Ir para conteúdo

Discussão - Maconha e Produtividade

Philipe Ripprich

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fala rapaziada, gostaria de trazer uma discussão aqui sobre maconha e produtividade.

Vou falar aqui resumidamente e abaixo o textão original que eu escrevi pra quem tiver interesse e tempo de ler.

Seguinte, tenho sentido que a maconha está prejudicando minha produtividade (estudos, busca de emprego, etc), devido ao famoso "wake and bake". Pra mim o primeiro do dia na parte da manhã é o melhor, porém ao mesmo tempo estou vendo que ao mesmo tempo o pior. Acaba com o dia do cara, que acaba entrando no ritmo de um atrás do outro. Isso tava acontecendo comigo e criei uma meta pessoal : agora só no fim do dia, depois de resolver tudo que planejei. Eu não estava conseguindo fazer as coisas chapado.

Como funciona pra vocês? Conseguem fazer a correria do dia a dia chapando ? Ou criaram um sistema parecido ?

Abraços!

Texto original:

"Como a maconha influencia sua rotina diária, seu aprendizado e produtividade

Sou um grande fã da maconha. Ela realmente transformou positivamente minha vida desde os meus 20, 21 anos. Experimentei a maconha antes disso, mas até meus 20 anos o uso era praticamente inexistente. Depois de 1 ou 2 anos de faculdade que realmente aderi ao uso diário dela. Hoje tenho 27 e continua usando a maconha a nível diário. E ultimamente tenho me feito a pergunta: estaria a maconha me prejudicando mais do que trazendo benefícios ?

Os benefícios da maconha para mim, e aqui é importante enfatizar para mim pois ela atua de forma diferente em cada pessoa, são muitos. Me ajudou muito em períodos difíceis da minha vida. Em tempos de depressão, indecisão, e dificuldades no geral, a maconha me levantou, clareou minha mente, me fez identificar de forma mais clara os pontos positivos e negativos de certa situação, e com certeza me fez evidenciar e elevar os positivos. Sempre que tenho um problema, depois de chapar esse problema não parece tão ruim assim. Me ajuda em identificar os fatores chaves e achar soluções, que sem a maconha talvez eu n tivesse achado. Alem disso, é minha principal forma de lazer. Muitas vezes nem imagino mais jogar videogame ou ver determinada serie ou filme sem maconha. É simplesmente melhor com ela.

Mas enfim, aqui não quero enfatizar os pontos positivos da maconha ,mas os negativos. Atualmente estou desempregado, e (tentando) me dedicar a novos aprendizados, à busca de um novo emprego, e de forma geral à achar a profissão com a qual eu mais me identifico. Saí do meu ultimo emprego pois não agüentava mais trabalhar com algo que não me identificava. Os poucos fatores positivos deste emprego se mostraram não mais atraentes frente ao meu desinteresse pela área que estava (vendedor em uma loja).

Depois de um bom tempo de completa esbornia após me demitir (leia=se chapacao diária com quase nula produtividade), tracei um plano e defini minhas prioridades para os próximos meses. Hoje porem, estou tendo dificuldade em por na pratica diária esse plano. Consegui diminuir um pouco a quantidade no uso de maconha, mas ainda faço uso diariamente. Normalmente faço um nesconha ao acordar, e no fim da tarde/noite faço uma sessão de vaporizador. Pode-se dizer que este é o mínimo. Dependendo do dia fumo mais vezes no vape.

E tirando algumas exceções, posso afirmar que quando estou chapado não consigo fazer nenhuma das atividades que planejei. Somente após o fim da onda, eu começo a fazer oq considero o mínimo. Tenho noção que preciso fazer muito mais do que estou fazendo hoje. Atualmente posso dizer que meu mínimo tem sido 2 horas e meia (malhação, estudo do alemão, e estudo de marketing, e busca de emprego). Não incluo nessa conta outras rotinas diárias como limpar a casa,louça, comida.. nisso a maconha não me atrapalha muito.

E lembrando o fato que ao acordar tomo um nesconha, e depois o vape, eu começo a fazer meus afazeres por volta de 16, 17 horas. Depois que minha mulher chega do trabalho, também não faço mais nada. Ou seja, creio que a melhor solução seja implementar uma rotina baseada em horários, e mais importante, definir o horário pra chapação. Por mais que eu queira acreditar que posso fazer tudo que planejei simultaneamente com o uso da maconha, preciso admitir que ate hoje isso não funcionou, ou funcionou em raras ocasiões.

Se eu escolher esse caminho, preciso definir qual seria esse horário. Posso  tentar forçar a minha rotina atual,chapando no inicio do dia e depois fazendo o planejado. Ou posso fazer oq a maioria indica: começar o dia malhando, logo em seguida focando nas atividades, e somente no fim do dia depois de tudo feito , chapar. Ou posso tentar um terceiro plano:  fazer as atividades intercaladas com a chapação (acordar,chapar, as 14 hrs estudar, chapar de novo, e depois fazer de novo algo ‘’produtivo’’).

Outra questão a se pensar eh: se eu não usasse a maconha, estaria eu fazendo tudo que eu planejei de forma eficaz, ou estaria em depressão sem fazer nada (ou pouco) e sem alegria e motivação? Creio que é necessário encontrar um balanço. Não ter maconha talvez seja extremamente negativo, mas usar a maconha em excesso também é prejudicial.

Outro ponto: quando eu estava empregado, me sentia no direito de usar a maconha sem culpa nos meus tempos livres. Creio que isso não seja certo ,pois eu deveria estar fazendo outras coisas fora do meu ambiente de trabalho que não seja ficar no sofá jogando videogame. Mas enfim, acabei criando essa mentalidade de sempre que estivesse sozinho em casa, poderia me dar o luxo de chapar sem fazer nada. Hoje eu estou vivendo outra realidade: tenho muito tempo livre e estou quase sempre sozinho em casa. Talvez eu ainda não tenha conseguido me desvencilhar dessa filosofia. Hoje eu não “preciso” mais aproveitar meu tempo em casa para chapar. O que preciso é usar uma porção cada vez maior desse tempo para fazer algo útil. Ai eu entro no dilema, seria a maconha uma vilã nessa historia ? Preciso cortar ela do meu dia a dia? Ou só preciso reduzir ainda mais o consumo, e definir um horário pra ela? Ou eu posso de fato fazer tudo que quero usando a maconha ao mesmo tempo ? Preciso so me acostumar a isso ?"

• Confused 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Cara, eu acho que vc perguntou e vc mesmo respondeu.

Cada um procura a maconha por um motivo, geralmente começa na curiosidade, depois vai sentido benefícios em outras áreas. Problema é se apegar nesses benefícios e achar que precisa toda hora.

Comigo não combina maconha com produtividade. Eu tenho um trabalho bem repetitivo e estressante, até acho bom vaporizar um antes de ir. Mas também tenho uma rotina de estudos forte, das 19h às 02h eu n faço outra coisa que não seja estudar (e passar aqui no GR nos intervalos kkkkk), leitura pesada, muita concentração. Se eu vaporizar um pouco que seja quando chegar do trabalho, eu perco minha noite de estudos. Dá uma preguiça. E isso no longo prazo vai criando aquela sensação de culpa, improdutividade e procrastinação. Qual a solução? Fumar um. E vira a bola de neve.

O que eu fiz, parei um mês. Estou chegando no final dele. No começo é uma merda, mas meu objetivo foi criar uma rotina produtiva e colocar a maconha onde funciona pra mim, recreação. 

Quando acabar esse mês, eu vou colocando depois do estudo, pra tirar aquele sono legal, no final de semana em uma praia. 

Eu acredito que tirando a galera que tem problemas maiores, dores fortes, espasmos... que realmente precisa de uma parada constante, medicinal, a grande maioria fuma pra ficar na brisa boa. Mas definitivamente essa brisa não combina com boa parte das rotinas produtivas que conheço. Claro q tem as exceções. 

Vc tem que analisar se vc realmente tem todos esses problemas ai que te faz querer fumar, ou se vc cria eles pra fumar um sem pesar na mente.

Rlx cara, se vc decidir criar uma rotina produtiva agora, e começar agora, vc vai conseguir. No começo ficar na rotina vai ser uma atividade a mais, vc vai ter q ficar se cobrando e policiando. Mas é uma rotina, uma hora vai ficar automático, só manter pelo tempo necessário. Pelo jeito vc tá no mesmo corre q eu, tentando buscar uma vida melhor. Então use a parada pra melhorar seu momento de lazer, melhorar seu sono (caso precise). Mas deixa longe da hora produtiva, que claramente não funciona pra vc, nem pra mim.

Pelo seu texto, vc sabe o que fazer. Então jogue duro.

Abracos

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
Em 05/11/2019 at 10:39, Philipe Ripprich disse:

Fala rapaziada, gostaria de trazer uma discussão aqui sobre maconha e produtividade.

Vou falar aqui resumidamente e abaixo o textão original que eu escrevi pra quem tiver interesse e tempo de ler.

Seguinte, tenho sentido que a maconha está prejudicando minha produtividade (estudos, busca de emprego, etc), devido ao famoso "wake and bake". Pra mim o primeiro do dia na parte da manhã é o melhor, porém ao mesmo tempo estou vendo que ao mesmo tempo o pior. Acaba com o dia do cara, que acaba entrando no ritmo de um atrás do outro. Isso tava acontecendo comigo

E acho que tem tópico pra conversar disso aqui. Criar tópico assim deixa tudo bagunçado.

Link para o comentário