Talvez isso não seja novidade para você que chapa o cabeção o dia inteiro e capota assistindo a novela, mas agora a explicação é científica. Um novo estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA descobriu que o THC ajuda, de fato, a dormir melhor.
O relatório, publicado pelo American Journal on Addictions – ou Jornal Americano sobre Dependências, em tradução livre – contou 13 maconheiros diários durante um período de uma semana, com doses orais controladas de THC de 20 miligramas administrados com hora marcada.
Os maconheiros voluntários, que receberam até 120 mg de THC por dia, tinham um questionário para completar todas as manhãs e amostras de sangue foram colhidas para medir as concentrações THC e de metabólitos ativos.
As associações entre as mudanças nas características do sono e de concentração de THC nos níveis sanguíneos foram percebidas. Os pesquisadores concluíram que as concentrações mais altas de THC à noite “foram significativamente associados com menor latência do sono, menos dificuldade em adormecer e dormir mais durante o dia, no dia seguinte”.
O estudo, financiado em parte pelo governo norte-americano, confirma o que nós sempre soubemos – a maconha é útil para tratar a insônia e outros problemas de sono.