Berlim pode ser a próxima cidade a tolerar a venda de pequenas quantidades de maconha. A cidade da contracultura deve rá abrir coffee shops no estilo holandês dentro dos próximos meses.
A grande maioria no conselho de Friedrichshain-Kreuzberg apoiou a medida como parte dos esforços para conter o tráfico de drogas local, relata o Sueddeutsche Zeitung. OA prefeita Monika Herrmann diz que a “política de proibição” das últimas décadas falhou. “Agora temos que pensar em soluções que fogem do comum”.
A lei alemã proíbe a venda pública de entorpecentes, mas exceções são possíveis “para fins científicos ou outros de interesse público”. O distrito de Berlim, aparentemente, quer contar com esta cláusula quando ao requerer autorização para as autoridades federais. Porém, que outras questões legais terão de ser esclarecidas, tais como quem irá manter o café e como a erva deverá ser adquirida.
A Holanda, país vizinho da Alemanha, já conta com o sistema, onde pequenas quantidades de maconha são toleradas. Ainda assim, o cultivo é proibido, mantendo o abastecimento destes coffee shops ilegais e não resolvendo o problema por completo, ainda que, sem dúvidas, tirando o mercado das mãos de pequenos traficantes e mantendo os usuários longe do crime organizado.