Ir para conteúdo

Grande parte de homícidios no Brasil tem relação com drogas


xango

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Grande parte de homícidios no Brasil tem relação com drogas--ONU

http://noticias.uol.com.br/inter/reuters/2...lt27u40967.jhtm

12h32 - 03/03/2004

SÃO PAULO (Reuters) - Um documento divulgado nesta quarta-feira sobre a relação das drogas com a violência no mundo alertou, em suas primeiras páginas, sobre o peso que crimes relacionados a elas tem nas cidades do Brasil.

Segundo o relatório de uma agência de controle de drogas ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), uma grande parte dos quase 30 mil homicídios cometidos no país anualmente está ligada ao consumo e tráfico de drogas. O Relatório Anual da Junta Internacional de Controle de Drogas (INCB, na sigla em inglês) afirmou ainda que crianças de rua usadas pelos traficantes para a movimentação das drogas são "frequentemente mortas por saber demais, roubar demais ou ser apanhadas no fogo cruzado entre gangues e traficantes".

O documento disse também que uma pesquisa do Banco Mundial na América Latina sobre gangues mostrou que "os grupos envolvidos no tráfico de drogas tinham maior nível de violência do que os que não estavam ligados à atividade".

A INCB destacou como positivo um maior enfoque do sistema judicial do Brasil na luta contra o tráfico e o crescente uso de penas alternativas para usuários de drogas. Apesar disso, o relatório afirmou que tais penas não são acessíveis a todos.

"Os serviços de tratamento e reabilitação oferecidos gratuitamente pelo governo ainda são limitados, e pessoas de baixa renda quase não têm acesso a essas alternativas", disse o documento do órgão, cujo objetivo é monitorar a implementação das convenções da ONU sobre drogas.

Em fevereiro, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que acaba com a prisão para os usuários de drogas. A medida ainda tem que passar pelo Senado para entrar em vigor.

Pela lei, um juiz determinará se o usuário sofrerá uma advertência verbal ou escrita ou se precisará cumprir trabalho comunitário. O magistrado poderá ainda encaminhar a pessoa a uma instituição para tratamento médico.

Atualmente, a Justiça decide a punição para o usuário, que varia de 6 meses a 2 anos de prisão. Existe também a possibilidade de multa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Com liçensa ai xango mais acho que o mesmo assunto por isso postei aqui...

ONU relaciona entre a expansão da violência e o tráfico de drogas

Irene Lôbo

Brasília - Relatório produzido pela Junta Internacional de Controle de Narcóticos (Jife), órgão das Nações Unidas, aconselha que os governos de todos os países dediquem maior atenção aos efeitos do abuso de drogas nas comunidades e cita o Brasil como “exemplo da magnitude da criminalidade relacionada às drogas”. O documento, apresentado nesta quarta-feira, relaciona consumo de drogas, criminalidade e violência urbana.

O levantamento revela que grande parte dos 30 mil homicídios ocorridos anualmente no país estão relacionados ao tráfico ou ao uso de drogas. Ainda conforme a pesquisa, os meninos de rua que trabalham para o tráfico são freqüentemente assassinados ou porque sabem demais ou porque são atingidos pelo “fogo cruzado” dos traficantes.

Foi elogiada no relatório a iniciativa do sistema legislativo brasileiro de se concentrar no combate aos traficantes de drogas e adotar penas alternativas para os usuários, uma referência ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), aprovado na Câmara dos Deputados em fevereiro, que estabelece o fim da prisão ou detenção do usuário. Mas os serviços de tratamento e reabilitação proporcionados de forma gratuita pelo governo foram considerados limitados, uma vez que excluem o acesso de pessoas com baixa renda.

A Junta pede que os governos prestem atenção aos viciados que são vítimas de violência tanto por parte do tráfico quanto pelos serviços de repressão antidrogas. O relatório afirma que os viciados estão expostos a situações em que a violência e o uso de armas de fogo é uma norma e denuncia que o número de dependentes vítimas de agressão sexual é “desproporcional”.

A entidade conclama um combate mundial contra a violência relacionada às drogas e recomenda aos governos que adotem políticas de prevenção ao abuso, combinadas com medidas sociais, econômicas e de repressão.

Para o Jife, os governos e as comunidades devem reconhecer a gravidade do problema e estabelecer programas eficazes de redução da demanda de drogas, vigilâncias das comunidades para prevenir o tráfico de drogas, oferta de tratamento aos viciados, participação da comunidade na prevenção ao uso de drogas e a criação de oportunidades de emprego. A Junta observa também que os programas devem ser sustentáveis no longo prazo para que produzam os resultados desejados.

Fonte:Agência Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...