De acordo com um novo estudo publicado na semana passada pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, a canábis pode ser um tratamento eficaz para curar pessoas com dependência de drogas pesadas, como a cocaína e as anfetaminas.
Segundo os pesquisadores, o estudo “apresenta uma revisão profunda sobre o papel undamental do SEBC (sistema endocanabinóide) na neurobiologia da dependência de estimulantes e efeitos de modulação de comportamentos de dependência”. Os estudiosos ainda afirmam “um número crescente de estudos suportam o papel crítico do SEBC e a modulação por canabinóides naturais ou sintéticos em vários aspectos neurobiológicos e comportamentais do vício nos estimulantes”.
Durante o estudo , os investigadores descobriram que “os canabinóides modulam o sistema de recompensa do cérebro intimamente envolvidos na adição e aos estimulantes, que fornecem evidências adicionais de que o sistema canabinóide pode ser considerado como um grande potencial para a descoberta de fármacos para o tratamento da dependência através de diferentes tipos de estimulantes. ”
O estudo foi conduzido na Unidade de Pesquisa de Psiquiatria do Centro Hospitalar da Universidade de Montreal , no Canadá.