Ir para conteúdo

Enxaqueca (migrânea) e Cannabis

[Goldstein]

Recommended Posts

• Usuário Growroom

O uso de Cannabis nas crises de enxaqueca

A Marijuana medicinal é "... uma das substâncias terapêuticas ativas mais seguras conhecidas do homem" (Francis Young, Juiz de Direito Administrativo da Drug Enforcement Agency, em 1989)

A enxaqueca (também chamada de migrânea) pode ser definida como uma dor de cabeça episódica, durando de 4 a 72 horas, associada a náusea e vômitos. Alguns ataques de enxaqueca são precedidos de uma aura (enxaqueca clássica), tipicamente de sintomas visuais. Há uma ausência completa de sintomas entre os ataques. Dores de cabeça diárias não são enxaqueca.

Bem, existem estudos que indicam que as crises de enxaqueca podem ser tratadas com THC, o princípio ativo da cannabis. Além disso, o THC é um potente ansiolítico, e muitas das enxaquecas são causadas por tensão nervosa e ansiedade.

Tomei a liberdade de traduzir um estudo médico bastante interessante sobre o assunto, além de indicar alguns outros, para os interessados no assunto:

---

Cannabis para o Tratamento de Enxaqueca: A Primeira e Futura Prescrição?

Por Ethan B. Russo, Médico, 1998

Resumo: A Cannabis, ou marijuana, tem sido utilizada há séculos para tratamentos sintomáticos e profiláticos de enxaqueca. Ela foi altamente considerada como um remédio eficaz para dores de cabeça pelos médicos mais prominentes da época entre 1874 e 1942, permanecendo como parte da farmacopéia Ocidental para esta indicação até mesmo até meados do século vinte. As referências etnobotânicas e práticas atuais continuam a se referir à sua eficácia para tratamento deste mal, enquanto estudos bioquímicos do THC e da anadamida proporcionaram uma base científica para este tipo de tratamento.

O autor acredita que estudos clínicos controlados de Cannabis no tratamento da enxaqueca aguda são necessários.

(...)

Conclusões:

1) A Cannabis, quando ingerida, ou inalada, tem uma longa história de utilizações seguras e efetivas, ainda que repetidas, no tratamento e profilaxia da enxaqueca.

2) A Cannabis tem por si só um efeito analgésico suave porém definido.

3) A Cannabis parece afetar processos nociceptivos no cérebro, e pode interagir com serotonérgicos e outros processos implicados na enxaqueca.

4) A Cannabis é relatadamente um anti-emético efetivo, uma propriedade útil no tratamento da enxaqueca.

5) A Cannabis, mesmo quando abusada, tem potencial de dependência leve, e parece ser segura em doses moderadas, particularmente sob supervisão de um médico.

6) O problema primário da Cannabis como uma medicação é a possibilidade de efeitos pulmonares, que parecem ser mínimos no uso ocasional e intermitente.

7) A Cannabis quando inalada é rapidamente ativa, dispensando a necessidade de absorção gastrointestinal (que é dificultada na crise de enxaqueca), e pode ser medida de acordo com os requisitos médicos para o alívio sintomático do paciente.

8) A Cannabis dispensada por pirólise na forma de um cigarro de maconha, apresenta o potencial hipotético para um tratamento parenteral (nota: administrado por meios que não o gastrointestinal) rápido e efetivo da enxaqueca aguda.

Concluindo, uma citação parece pertinente (Schultes, 1973):

Não pode haver dúvidas de que uma planta que esteve em parceria com o homem desde o início dos esforços de agricultura, que serviu o homem em tantas maneiras e que, debaixo da lupa dos estudos químicos modernos, trouxe vários novos e interessantes compostos continuará a ser uma parte da economia humana. Seria uma arrogância que nós não poderíamos suportar se permitíssemos que pré-conceitos, resultantes do abuso da Cannabis, detessem os cientistas na descoberta do máximo possível sobre esta antiga e misteriosa planta.

Autor: Dr. Ethan Russo

Neurologista clínico

Professor de Medicina Clínica, Universidade de Washington

Professor de Farmácia Adjunto, Universidade de Montana

Fonte: http://www.utahmmj.org/medinfo/research/mi...ine/980000.html

---

Há também um estudo contando cinco casos de tratamento de enxaqueca com a Cannabis. Chama-se "Enxaqueca Crônica: Cinco casos tratados com sucesso a base de Marinol e/ou Cannabis ilícita", do Dr. Tod H. Mikuriya, de 12 de Setembro de 1991. Está disponível em:

http://www.utahmmj.org/medinfo/research/mi...ine/910912.html

---

Um artigo mais técnico, que eu não me arrisco a traduzir, é o Canabinóides Bloqueiam a Liberação de Plateletas Induzidas por Plasma de Pacientes com Enxaqueca, do International Journal of Clinical Pharmacology, Res. vol. (4) 243-246,1985, disponível em:

http://www.utahmmj.org/medinfo/research/mi...ine/850000.html

---

O impacto provocado pela dor de cabeça e particularmente pela enxaqueca na vida social e econômica das pessoas é imenso. Estima-se, apenas no Estados Unidos, que os custos diretos provocados por consultas, remédios e médicos estejam em torno de U$10 bilhões anuais. Se pensarmos em custos indiretos provocados por faltas ao trabalho e perda da produtividade, as cifras totais sobem para U$ 27 bilhões anuais. Estudos europeus mostram que pessoas com enxaqueca perdem, em média, até quatro dias de trabalho por ano em função das crises de dor sem contar os dias que trabalham com dor, diminuindo assim sua produtividade. Os sofredores de dor de cabeça crônica também tem prejuízos sociais incalculáveis. A ansiedade antecipada pela possibilidade de se ter uma crise de dor leva ao hábito de se evitar assumir não apenas compromissos profissionais como também de lazer, convivência familiar e viagens. (Fonte: http://www.dordecabeca.com.br/htm/sht_interteste.shtm)

Como vocês podem ver, é mais um campo fértil para a pesquisa e para a utilização da Cannabis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Vale lembrar que o Dr. Ethan B. Russo teve inúmeros problemas para conseguir realizar o seu estudo, por conta da guerra às drogas e do proibicionismo norte-americano, e só conseguiu levá-lo adiante depois de anos de uma guerra burocrática, para garantir o seu direito de pesquisa com a Cannabis. Fundamental foi também o apoio do MAPS (http://www.maps.org). Mais sobre isto aqui:

http://www.maps.org/mmj/mjrusso.html

E para maiores informações sobre ele:

http://www.maps.org/media/potpioneer.html

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 6 months later...

eu botei xaize (canna) dentro do cigarro da minha mae quando ela estava com drod e cabeça !.. ela fumo e depois tomo novalgina ! depois ela flou assim pra min "quem foi o benditto medico q invento essa maravilha de novalgina" ..

fikei revoltado e ao mesmo tempo nervoso por n poder dizer q ela tinha acbvadod e fuma maconha !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Po zero cool nao eh assim tbm...

Pq vc nao fala p/ ela q a cannabis pode se usada como remedio p/ dor de cabeça, se nao ela nunca vai saber neh...

Mostra esse texto do Goldstein p/ ela nao achar q vc tah falando besteira...

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Eu sempre tive enxaqueca, já fui no neurologista e ele me receitou alguns remedios, mas como todos engordavam e podiam causar dependencia e depressão eu não tive coragem de tomar, pra falar a vardade eu e minha mão temos esse problema, quando comecei a fumar eu tinha medo de fumar quando estava com dor de cabeça com medo de piorar minha dor, um dia tomei coragem e fumei um finorio na hora da dor, em 5min eu não tinha mais NADA..heheheheehehehe

E olha que aspirina, lizador, novalgina etc não resolvem minha dor., agora quando me da enxaqueca eu dou uns dois e já era.

Pergunta:

Porque raio eu tenho que tomar umas drogas pessadas pra caramba pra resolver minha enxaqueca se com dois tapinhas num fino eu fico novinho em folha ?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

nao tenho dor de cabeça... minha mãe tem direto... lá em casa não é legalize... a merda de botar uma pilha dessa nela é que ela a uns anos atrás (já havia fumado na juventude) fumou com uns amigos dela e do meu pai um beck e teve teto-preto (azar é foda) e tomou horror da parada...

ninguem merece....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

fumar um quando se tah com dor de cabeça eh um santo remedio...

soh nao pode prensar muito senao a dor volta...

jah curei muitas dores de cabeça assim...

pelo q eu sei o sexo tb ajuda hahahaha....falow ae.

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Podes crer!! Eu tenho enxaqueca e recomendo a cannabis para uso no tratamento. Começou a embaçar a vista, pode fumar um sossegado pra segurar a onda da dor de cabeça que vem depois e evitar possíveis vômitos...

Enxaqueca é foda, mas a cannabis dá um jeito...

Ervinha Santa!!!

Link para o comentário

• 1 year later...
  • Usuário Growroom

Ontem fumei, quando voltei do trampo, com uma puta dor de cabeça, fiquei neurótic e resolvi fumar. Em plena 2hr da manha fumei, aliviou na hora, depois que bati a larica e diminuiu a brisa voltou um pouco, mas questão de 3 minutos, depois eu não sei se eh pq eu esqueci e fui dormir, mas acabou passando.

Aconselho a usarem, com simples dor de cabeça, mas lembrem-se que cada corpo reage de um jeito =)

abraços cannabicos

Link para o comentário