Ir para conteúdo

Maconha pode aliviar sintomas de Parkinson


-Beronha-

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Maconha pode aliviar sintomas de Parkinson, diz estudo

Quarta, 13 de novembro de 2002, 16h16

Quase metade dos pacientes com doenças de Parkinson que provaram maconha disse que a droga ajudou a aliviar os sintomas do distúrbio, de acordo com uma pesquisa. As descobertas de Evzin Ruzicka, neurologista da Universidade Charles, em Praga, República Tcheca, foram apresentadas durante o 7o. Congresso Internacional de Doença de Parkinson e Distúrbios de Movimento, da Sociedade de Distúrbios de Movimento, em Miami.

"É difícil estudar diretamente os efeitos médicos da maconha na República Tcheca, onde conduzimos a pesquisa, devido a seu caráter ilegal", disse Ruzicka à Reuters Health. "Portanto, tivemos de realizar pesquisas anônimas. Esse é o primeiro estudo a avaliar o efeito da maconha na doença de Parkinson, e nossos resultados indicam que ela pode aliviar alguns sintomas."

A equipe decidiu analisar os efeitos da maconha na doença de Parkinson após saber que diversos pacientes obtiveram benefícios com a droga. Os pesquisadores pediram que todos os pacientes tratados para Parkinson em seu centro preenchessem um questionário. As perguntas tratavam do uso de maconha e de diversos sintomas do distúrbio, incluindo sintomas gerais, tremores em repouso, hipocinesia ou movimento lento, rigidez muscular, e discinesias, ou movimentos involuntários. As discinesias são causadas pela levodopa, o remédio mais usado no tratamento do distúrbio.

Entre 630 pacientes que receberam o questionário, 339 (54 por cento) o devolveram. A idade média dos entrevistados era 66 anos, e eles sofriam com a doença há cerca de nove anos. Cerca de 25 por cento dos entrevistados disseram que usavam maconha. A maioria fazia uso oral da droga, com folhas frescas ou desidratadas.

Entre esse grupo, 39 pacientes (46 por cento) disseram que, no geral, os sintomas do distúrbio foram aliviados após o início do uso da maconha. Em relação a sintomas específicos, 26 (31 por cento) relataram uma melhora nos tremores em repouso e 38 (45 por cento) tiveram um alívio na hipocinesia. Uma melhora na rigidez muscular foi relatada por 32 (38 por cento), e 12 (14 por cento) afirmaram que tiveram alívio das discinesias induzidas pela levodopa.

De acordo com os entrevistados, a melhora nos sintomas ocorreu, em média, 1,7 mês após o início do uso da droga. Os pacientes que a usaram por pelo menos três meses estavam mais propensos a apresentar alívio de sintomas do que os que tiveram experiência mais curta, segundo os pesquisadores.

Esse intervalo entre o início do uso da maconha e o alívio dos sintomas mostra que é improvável que os entrevistados estivessem experimentando um efeito placebo, afirmou Ruzicka. Um efeito placebo pode ocorrer quando a pessoa sob tratamento apresenta um benefício mesmo se o "tratamento", como uma pílula inativa, não contém ingredientes ativos.

A equipe acredita que o efeito da maconha sobre os sintomas da doença de Parkinson pode ocorrer devido à interação entre a droga, certos receptores cerebrais que respondem à maconha e canabinóides endógenos ou substâncias semelhantes à maconha no corpo.

Retirado de: http://www.terra.com.br/saude/noticias/doe...2/11/13/001.htm

Fonte original: Reuters Health - http://www.reutershealth.com/en/index.html

Dixavado de: http://www.growroom.net/phpBB2/viewtopic.php?t=3823

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...