De acordo com os dados do estado, a média de alunos que estão fazendo a cabeça no Colorado é menor do que a de 2013.
Com a experiência pioneira de legalização, o uso de maconha entre os alunos das escolas de segundo grau do colorado parece estar em declínio
De acordo com dados preliminares de uma pesquisa realizada a cada dois anos pelo estado, a Kids Colorado Survey 2013, o primeiro ano completo com venda autorizada para adultos acima de 21, 20% dos alunos admitiram terem fumado nos últimos 30 dias e 37% admitiram o uso alguma vez na vida.
A pesquisa realizada em 2011 apontou que 22% dos alunos haviam fumado nos últimos 30 dias e 39% admitiram já terem experimentado.
Ainda num é claro se esse dado de ano após ano representa realmente uma mudança, mas os dados de 2009 sugerem uma tendência de declínio durante os anos. Naquele ano 25% dos adolescentes disseram ter usado maconha no último mês e 45% disse que já tinha fumado pelo menos uma vez na vida.
Os dados publicados nas últimas semanas pelo departamento de saúde pública do Colorado, também parecem apontar que após a regulamentação o uso entre adolescentes é menor que a média nacional.
Os resultados das pesquisas de 2013 sobre riscos de comportamentos da juventude, realizado pelos centros para controle e prevenção, demonstram que nos EUA 40,7% dos estudantes do segundo grau relataram terem experimentado a maconha e 23,4% tendo usado nos últimos 30 dias.
Os favoráveis a legalização, defendem que o uso de maconha entre menores irá diminuir à medida que o estado impor limite de idades para o comércio. Já os proibicionistas temem que a percepção de que a droga não causa danos à saúde leve a uma alta no consumo entre jovens.
De acordo com os dados publicados, a percepção de que o uso é prejudicial a saúde diminuiu. 54% tem conhecimentos sobre um risco moderado ou alto no uso da droga. Menos que os 58% apontado na pesquisas de 2011. No entanto, o uso não teve aumento.
“Mais uma vez, as críticas de que a legalização da maconha levaria o estado do Colorado às ruinas, provam ser equivocadas e sem fundamento”, declarou o diretor de comunicação do Marijuana Policy Project, Mason Tvert. “Quantas vezes ainda os proibicionistas precisam ser provados do contrário até que parem de dizer que a legalização pode aumentar o consumo entre jovens?
Tvert, co-diretor da bem sucedida campanha pela legalização disse “A queda no uso por adolescentes reflete o fato de que o estado e as autoridades locais têm muito mais controle sobre a maconha do que antes.” Ele argumenta “Nosso objetivo não deve ser querer aumentar o medo das pessoas acerca da maconha. Deve ser aumentar o conhecimento dos jovens sobre os verdadeiros danos relativos ao uso de substâncias como maconha, alcool e outras substâncias, para que possam tomar uma decisão inteligente.
Colorado e a legalização
O colorado legalizou a posse de uma onça de maconha após os residentes terem em 2012 votado a favor da initiativa que legaliza a maconha, permitindo residentes acima de 21 anos de cultivarem e poderem compartilhar com amigos em 2013. As primeiras lojas autorizadas a vender a erva abriram em janeiro desse ano.
Os estados do Colorado e Washington são atualmente as duas jurisdições onde a maconha é legal pela lei estadual. Os residentes do Alaska, Oregon e Washington DC vão votar em novembro para seguir o modelo.