestino.[37].

Além disso,

existem alegações de que esses compostos

estimulam a comunicação entre os neurônios e evitam o envelhecimento celular

NA WIKIPEDIA:

Saúde

Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde. O cacau em pó ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório, estimulantes cerebrais, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas. Por outro lado por ser um alimento altamente energético, o consumo excessivo aumenta o risco de obesidade.

[editar] Propriedades antioxidantes

200px-Epicatechin.png

magnify-clip.pngA epicatequina (EC) é um dos principais compostos antioxidantes existentes no chocolate

Existem algumas especulações de que os flavonoides do chocolate, em particular a epicatequina, possa promover a saúde cardiovascular como resultado direto do efeito antioxidante sobre os mecanismos antitrombóticos. O consumo desse tipo de chocolate resulta no aumento da capacidade antioxidante total no plasma sanguíneo, assim como no conteúdo de (-) epicatequina, contudo esses efeitos são nitidamente reduzidos quando o chocolate é consumido com leite ou quando é consumido diretamente o chocolate ao leite. Neste casos, o leite parece interferir na absorção dos antioxidantes, o que pode neutralizar os benefício do consumo moderado de chocolate amargo.[32] Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão arterial[33] com o consumo até 3 vezes por semana de chocolate amargo.[34] A proteção do sistema cardiovascuar advém do fato de que esses compostos impedem a deposição de gordura nas artérias.[35] Além disso, há uma diminuição da tendência à agregação plaquetária.[36]

Os flavonóides, categoria de compostos que também estão presentes no vinho, no chá verde, nas frutas e nos vegetais,[36] também têm a capacidade de reduzir o LDL e elevar o HDL.[35] Isso ocorreria porque eles aumentariam os níveis da apolipoproteína A1, principal componente do HDL ("colesterol bom"), e diminuem a apolipoproteína B (ApoB), principal componente do LDL ("colesterol ruim"), no fígado e no intestino.[37].

Além disso, existem alegações de que esses compostos estimulam a comunicação entre os neurônios e evitam o envelhecimento celular.[35] Contudo, é ressaltado que o consumo excessivo é prejudicial, por causa do alto índice de açúcar e gordura, o que fazem com que as pessoas ganhem peso, o que pode neutralizar os ganhos proporcionados pelos antioxidantes

MIOU A LENDA DA BAINHA DE MIELINA,?

SE ALGUEM

AINDA ESTIVER ENCANADO

COM A PERDA DA BAINHA DA MIELINA

E NÃO ACREDITA NA REPOSIÇÃO OU REGENERAÇÃO,

PROCURE ELA EM ALGUM SETOR DE ACHADOS E PERDIDOS DA SUA CIDADE, OK?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu sabia que era regenerável, mas não sabia essa do chocolate, muito bom cara.

Playmogil, espero que você consiga superar esses problemas financeiros e cultivar nossa sagrada erva para sua saúde, positividade irmão.

Link para o comentário