Ir para conteúdo

Pesquisa da Oms


VERDIM

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Drogas lícitas representam grande ameaça à saúde, diz OMS

18/03/04

19:30

Por Axel Bugge

BRASÍLIA (Reuters) - A ameaça das drogas lícitas, como álcool e cigarro, à saúde é muito maior do que a ameaça das drogas ilícitas, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na quinta-feira.

O primeiro relatório do órgão de saúde mundial sobre esse assunto mostra que a dependência de álcool e cigarros tem um custo muito maior para a sociedade do que de drogas ilícitas como cocaína e crack.

O relatório "Neurociência do Uso e Dependência de Substâncias Psicoativas" mostra que a dependência de drogas é um problema crescente, especialmente em países pobres que têm crescentes taxas de consumo de álcool e de fumo.

Existem cerca de 200 milhões de usuários de drogas ilícitas em todo o mundo, o que corresponde a 3,4 por cento da população mundial, de acordo com o relatório. As drogas ilícitas respondem por 0,8 por cento dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o álcool é responsável por 4,1 por cento desses problemas e o cigarro responde por 4 por cento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

As porcentagens são baseadas em um medida elaborada pela OMS que determinar os custos que as mortes prematuras e os anos vividos com deficiências acarretam à sociedade.

O "principal fardo à saúde global se deve mais às drogas lícitas do que às ilícitas", informou o relatório.

O lançamento mundial do relatório foi feito no Brasil.

Os homens de países desenvolvidos estão especialmente vulneráveis aos problemas de saúde causados pelo tabagismo e alcoolismo.

"Os problemas sociais e de saúde associados ao uso e à dependência do tabaco, do álcool e de substâncias ilícitas requerem uma grande atenção da comunidade mundial de saúde pública", disse o diretor-geral da OMS, Lee Jong-Wook, em comunicado.

O relatório também reconheceu ser difícil curar a dependência de drogas devido às alterações ocorridas a longo prazo no funcionamento do cérebro. "Como a maioria dos transtornos psiquiátricas, a dependência de substâncias pode não ter cura, mas a melhora na eficiência dos tratamentos disponíveis tem contribuído significativamente para a recuperação", disse a diretora-assistente de doenças não transmissíveis e de saúde mental da OMS, Catherine Le Gales-Camus.

http://www.msn.com.br/noticia/noticia/defa...-DROGAS-OMS-POL

© Reuters 2004. All rights reserved.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...