Ir para conteúdo

Thc protege os neurônios


John Lennon

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Saiu no uol:

04/10/2003

Substância semelhante ao THC da maconha protege os neurônios

Uma substância do organismo semelhante ao extrato da maconha protege contra a epilepsia.

Rafael Méndez

DE MADRI

"Há séculos o haxixe é utilizado para tratar a epilepsia. Em um tratado do século 15, Ibn al-Badri, um autor árabe medieval, narra como o poeta Ali ben Makki visitou o filho epiléptico do tesoureiro do Califado de Bagdá e recomendou haxixe." Dessa forma incomum começa o comentário sobre um estudo que foi publicado nesta sexta-feira pela prestigiosa revista científica "Science".

A citação histórica é bem apropriada, porque o complexo estudo, do qual participaram pesquisadores espanhóis, demonstrou pela primeira vez um efeito protetor do sistema endocanabinóide sobre os neurônios. Quer dizer, substâncias produzidas pelo organismo e semelhantes ao tetrahidrocanabinol (THC), presente no haxixe, favorecem a proteção dos neurônios. A importância da descoberta é que ela abre uma nova porta para o desenvolvimento de drogas contra doenças como epilepsia, embora ainda faltem anos para isso.

"Diante de um estímulo capaz de danificar os neurônios, o sistema canabinóide endógeno se ativa para reduzir a morte neural", explica María Luz López Rodríguez, diretora do grupo de química médica da Universidade Complutense de Madri e signatária do estudo. Até agora sabia-se que os canabinóides exógenos tinham um efeito protetor dos neurônios, mas não que as substâncias do organismo exercessem a mesma ação. A substância envolvida na proteção se chama anandamida.

O estudo é dirigido por pesquisadores do Instituto de Psiquiatria Max Planck da Alemanha, e dele participam as pesquisadoras espanholas López Rodríguez e Silvia Ortega Gutiérrez, do Departamento de Química Orgânica I da Universidade Complutense de Madri. Também assinam o estudo pesquisadores italianos e americanos.

Os cientistas utilizaram ratos mutantes sem o receptor canabinóide CB1. Um receptor é o lugar exato do neurônio ao qual se une uma molécula, como a chave na fechadura. Neste caso, a chave é a anandamida.

Ao se administrar aos ratos mutantes uma substância neurotóxica, os pesquisadores comprovaram que o dano neural era muito maior que nos ratos normais (com todos os receptores no lugar). Tanto nos ratos mutantes como nos normais aumentava a produção de anandamida.

Os cientistas acreditam que esta, ao se unir ao receptor, diminui a transmissão gluteminérgica, que em última instância é responsável pelo dano neural e está relacionada a doenças como o mal de Parkinson. Conclusão: o sistema endocanabinóide em geral e a anandamida em particular são uma espécie de guardiões da boa saúde dos neurônios.

Que aplicação prática pode ter toda essa pesquisa básica? "A descoberta abre possibilidades para o desenvolvimento de novas drogas neuroprotetoras para tratar doenças neurodegenerativas nas quais há uma progressiva morte neural, que se traduz em uma deterioração física e mental", explica López Rodríguez, lembrando que as drogas neuroprotetoras hoje existentes "são escassas e não muito eficazes".

O objetivo dessas novas drogas seria ativar o sistema endocanabinóide. López Rodríguez explica melhor: "Uma droga que diminuísse a degradação da anandamida permitiria manter níveis mais elevados dessa substância, que como vimos diminui a degradação dos neurônios". Além disso, os pesquisadores apontam como vantagem que, ao potencializar um efeito do organismo, não é previsível que tenha efeitos secundários. López Rodríguez acrescenta que já existem laboratórios farmacêuticos interessados nessa linha de pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

bom, naum vi o otro post, mas li issu ontem anoite, na uol, el mundo, achei interessante saber q tempos uma substancia natural bem parecida com a resina da erva na cabeça, bem q bob falava q se abricem a cabeça iriam incontrar a massa resinada heheheh , eu desde o inicio sabia, a erva é divina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...