Ir para conteúdo

O cânhamo...


freeheat

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

bem galera, ao começar a ler O grande livro da cannabis já resolvi postar aqui algumas coisas ;)

É possível haver um relacionamento especial entre uma planta e a humanidade? Como se explica que entre os bilhões de formas de vida existentes na Terra só um número infinitamente pequeno tenha um relacionamento com a humanidade? No reino animal temos uma relação especial com bois, cachorros, gatos, cavalos e mais um pequeno número de outros animais que vivem perto de nós, com quem partilhamos nossas vidas e que por sua vez nos prestam benefícios. Seria difícil imaginar a vida sem esses relacionamentos especiais e íntimos que nos acompanham desde nossas mais remotas lembranças históricas.

Mas e quanto ao reino vegetal? Haverá relacionamentos tão estreita e intimamente ligados ao nosso próprio reino que o desenvolvimento humano tal como o conhecemos não poderia ter acontecido sem a sua ajuda? As árvores nos fornecem madeira para construir, o algodão nos veste. O trigo , o milho e outros grãos nos alimentam. As plantas medicinais aí estão para nos dar alívio quando estamos doentes, e muitas outras plantas estão disponíveis para nos sustentar e auxiliar em nosso empreendimento humano. Contudo, existe apenas um auxiliar vegetal usaso no mundo inteiro, desde a pré-história, que nos fornece alimento, roupas, material de construção, combustível, medicamentos e tem o poder de afetar nossa consciencia, nossa imaginação e o modo como vemos esse mundo. Essa planta é o cânhamo, Cannabis Sativa.

O cânhamo aparece na cena mundial na aurora da experiencia humana. Encontramos suas sementes, além de cordas e roupas feitas de cânhamo nos túmulos mais antigos. O seu uso medicinal é encontrado em nossos primeiros textos médicos. Vemos o canhamo desempenhando uma função-chave em muitos dos grandes momentos da história. Quando as prensas de Gutenberg começaram a funcionar, foi papel de canhamo que recebeu a tinta e disseminou a palavra da BIBLIA para uma Europa que despertava. Quando a ânsia de descobrir um novo mundo, uma nova maneira de viver, deu origem à idade das descobertas cerca de 500 anos atrás, foi o canhamo que a viabilizou, dando aos exploradores as velas e o cordame necessários para cruzar os oceanos. Quando chegou a hora de definir esse novo mundo, suas metas e aspirações, foi em papel de canhamo que os rascunhos da Constituição e da Decladação de Independencia dos Estados Unidos foram escritos. À medida que a jovem nação avançava para o oeste, era canhamo que cobria os carroções dos colonos.

Mesmo depois de declarada ilegal, essa planta proscrita retornou em momentos de especial necessidade. Durante a segunda guerra mundial, quando os fornecimentos de fibr crua foram interrompidos pelos japoneses, o canhamo foi reapresentado ao agricultor americano para incrementar os esforços de guerra, enquanto o departamento de agricultura dos EUA proclamava o "canhamo para a vitória". Na décadade 60, um movimento de jovens inspirado por ideais de paz e amor eclodiu na cena mundial, contestando a ordem social, economica e religiosa da época. Esse movimento de milhoes e milhoes não teve lideres, nem ideologia, nem estrategia para a mudança, apenas uma percepção profundamente enraizada da hipocrisia da "visão de mundo materialista do Sistema" e uma relação especial com uma planta - uma planta que tem no cerebro humano receptores à espera para receber suas mensagens bioquimicas.

É extraordinário que o canhamo resurja novamente, e desta vez como protetor do meio ambiente e matéria-prima de medicamentos. Hoje o canhamo nos oferece uma solução bastante real e imediata para o desmatamento, os desmandos da industria petroquimica e a destruição de nossos solos, bem como para o trabamento de saude.

Só a arrogancia da mentalidade atual, que rende culto perante o altar da igreja do progresso, poderia rejeitar e negar a hitoria e as virtudes do canhamo.

EHUD C. Sperling

  • Like 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Seria interessante aprendermos como se extrai a fibra da cannabis(o canhamo) para nao termos q jogar nossa plantinha toda fora quando a colhermos.... ai aproveitamos e fazemos um bonézinho pragente de canhamo :)

alguem aki tem alguma info sobre como extrair fibra da cannabis ??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

need, aqui:

"Caules secos no campo são introduzidos no decorticador de Schlichten (to sem scanner pra por a foto) sobre uma mesa de alimentação corrugada ou através de discos diratórios que servem para manter os caules separados e retos. Os caules passam por tambores estriados que trituram e denteiam, depois por outros que rasgam e desdobram. Em seguida os caules passam por entre uma série de tambores primários e secundários que trituram. Depois, um cardador giratório de alta velocidade começa a limpar a fibra e remove sua goma separando os produtos não fibrosos, bem como as fibras curtas ou "estopa". Em seguida rolos corrugados amaciam a fibra e a mantêm em posição para outra série de rolos que cardam e amaciam. Finalmente, uma estreita contínua de ripas elimina quaisquer pequenas particulas residuais e entrega a fiba na forma de um "fio" contínuo, dobrado, que está pronto p-ara ser enrolado e enfardado, e preparado para qualquer aplicação"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nada a ver... os caules da cannabis são cheios de fibras...

O processo de extração da fibra do canhamo é tão complexo quando a da extração da do linho, por exemplo, ou seja, é um processo extremamente simples, que pode ser feito em casa mesmo... Nem é necessário um decorticador, apesar de um equipamento como esse acelerar bastante o processo.

Eu não manjo muito de fibras têxteis... mas de fibras para a fabricação de papel já pesquisei bastante, quem quiser saber alguma coisa sobre isso, pergunta, que na medida do possível tento responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

maclarica, quando achar eu posto aqui ;)

Aplicações Industriais do Canhamo

Semente: alimentos e rações, adubo, energia e biomassa, lubrificantes e combustivel, plasticos e polimeros, tintas e vedantes, industria automotivas.

Fibra: tecidos, cordame, materiais de construção, papel e embalagens, moveis, material eletrico, industria automotivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 years later...
  • Usuário Growroom

Se pensarmos que povos pré-históricos do Paleolítico (há mais de 12 mil anos) na Ásia fizeram as primieras roupas com fibra de cânhamo, temos que ser capazes de extrair alguma coisa. Nessa imagem que encontrei mostra que talvez não seja tão difícil.

O caule está seco. Suponho que assim seja possível descascar as fibras inteiras.

Nesses programas de sobrevivência na selva, de tv a cabo, com frequência extraem material para cordas e cabos descascando caules de modo contínuo, como grandes fitas, que depois podem ser cortadas, torcidas, amarradas...

gallery_54371_6711_177882.jpg

Lembrei que eu tinha uns caules bem antigos (mais de ano...), muito secos, que usei para sustentar outras plantas, e tentei fazer como na imagem. Funciona! A qualidade das fibras que tirei é claramente pior que a do modelo acima, porque o caule já está se deteriorando, e talvez também pelo tipo de planta. Mas dá para ver que o processo fuciona e que podemos aperfeiçoar. Dá para perceber, também, que para fazer algum utencílio qualquer são necessárias muitas plantas, e se possível grandes.

gallery_54371_6711_2014095.jpg

gallery_54371_6711_1359997.jpg

Tirei só do primeiro terço do caule, torci, e fica uma pequena corda, até que bastante resistente.

gallery_54371_6711_513431.jpg

As plantas selvagens, originárias da Ásia central, devem poder chegar a mais de dois metros de altura facilmente. Juntando conjuntos de fibras de mais de dois metros os povos pré-históricos deviam obter boa matéria prima.

O interessante é que, a não ser que tivessem hábitos higiênicos comparáveis aos atuais, certamente se melecavam de haxixe ao extrair flores e folhas para chegar às fibras do caule. Que bolotas de haxixe não teriam em mãos limpando dezenas de plantas selvagens? Mesmo sem querer deviam viajar.

Cortei uma planta hoje, que estava travada, há 3 meses sem mudança nenhuma, e vou esperar o caule secar umas semanas para tentar extrair uma fibra melhor.

Seguem algumas outras fotos de fibras extraídas.

A minha ficou parecida com essa:

gallery_54371_6711_28951.jpeg

Mas de algum modo pode chegar a isso:

gallery_54371_6711_583619.jpg

Ou a isso:

gallery_54371_6711_147542.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...