Ir para conteúdo

Suprema Corte dos Eua libera a utilização medicinal da macon

Luluds

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Suprema Corte dos EUA libera a utilização medicinal da maconha

CÍNTIA CARDOSO

da Folha de S.Paulo, em Nova York

Por decisão da Suprema Corte dos EUA, o governo federal está proibido de punir médicos que recomendem o uso de maconha para pacientes com doenças graves como Aids e câncer.

Ontem a Suprema Corte resolveu ignorar uma apelação da administração de George W. Bush. A iniciativa judicial pretendia impor sanções legais a médicos que aconselhassem o uso da droga ou simplesmente mencionassem os benefícios terapêuticos da droga para pacientes dos nove Estados em que a legislação permite o uso medicinal da maconha.

Hoje, os Estados do Alasca, Arizona, Califórnia, Colorado, Havaí, Maine, Nevada, Oregon e Washington admitem a adoção da maconha com recomendação médica. O uso da droga, contudo, continua considerado ilegal para outras finalidades.

A batalha judicial que opôs o governo federal aos médicos desses Estados começou após o referendo que aprovou a adoção da droga com fins terapêuticos na Califórnia, em 1996. Autoridades federais, ainda na administração do ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), tentaram fazer com que médicos que recomendassem maconha para seus pacientes tivessem seus registros cassados.

Um grupo de médicos californianos entrou com um processo contra o governo sob a alegação de que médicos podem se beneficiar da Primeira Emenda para discutir livremente com os pacientes sobre a melhor forma de tratamento. A emenda trata da liberdade de expressão. O argumento foi aceito pela 9ª Corte de Apelações, porém, no começo deste ano, o governo Bush levou o caso à Suprema Corte.

Na Suprema Corte, os advogados de defesa dos médicos alegaram que aconselhar o uso de maconha para os pacientes é semelhante a recomendar a ingestão de vinho tinto para diminuir o risco de doenças cardíacas.

O governo federal rebateu. "Conselhos médicos de qualquer natureza não são apenas retóricos. Eles são parte da prática médica e têm que estar sujeitos à regulamentação", diz texto apresentado pelos advogados da administração Bush.

Entre os partidários do uso medicinal da maconha, entretanto, a decisão da Suprema Corte foi comemorada.

"Ao ignorar esse caso, a Suprema Corte deu um enorme passo. A decisão vai dar aos médicos mais liberdade para recomendar aquilo que consideram mais adequado para seus pacientes. Milhões poderão ser beneficiados", disse à Folha Bruce Merkin, diretor do MPP (Marijuana Policy Project). A instituição, sediada em Washington, é uma das principais ONGs de defesa do uso medicinal da maconha.

Apesar da vitória na Corte, os pacientes enfrentam dificuldades para ter acesso à droga. Pela legislação, os médicos podem apenas recomendar oralmente ou por escrito o uso da maconha. Cabe aos pacientes encontrar os meios para obter a droga.

Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia...306u10328.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Nossa hora tá chegando... :D

Maconha já tá sendo uma palavra pronunciada em todos os cantos.

E a maioria das notícias a respeito da "marvada" é relacionado a coisas boas...

Acho nossa geração vai ser privilegiada em participar da legalização dessa bendita ervinha :D

é nóis....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Maniak. concordo plenamente

quem sabe um dia a gente nao curte uns becks aonde a gente quize aqui no Brasil, juntando aquela galera, como na Holanda !!!!

espero eu estar presente quando a legalizaçãO"(graças aos estudos do direito,sociologia, sei q esse dia vai chegar) """ QUEM AQUI DO GR NAO ESPERA NEH?????!!!!!

positive vibration para todos!!!!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

hehehe

pode cre

ou

mais a maconha foi proibida aqui acho q na decade de 60

ou seja

as unicas gerações q vão pegar esse merda de proibição da maconha é a de nossos pais e a nossa.

nossos avós, bisavós, tetravós... podiam fumar, cheirar, etc o quanto quizecem...

hehehe

e nossos filhos com certeza pegaram a maconha ja legalizada...

ou não, mais é bem provavel...

sei q nasci na época errada...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

quando legalizar o maconha vai acabar os traficantes porque a galera vai ter a sua planta e não precizará comprar na mão desses vagabundos que monopolizam a erva.

ai eu quero ver se não diminue um bocado o nº de pessoas presas nas cadeias por estar apenas fumando um beck.

Link para o comentário