O Maio Verde está chegando e várias cidades do Brasil estão organizando suas edições da Marcha da Maconha. Ao todo, mais de 26 municípios tem eventos confirmados ao longo do mês. Confira alguns bons motivos para vestir a camisa e ir às ruas.
1- Saia do armário
Muita gente, mas muita mesmo, fuma maconha. Entretanto, só uma pequena parcela desse contingente assume publicamente o uso da erva. Cada um tem os seus motivos para não dar pala e eles devem ser respeitados. Mas não dá pra negar que o maior empecilho contra a legalização da maconha é a cortina de fumaça (não é marofa) que envolve o tema.
Quanto mais gente fala sobre o assunto e marca presença nos eventos, mais a se desmistifica o uso da cannabis. A guerra contra a maconha é uma guerra moral, e a maior arma contra o preconceito é o conhecimento.
2- Pelos presos e mortos na guerra às drogas
O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo. Dessas, cerca de 200 mil pessoas (27% do total de presos) estão atrás das grades acusadas de terem ligação com o mercado das drogas. Esse ano, o tema da Marcha da Maconha em São Paulo é “Pela liberdade d@s noss@s pres@s, em memória aos noss@s mort@s — Legalize”.
Nos últimos meses, vários cultivadores foram detidos e a polícia tem fechado o cerco cada vez mais. Pela liberdade de gente como Ras Geraldinho, Flavio Dilan e outros jardineiros que nunca pegaram em uma arma, mas são tratados como traficantes pela lei, vale tomar as ruas.
3- Cultura
Além das marchas em si, rolam vários eventos paralelos durante o Maio Verde. Durante a concentração para a caminhada, costumam acontecer aulas públicas e performances artísticas. Além disso, outros movimentos (feminismo, anticapitalismo, LGBT) enriquecem os blocos da Marcha. Para 2016, é esperado que aconteçam vários eventos em apoio á marcha e pelo debate sobre a legalização, alem de festas e shows, fiquem ligados.
4- Conhecer gente
Maconheiros do Brasil: uni-vos. As marchas são uma ótima oportunidade para socializar e conhecer gente nova, além da possibilidade de trocar uma ideia com milhares de pessoas que está ali pelo mesmo motivo que você, ou não. Aproveite para perguntar.
5- Garantir as próximas edições
Durante os oito anos em que a Marcha da Maconha acontece no Brasil, o evento enfrentou muita repressão social e política até chegar onde está. Depois de algumas prisões e proibições infundadas, o poder público reconheceu a legalidade da Marcha, em 2011.
Nessa trajetória de altos e baixos, o apoio do público é essencial. Confira as datas do eventos, convide os amigos. O Maio Verde está chegando!