Ir para conteúdo

Senador Jefferson Péres

VelhoEddie

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Isto foi uma entrevista de 24/06/2003

------------------------------

Senador Jefferson Péres, representante do estado do Amazonas e membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do senado. Um dos poucos a fazer pronunciamentos a favor da legalização de drogas no país

jeffersonperes1.jpg

Debate sobre descriminalização das drogas no Congresso

Não há um debate oficial a respeito da legalização das drogas. Há alguns pronunciamentos isolados. Ás vezes mesas de debates são convocadas esporadicamente. Debates sistemáticos e constantes sobre drogas, não acontecem. Creio que sou uma voz isolada.

Campanhas anti-drogas veiculadas na mídia

Tenho a impressão de que a maioria delas não fazem efeito nenhum. Não acredito que campanhas anti-drogas convençam adolescentes ou jovens a deixarem o consumo de drogas. Há pessoas que nascem com tendência ao álcool, às drogas e campanhas televisivas têm um efeito muito pequeno sobre elas.

Repressão ao usuário de drogas

A repressão é pior ainda. Mas, enquanto for proibido tem que haver a repressão policial, embora eu acredite que é uma guerra perdida contra o narcotráfico. Parto do pressuposto que sempre haverá distribuidor de droga. Enquanto houver consumidor, sempre haverá fornecedor. Pode-se mobilizar a polícia, o exército, a marinha e a aeronáutica que não se extingue nem o consumo e nem o tráfico de drogas.

Senad (Secretaria Nacional Anti-Drogas)

O modelo norte-americano deveria servir para o mundo inteiro como mal exemplo. A experiência me mostra que é inútil combater as drogas via repressão. Nenhum país tem o poderio financeiro dos EUA e nem tanto aparato policial. Patrulham o litoral, a fronteira com o México, possuem o DEA e gastam alguns bilhões de dólares nisto tudo. Entretanto, eles são o maior consumidor de drogas do planeta. Então eu me pergunto, se o país mais poderoso do mundo não consegue combater as drogas, como é que os outros vão conseguir?

Legalização total das drogas

Poderíamos legalizá-las gradativamente começando pelas mais leves como a maconha e depois a cocaína até chegar nas outras. Sou a favor da legalização das drogas em escala universal, não somente no Brasil. Se todos os países legalizassem as drogas, eles poupariam o dinheiro que gastam na repressão sem êxito. Reduziriam a corrupção que o narcotráfico promove. A polícia, o poder judiciário, o meio político, o sistema penitenciário, tudo é corrompido pelo narcotráfico. Com a legalização, a briga entre quadrilhas, a “queima” de arquivos, a corrupção com o aparato estatal e a violência de modo geral, diminuiriam. E ainda poderia se cobrar um imposto sobre a produção de drogas que seria revertido no tratamento a dependentes químicos e em campanhas educativas, embora eu não acredite nelas.

O Estado como repressor

A maioria das pessoas têm medo de dizer isto. Trata-se de um princípio ético. O Estado tem o direito de impedir que uma pessoa adulta faça da sua vida o que bem quiser? Eu acho que não tem. Se uma pessoa adulta quer consumir drogas, quer se destruir, a vida é dela. Por que o Estado tem que impedir isto repressivamente?

Um tabu no Congresso

Quando eu faço pronunciamento sobre a legalização das drogas, muitos param para pensar e dizem que logicamente é isto mesmo, mas não têm coragem de ir além disto. O medo, a censura social é muito grande. Então só se pensa mesmo em repressão.

O que sustenta o narcotráfico?

O narcotráfico é sustentado pela proibição. Precisamos distinguir duas coisas. A primeira é o consumo de drogas, que sempre existiu e vai existir na humanidade. A segunda é o narcotráfico que vive em função não do consumo, mas da proibição. Se você acaba com a proibição, libera o consumo, pondo fim ao comércio ilegal. Esta é a única maneira de acabar com o narcotráfico. Não estou defendendo nenhuma tese. É um fato. O narcotráfico existe porque é proibido. Se não for proibido, é legalizado e o comerciante ilegal não vai querer vender pra pagar imposto. Então o narcotráfico morre. Ele é fruto da proibição.

A questão da fronteira

Atualmente se discute muito sobre a questão da fronteira e sobre o comércio ilegal de armas que está ligado ao narcotráfico. O Brasil tem uma fronteira enorme. Faz fronteira com o Peru, a Bolívia e a Colômbia que são produtores de drogas. Na Colômbia temos narco-guerrilhas que precisam comprar armas. Pessoas aqui no Brasil contrabandeiam armas para lá em troca de drogas. As coisas estão muito ligadas e, com uma fronteira de milhares de kilômetros, fica impossível “vigiar” tudo isto com um exército desguarnecido.

Uso das forças armadas no combate ao narcotráfico

As forças armadas podem ajudar a guardar nossa fronteira, mas não estão preparadas para combater o narcotráfico. Isto é tarefa de polícia. Se nós usarmos o exército, vamos apenas corrompê-lo. Há atualmente milhares de armamentos desviados de quartéis do exército, certamente por soldados que vendem para os narcotraficantes. O contato direto destes soldados com o narcotráfico, faz com que sejam facilmente corrompidos por ele. Para um soldado que ganha 800 reais (cerca de 250 dólares) por mês fica difícil de resistir a uma propina de 10.000 reais (aprox. 3000 dólares), por exemplo. Assim como um oficial que recebe 5.000 (cerca de 1600 dólares) reais por mês, uma propina de 50.000 reais (aprox. 15000 dólares), também é irresistível. Temos que deixar o exército longe deste assunto.

A luta no Congresso

Eu nem estou em luta. Apenas expresso a minha opinião. Não posso desfraldar a bandeira brasileira. Recebo e-mails de pessoas me questionando sobre como posso defender o consumo de drogas no país. E eu apenas defendo a legalização das drogas porque quero acabar com o narcotráfico. Infelizmente, isto é um problema cultural.

Em

http://www.narconews.com/Issue30/artigo805.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

muito bala.. !! esse é o cara q tem consiencia!!

aqui no RS não tem desses caras...mas como eu digo,é a geração (e sempre nasce alguem com a cabeça lá na frente (caso desse cara e de outros))..

eu sei q num futuro breve, qnd a a minha geração ou bem antes.. isso tudo vai mudar!! por inquanto ainda dependemos dakeles velhos da epoca da ditadura militar!! mas em breve a geração legalize vai reina certo!! eu to fumado e bebado é quase ano novo!! espero nao ta viajando eahuihuiaehiaehuioaehiouoaehuiehuoai

[]s e feliz ano novo meus amigos!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a minha opinião é que isso não funcionaria no Brasil. O nosso país não tem estrutura nenhuma pra suportar drogas legalizadas.

uma conseqüência da legalização total das drogas seria queda nos lucros dos traficantes, em pouco tempo eles deixariam de traficar drogas, mas não estão nem um pouco interessados em perder dinheiro vão procurar outros meios ilícitos, isso pode aumentar o roubo de automóveis, seqüestros, assaltos a bancos, pirataria.. um caos total.

não estou sendo pessimista, mas deve-se pensar nos prós e nos contras.

dois pesos, duas medidas

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Me desculpa Hinom, mas eu não acho isso não...

Cara, pensa bem. De onde vem o "grosso" do dinheiro do crime organizado? Acho que é ponto pacífico que vem do tráfico de drogas ilegais, certo?

É esse dinheiro que compra armas, rádios comunicadores, telefones, carros e tudo mais que é necessário para montar a estrutura para um assalto a banco ou um sequestro. Portanto, se vc corta a grana que sustenta a estrutura, corta o problema. No caso de crimes menores, como roubo e furto de automóveis, a repressão ao criminoso funciona muito bem como medida emergencial, mas deve-se prestar atenção às questões sociais para que o problema seja resolvido definitivamente.

Além do mais, quem vc acha que realmente se beneficia com o tráfico? Eu te garanto que não é o cara que rouba carro na rua! O traficante de máscara na cara com o fuzil nas costas e quilos de pó nas narinas é tão vítima quanto eu e vc, brother! Ele é a ferramenta do verdadeiro traficante! Que faz a droga atravessar fronteiras (ou vc acha que a maconha que vende no morro é plantada no morro mesmo?), que faz com que a desigualdade social continue a mesma para que a favela continue sendo "gueto" e possa se vender o que quiser lá dentro, e que faz continuar proibidos o uso e o cultivo para que o negócio dele continue a ter sentido! Entendeu a mecânica? Quem será que faz isso tudo?

A resposta está na cara de todo mundo aí! O poder Executivo (ou como povo gosta, "os políticos") é a única instância onde pode-se quebrar esse ciclo, pois legalizando a maconha, a Souza Cruz ia vender na padaria, e se vendesse maconha na padaria eu duvído que alguém ia subir morro pra comprar. Logo, se os únicos que podem modificar essa situação - que é ruim não só pra nós que fumamos mas para todos os cidadãos que são vítimas do crime organizado - não a modificam, é sinal de que eles estão ganhando alguma coisa com isso. Os verdadeiros traficantes estão no palácio no planalto, brother! Esse ano tem eleições aí, se ninguém se manifestar a favor da legalização eu vou votar nulo, porque quem é contra, meu camarada, ou é muito burro ou é traficante, portanto não merece meu voto!

Desculpa eu discordar de vc, eu odeio discordar de alguém assim num espaço público, mas como outras pessoas vão ler isso aqui eu achei que tinha que me manifestar. É pelo engrandecimento da nossa comunidade.

Abraço pra todos do grow!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

de boa Malabares, tow ligado nisso que vc falow.

Mas não tem como a souza e cruz comercializar, se for legalizada ninguém vai querer comprar fumo industrializado cheio de química, é muito mais viável cultivar.

E tem todo o lance de interesses da indústria do petróleo, do papel e dos verdadeiros porcos que são donos do tráfico e lucram muito com isso.

Quanto à criminalidade boa parte dela é financiada pelo tráfico de drogas com certeza, mas o ponto chave é a raíz que origina a criminalidade. A resposta está na falta de educação e saúde. O que vejo os políticos fazerem hj em dia é equipar a polícia pra matar bandido e bandido matar polícia. Enquanto isso os porcos do governo roubam verbas destinadas a educação e saúde e outras áreas também que iriam para a população carente. Sem uma boa educação e saúde esse povo não tem perspectativas de vida e nesse meio são criados novos marginais, que vão morrer e matar, morrer e matar, morrer e matar.

Eles nunca vão admitir a culpa, por isso têem jogam a culpa em alguém.

E a maconha está no meio de tudo isso por interesses econômicos. A minha idéia é tirar a erva desse meio, só isso já seria um bom passo.

quando vem algum idiota dizendo que eu financio o tráfico eu digo:

"eu não financio tráfico, eu cultivo em casa o que consumo"

e ainda acrescento:

"vc também financia a violência! o imposto que vc paga serve para o seu país pagar dívidas com os EUA que pega esse dinheiro para comprar e desenvolver armas para depois apontá-las pro seu país e pedir mais dinheiro. E quem não pagar leva chumbo igual o iraq, o vietna, o golfo.."

Desculpa eu discordar de vc, eu odeio discordar de alguém assim num espaço público, mas como outras pessoas vão ler isso aqui eu achei que tinha que me manifestar. É pelo engrandecimento da nossa comunidade.

por mim pode ficar tranqüilo, esse espaço é para discutirmos mesmo, essa é a idéia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

conheço alguns traficas, afinal compro deles já a 14 anos

e acaba se conhecendo melhor uns deles

e a galera acaba entrNdo no trafico por probs sociais

e muitos deles se isolam de tal forma, q desenvolvem sindrome do panico

naum descendo do morro. e tem mais é facil, da status na comunidade, ganham num dia o q muitos naum danham num mes, e nem precisa pegar onibus pro trabalho.

muitos traficas acabam financiando sequestros, assaltos, eles emprestam armas dão munição, radios e tals

e só estão no comando por movimentar muito dinheiro

se essa grana acabar, acaba o poder

acaba o status e tals

po kra q se dane a souza cruz

como vai ser legalizado

po a gente faz uma sociedade e planta só do bom

sacow,e vende em embalagens foda ou pra tabacarias q tem aqueles potinhos de fumo pra cachimbo tipo manufaturado, premium,

sei lá

e ficamos ricos

q c acha?

legalize já

paz!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu estava lendo o DRCNet

http://portugues.drcnet.org/wol/295.html#brasileiros

e encontrei Luís Paulo Guanabara que está fazendo a sua parte na política de " drogas"

E procurando um pouco mais eu achei essa reportagem

http://www.mamacoca.org/foro%20legal/cdi_es.htm

Além disso o que eu achei curioso foi a Ata de Constituição do Psicotropicus

! Organização Não Governamental

----

!Ata de Constituição

Ata de Fundação e eleição da primeira diretoria da Psicotropicus

Aos dias vinte e cinco de julho de dois mil e três, reunidos a Rua Martins Ferreira 71, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, os que abaixo assinaram a presente ata, apresentaram-se falando das expectativas quando da fundação da Psicotropicus. Após as apresentações, discutiu-se os objetivos da nova instituição e ficou decidido a fundação da Psicotropicus, uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação aberta e pública, de caracter sócio-político, educativo, beneficente e de promoção social, que atua no campo da problemática das drogas lícitas, ilícitas e controladas, nos seus diversos aspectos, podendo operar em todo o território nacional e no exterior. Ficou definido que a sede estará localizada na Av. General Justos 275, sala 316-B, localizada no bairro do Castelo, CEP 20021-130, Rio de Janeiro, Brasil. A seguir foi sugerido a leitura e discussão do Estatuto, elaborado por uma comissão de colaboradores, tendo sido aprovado integralmente, seguindo em anexo a esta ata. Os trabalhos continuaram com a eleição do Conselho Deliberativo, do Conselho Consultivo e da Diretoria Executiva. O Conselho Deliberativo ficou constituído da seguinte maneira: Presidente: Denise Leão Corrêa, brasileira, divorciada, formada em turismo, Tesoureira: Maria de Lourdes Oroña Borges de Alecrim, brasileira, solteira, administradora

Secretária: Silvia Ramos de Souza, brasileira, solteira, psicóloga e socióloga

No mais vamos continuar torcendo para que o movimento pró cannabis no Brasil cresça cada vez mais

Link para o comentário

• Usuário Growroom
hinom escreveu

E a maconha está no meio de tudo isso por interesses econômicos. A minha idéia é tirar a erva desse meio, só isso já seria um bom passo.

Então brother! Se vc quer tirar a maconha desse meio o único caminho é legalizar! Eu só falei que a Souza Cruz ia vender por causa daquela história da Souza Cruz ter comprado os direitos da marca "Marley" e tudo o mais, mas foi só pra ilustrar, se o 100cueca quiser vender pode ter certeza que eu vou comprar a dele, que com certeza não vai ter toda a química que um "bagulho" Souza Cruz teria. Mas vamos combinar tb que é mera ilusão achar que vai dar pra competir com uma mega empresa como a Souza Cruz - Só pra se ter uma idéia, hj em dia a Souza Cruz não tem sequer um hectare de tabaco plantado, cultivado e colhido por ela. O que a empresa faz é estabelecer parâmetros estipulando desde nutrientes no solo até as datas para plantio e colheita. Esses parâmetros são passados a diversos fazendeiros diferentes, e cada um em sua fazenda faz o seu tabaco, mas do jeito que a Souza Cruz estipulou. A Souza Cruz faz isso pois seria impossível comprar e gerir toda a área necessária à produção. - E numa boa...

hinom escreveu

Mas não tem como a souza e cruz comercializar, se for legalizada ninguém vai querer comprar fumo industrializado cheio de química, é muito mais viável cultivar.

Vc acha mesmo isso cara? Uma listinha básica:

-2 lâmpadas (uma HPS e outra MH)

-refletor

-reatores

-fiação

-dutação

-transformador 110/220V

-vasos, terra e aditivos.

Isso sem contar as seeds e a conta de luz (uma HPS 400W ligada no regime 12/12 representa um acréscimo de R$ 54,72 na conta, uma MH 250W ligada em 24/7 aumenta o consumo em R$ 68,40! Fora os coolers e o timer. Esses dados são válidos aqui no Rio de Janeiro onde o KW/h custa R$ 0,38 já com os impostos, mas eu acho que não muda muito de cidade pra cidade.)

Quantos fumantes de tabaco vc conhece que plantam seu próprio tabaco? Plantar é viável pra nós que temos grana, tempo e paciência pra investir. Mas pode ter certeza que quando legalizar infelizmente a maioria das pessoas vai ficar na mão da Souza Cruz mesmo...

Hinom, de resto eu concordo com vc, mas como vc vê na minha assinatura eu acredito que a única maneira de tirarmos a erva e seu usuário da marginalidade é legalizando. Acredito tb que a legalização iria causar uma diminuição imediata da criminalidade pelos motivos que já postei aí em cima.

Abraço a todos da comunidade e muito obrigado aos que tiveram paciência de ler isso tudo. Tô escrevendo pra caralho! HAHAHA!

Valeu, fui!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

mas eu não sou contra a legalização, só estou dizendo que o melhor caminho é a conscientização.

quanto aos gastos com cultivo, eu gasto cerca de 5 reais por semestre. Só pra comprar terra adubada. As sementes vc consegue polinizando suas plantas. Tudo em outdoor claro.

pensei mais um pouco e cheguei a conclusão de que se legalizar e for industrializada o povo vai preferir comprar o cigarinho industrializado por comodismo.

eu estava vendo um documentário sobre tufões nos EUA, daí mostrou o Estado do Texas onde há muita incidência de furacões e tufões. O governo do Texas há dezenas de anos aconselha a população a construir abrigos subterrâneos, mas 99,99% dos habitantes do Texas simplesmente ignoram os conselhos e toda vez que tem furacão é a mesma coisa, cidades destruídas e gente morta.

ser humano é foda

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Realmente eh o trafico q financia td esse crime q agente tem ai... radios, armas, muniçao.... realmente cara eh mto dinheiro, podem apreender 1t de cocaina, queimar plantaçao, q sempre vai ter alguem q compre e sempre tera alguem q venda e sempre dara lucro, nao adianta, a unica soluçao eh legalizar... Os EUA na lei seca criaram o mito da Mafia, o Al Capone... hj a mafia praticamente eh inexistente... pq qualquer lugar vc pode comprar seu alcool...

E nao acho q eh soh a maconha naum, tm q legalizar tdas... O cara eh viciado em poh, ele eh doente, ele vai se tratar, ele vai na farmacia e compra a farinha dele (tarja preta obviamente)... no caso da maconha como naum eh uma droga pesada tm q ser vendida livremente...

E por falar em quimica, po eh soh v a holanda cara, la o fumo eh quimico? Claro q naum eh fumo da melhor qualidade, ao contrario desses cheio d amonia, merda d vaca, galhos, td prensado, velho, q agent compra na boca...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O cultivo é onde tudo começa eonde tudo acaba!

Libera o cultivo e o consumo e pronto...num vai ter souza cruz nem trafica pra banca nossa xinfra!!! os trafica e a indústria num vão vende pq quem vai compra se pode planta! esse eh o canal!!!

claro q vai ter uns q num vao pode plantah, mas sempre vai ter uns camarada, que em precisariam vender, nem deveriam!!! maconha de graça!!! De deus!!! pra gente fuma ateh o c... faze bicu ahuahuahuahuahua!!!!

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

esse cara é foda! só podia ser meu conterraneo mesmo,(tb o preto daki é mto bom, se ele pithulou unzinho regional se apaixonou) se ele conseguisse legalizar pelo menos a maconha eu já estaria satisfeita,e votaria nele o resto do minha vida,o ruim é que nao tem um politico desses que olhe REALMENTE pelo lado da malucada agora o resto nem me interessa. ;)

mesmo assim parabens jeferson!

ele sabe com quantos milhoes a mais a economia do brasil (e pq nao dizer do mundo?) ficaria se legalizassem a maconha....é um desperdicio de dinheiro, e empregos que poderiam ser gerados, fora as outras coisas q agente nem cita aki.

Link para o comentário