Cultivadores do mundo todo sempre cobiçaram as espécies de cannabis vencedoras em copas ou as mais populares na região onde moram. A maconha (como tudo no mundo) também tem suas modinhas e tendências particulares e, desde a popularização do cultivo nos anos 60, existe o fenômeno da ‘gourmetização’ das certas variedades.
Os clones de elite são espécies exclusivas que só existem como fêmeas ou mudas. Essas variedades não produzem sementes, porque a combinação com uma planta macho alteraria suas características. Na prática, os clones de elite são resultado de longos processos de seleção, apesar de existirem muitas lendas a respeito da origem dessas plantas.
As strains de elite mais famosas, que só existem na forma de mudas ou sementes feminizadas, são admiradas em todo o mundo. Nomes como 707 Headband, Afgooey, Blue Dream, Bubba Kush, Caboose, Chemdog, Sour Diesel, Girl Scout Cookies, Green Crack, OG Kush, Purple Urkel,Salmon Creek Big Bud, San Fernando Valley OG,Skywalker OG, Strawberry Cough, Trainwreck e a preferência nacional, Cinderella 99 (campeã de duas copas Growroom) tem uma coisa em comum: são produto de plantas femininas com características excepcionais, algumas até anormais, que tiveram suas mudinhas conservadas com todo o carinho.
O problema da reprodução via mudas é o risco de alterações genéticas. Assim como os cães, essas strains ‘de raça’ começam a demonstrar problemas depois de várias gerações, perdendo as características que a tornaram famosa. A parte boa é que, se as plantas mãe sobrevivem por um longo tempo, e as descendentes tem vida curta, a strain pode manter suas propriedades originais durante muitos anos.
Outro fato curioso sobre as variedades de elite é o aumento da procura por elas nos últimos anos. Esse boom pode ser explicada pela popularização da internet. Entre 2005 e 2010, poucos cultivadores sabiam dessas variedades, que só estavam disponíveis a um círculo seleto de maconheiros. A partir da virada da década, fóruns como o Growroom democratizaram a informação sobre o cultivo canábico, aumentando a demanda pelas ‘maconha gourmet’.
Com informações de Cañamo.net
Quer saber mais sobre sementes e variedades? Participe do nosso fórum: growroom.net/board