Ir para conteúdo

http://www.mariarita.mus.br/

VERDIM

Recommended Posts

• Usuário Growroom

DERRUBAS QUALQUER TEORIA

Ibitipoca é um desses lugares no mundo para onde não se vai uma só vez. Eu mesma já fui três vezes, e voltarei outras tantas ainda... De cada viagem para lá, surge um poema, uma música, um desenho...

A música inaugural, no entanto, não era dedicada ao Parque e tampouco era parte da experiência daqueles viajantes. Foi, por outro lado, resultado de uma feliz coincidência de idéias, que somente um lugar que contém o Ralo do Mundo - por onde o dia escoa, a fim de ser dia noutro lugar - poderia sincretizar.

Minha primeira viagem a Ibitipoca foi em '94, por ocasião do aniversário do Denis. Chegamos sob uma chuvinha, que permaneceu ao longo da temporada, e nos instalamos num camping próximo ao parque, de onde saía uma trilha providencial, cortando o caminho enlameado e ladeiriço da estrada, nos deixando a poucos metros da guarita.

Os Alquimistas - Sociedade desbravadora de trilhas, fundada mais ou menos naquela época, também conhecida como sociedade dos comedores de pizzas de sabores exóticos - bem, os Alquimistas organizaram sua expedição ao Parque, sem muitas lanternas.

Ibitipoca é um Parque Estadual localizado em Minas Gerais, caracterizado por um vale que abriga fauna e flora raras. O rio é de uma água escura, ferrosa, cor de mate, repleto de pequenas quedas, poços e lagos, além de estar rodeado de formações rochosas muito especiais, como a Ponte de Pedra - uma cavidade de absurdo tamanho, no meio da rocha, por onde corre um fio de água inexplicável em nossa concepção temporal. Além do vale, várias grutas se espalham ao longo do parque, cada uma com uma característica especial.

Por ser um parque pequeno, Ibitipoca sofre com sua popularização. Em feriados, como a Semana Santa, fica praticamente impossível visitar a região. A cidade de Conceição de Ibitipoca, fica tomada de gente, e o Parque não agüenta o volume de visitantes. Algumas áreas chegam a ser interditadas ou ter acesso controlado, devido ao impacto que a visitação causa ao ambiente.

Bem, voltando aos Alquimistas, eles realizaram sua expedição a Ibitipoca naquele ano de '94, colhendo diversas informações raras e imprescindíveis, apesar das poucas lanternas. A ausência das lanternas foi, por sinal, a razão do surgimento de uma das mais populares teorias do grupo. Ao cair da tarde, ainda no Parque, notamos como o branco das camisetas se iluminava. O limo nos troncos das árvores, a areia branca das trilhas, em contraste com a rocha escura.

O lusco-fusco, aquele momento em que o sol suspira, o céu ainda claro de sol recém posto, valoriza o contraste. E a cada segundo uma claridade insignificante com o sol a pino torna-se mais e mais essencial.

E como o óbvio é o que está à sua frente, mas obstruído pela visão, eis que Denis o revelou para todos, e então tudo ficou ainda mais claro: "Quanto mais escuro, mais a luz é".

Essa verdade transformou nosso ponto de vista sobre brasas de cigarro e olhos de gato, entre outras inúmeras coisas. Mas a música... bem essa aconteceu anos mais tarde. Como já falei, a música nasceu de outra viagem, para outro lugar. Derrubas Qualquer Teoria é originalmente uma viagem do Maumau e do Carioca criada em Garopaba para uma surfista de corpo bonito.

Eu só conheci a música em '96, por ocasião da banda Quarks. Eles possuíam o motivo para derrubar a teoria, mas faltava-lhes A Teoria. Então adicionei essa, que dentre todas é a mais marcante Teoria Alquimista, e a letra da música ficou assim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

DERRUBAS QUALQUER TEORIA

(MauMau/ Carioca/ Rita)

Fim de tarde, a luz aos poucos se esvai

O branco salta aos olhos no lusco-fusco

Enquanto a noite cai

E quanto mais escuro mais a luz é

Mas quando passas contra o sol

A sua luz é tanta que ofusca

Não sei se é o sal