Ir para conteúdo

Qualidade de vida (leitura interessante!)

Meriadoc

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Galera... recebi essa parada por email e achei q valia a pena divulgar, mto foda o texto!

Qualidade de vida

Há um grande movimento na Europa hoje, com base na Itália e ramificações na França, Espanha e em quase todo mundo, chamado Slow Food.

A Slow Food International Association - cujo símbolo é um caracol, tem sua base na Itália e pode ser acessada pelo site <http://www.slowfood.com.> www.slowfood.com.

O que o movimento Slow Food prega é que as pessoas devem comer e beber devagar, saboreando os alimentos, "curtindo" seu preparo, no convívio com a família, com amigos, sem pressa e com qualidade. A idéia é a de se contrapor ao espírito do Fast Food e o que ele representa como estilo de vida.

A surpresa, porém, é que esse movimento do Slow Food está servindo de base para um movimento mais amplo chamado Slow Europe como salientou a

revista Business Week em sua última edição européia. A base de tudo está no questionamento da "pressa" e da "loucura" gerada pela globalização, pelo apelo à "quantidade do ter" em contraposição à qualidade de vida ou à qualidade do ser".

Segundo a Business Week os trabalhadores franceses, embora trabalhem menos horas, (35 horas por semana) são mais produtivos que seus colegas americanos ou ingleses. E os alemães, que em muitas empresas instituíram uma semana de 28,8 horas de trabalho, viram sua produtividade crescer nada menos que 20%.

Essa chamada "slow attitude" está chamando a atenção até dos americanos, apologistas do "Fast" (rápido) e do "Do it Now" (Faça Já). Portanto, essa "atitude sem-pressa" não significa fazer menos, nem menor produtividade. Significa, sim, fazer as coisas e trabalhar com mais "qualidade" e "produtividade" com maior perfeição, atenção aos detalhes e com menos "stress". Significa retomar os valores da família, dos amigos, do

tempo livre, do lazer, das pequenas comunidades, do "local" presente e concreto - em contraposição ao "global" - indefinido e anônimo.

Significa a retomada dos valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do cotidiano, da simplicidade de viver e conviver e até da religião e da fé. Significa um ambiente de trabalho menos coercitivo, mais alegre, mais "leve" e, portanto, mais produtivo onde seres humanos, felizes, fazem com prazer, o que sabem fazer de melhor.

Nesta semana, gostaria que você pensasse um pouco sobre isso. Será que os velhos ditados "Devagar se vai ao longe" ou ainda "A pressa é inimiga da perfeição" não merecem novamente nossa atenção nestes tempos de desenfreada loucura?

Será que nossas empresas não deveriam também pensar em programas sérios de "qualidade sem-pressa" até para aumentar a produtividade e qualidade de nossos produtos e serviços sem a necessária perda da "qualidade do ser"?

Pense nisso.

No filme "Perfume de Mulher", há uma cena inesquecível, em que um personagem cego, vivido por Al Pacino, tira uma moça para dançar e ela responde:

"Não posso, porque meu noivo vai chegar em poucos minutos..."

"Mas em um momento se vive uma vida", responde ele, conduzindo-a num passo de tango. E esta pequena cena é o momento mais bonito do filme. Algumas pessoas vivem correndo atrás do tempo, mas parece que só alcançam quando morrem enfartados, ou algo assim. Para outros, o tempo demora a passar; ficam ansiosos com o futuro e se esquecem de viver o presente, que é o único tempo que existe. Tempo todo mundo tem, por igual. Ninguém tem mais nem menos que 24 horas por dia. A diferença é o que cada um faz do seu tempo.

- Precisamos saber aproveitar cada momento, porque, como disse John Lennon...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe eh mto loko fazer as coisas devagar, ainda mais chapado q eu sempre fico em camera lenta huaeuhaehe

=D

Ontem eu fikei no minimo 10 minutos pra percorrer a cozinha inteira pra pegar uma garrafa de guarana, que cada veiz que eu punha na boca, pra dah um mini gole, tinha um gosto de uma fruta diferente!! mto loko!!, mto docinho e delicioso! hahahaha, fikei andando divagarzinnho em mini passos pela cozinha, dando voltas, pq eu me surpreendi com a cor e tive outro jeito de ver minha cozinha, de um jeito que nao seria minha, e de outra pessoa!!

uhaeuhae acho q foi a melhor pira q jah tive!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Legal... legal... legal o assunto!!!

E isso são coisas que deveríamos exercitar todos os dias (as vezes eu não penso nisso... pq esqueço de mim por causa de coisas do dia a dia, mas... a gente vai aprendendo!)

Pelo menos comer devagar é um dos hábitos q eu tenho ... hauahuahua

Link para o comentário

• Usuário Growroom

e fazer comida tb é mto legal...!!!

Aqui em casa a gente (eu e minha mulher) usamos mta comida pronta e semi pronta no dia a dia, mas Domingão é dia de cozinhar...

É o melhor momento da semana, eu fumo um beck, ela vai tomando um vinho e vamos cozinhando...Sempre altos rangos, às vezes vem uns amigos, vamos almoçar meio tortos as 5:30 da tarde...!!!

...e como dizia o poeta, Prá não dizer que não falei das flores...

Viva o sorriso da Luluds...!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

devagarinho ne?

hauahauhauahauhau

esses 2.. falo nada.. =P

olha os outros cara viajando na laras! ahuahaua

mais o texto vai mto mais longe q isso...

a sociedade eh uma bosta.. td mundo queh faze td voando..

a gente eh viciado em velocidade... ngm tem tempo pra nada...

a internet eh o melhor exemplo pra mostrar como as coisas tendem a velocidade:

antes a gente entrava numa pagina na internet e demorava mo cara, hj em dia se demora 2 segundos a gente ja ta puto! (moraes)

e eh verdade... se nao for assim, em segundos, "nao funciona"...

sera q eh isso q a gente queh? =/

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro".

frase maravilhosa

a gente podia pensa um pouco mais nesses valores...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Li o comecinho da reportagem e jah parei...

desculpa...num posso seguir isso....vivo em São Paulo.....e num gosto de ficar saboreando coisas....

Minha família trabalha muito.....intaum...desque eu tinha 5 anos...é aquele almoço rápido..e um vai pra escola...e vai no carro.. e pega isso.. pra escola....

e tem 10 minuto pra almoço...vai rápido...vamu logo..

me acostumei muuuito mal.....

é isso que dá...viver em São Paulo e ter pais que trabalham 12 horas por dia...

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom
PoPo escreveu

bahh mto bom testinho..

eu adoro fumar 1 bombão ih pro mc donalds e ficar 50 minutos degustando um nº1

Vejo que ainda falta muito para crescermos por aqui... o "Meriadoc", coloca um texto super consciente e crítico, e um 'babacão' - não vejo outro termo para este ser - usa mais este espaço para propagar suas merdas!

Cadê a consistência, cadê a cosnciência? Você é só mais um 'porra louca' que faz da cannabis a imagem da "droga", para sociedade. Imagino alguém olhando pra vc e falando: -Olha lá o que a maconha faz com as pessoas! Olhe como ele é abestalhado e abilolado...

Devemos crescer, meu caro, saia dessa inércia, seja ativo... conscientize-se!

Não seja mais um grão da enorme massa de manobra, que existe no brasil!

REAJA!!! ...o efeito virá depois!

Saludos!

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Lá fora sempre nos surpreendendo!!! 1º mundo -anos luz!!!!

Lá eles pensam em qualidade de vida, qualidade de trabalho, qualidade de lazer,etc,etc.

Aqui niguim pensa preciso apenas trabalhar-genhar salário, vier já ta bom,

lazer? - AHHH! sim faustão, gugu, huck, boteco...etc,etc...

Falta de cultura pra cuspir nas estruturas!!!

A juventude americana(norte e sul) tá perdida...

Como era bom os anos 60/70, o hippismo (não que eu seja da época)

A galera curtia macrobiótica que pede pra você mastigar o alimento 80 vezes

antes de engolir.

Tudo girava em torno do lazer, o trabalho era arte(zanato), a arte uma terapia

natural, a natureza um templo.

tudo sem pressa, sem compromisso urgente, sem afobação as coisas fluiam

rolavam.

A juventude de hoje (os alternativos, pra outros parece que não tem jeito, já

tão dominados) deveria se espelhar nos ideias da juventude dos anos 6070

e nas filosofias do oriente em algo mais sublime, pacifico, harmonizador e

natural.

Nos despertos devemos fazer o mundo girar nos eixos e sentido correto novamente.

Pro alto (high!) e avante(go ahead!)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Algúem...já fez isso? Degustar o momento...não por ele ser "especial"....

mas ele se torna especial quando vivido presentemente por nós que tentamos incessantemente encontrar prazer no q já eh prazeroso.....

como eh bom tomar um gole d'água e poder sentir aquele gole descer pela garganta e nos refrescar e quanto mais for descendo mais relaxado a gente vai ficando....experimentem! vale a pena!

Viver a vida como cada gole de água que a gente toma...

Link para o comentário