Indice do post
ToggleAprender como fazer clones de Cannabis é uma maneira simples de cultivar sem precisar de sementes. É claro que você vai precisar de uma planta inicial para clonar, porém depois da clonagem não vai mais precisar de seeds.
É por isso que cada vez mais growers estão apostando nos clones para não precisar comprar sementes de maconha, que as vezes pode gerar alguns problemas ou custar caro.
Além disso, ao fazer clones de Cannabis é possível saber previamente que vai ter uma planta fêmea. E ela também vai ter as mesmas características da outra planta, então é uma maneira de perpetuar as strains favoritas.
Porém, o processo de clonagem das plantas de maconha também tem alguns desvantagens. Neste post, você vai saber quando fazer clones, como fazer passo a passo e também qual optar: clones ou sementes.
O que são clones de Cannabis?
Você provavelmente já pediu uma “mudinha” de uma planta que queria muito para alguém que tinha um pé daquilo. Os clones de Cannabis nada mais são do que pequenas mudas que ainda não estão enraizadas.
Esses clones, que podem ser chamados de estáquias, são mudas retiradas de uma planta já grande e fêmea. O objetivo é ter novas plantas idênticas sem precisar começar a partir de uma semente.
Mas não basta apenas tirar a muda não. Antes de colocar esses clones no substrato para cultivo de Cannabis, eles precisam criar raízes. E é isso que você vai aprender aqui.
Quando clonar as plantas de Cannabis?
Então, vamos dizer que você tem uma planta de Cannabis e quer fazer um clone dela para aproveitar e não precisar de sementes. Primeiramente, é importante saber que a clonagem deve ser feita no período vegetativo, e nunca na floração.
Alguns growers mais experientes, que desejam perpetuar uma mesma genética, chegam a manter uma planta-mãe em estágio vegetativo permanente para faze clones.
Porém, quem cultiva em casa pode fazer isso com a planta que tiver e que sabe ser de uma boa procedência e do sexo feminino. O ideal é fazer isso com uma planta que esteja saudável e que tenha pelo menos dois meses de vega.
Vantagens de fazer clones de Cannabis
- O clone é uma cópia exata da planta mãe. E isso inclui o sexo. Assim, você terá certeza que todas as mudas serão fêmeas.
- Não haverá mais necessidade de gastar dinheiro comprando sementes.
- Gostou de uma strain? Faça clones dela e aprenda a cultivar ela ainda melhor conhecendo todas suas características e sabores.
- Uma planta mãe pode ser mantida em estado vegetativo, em teoria, por muitos anos. Você pode tirar dezenas de clones a cada poda, e com isso criar dezenas de novas plantas através de uma só se quiser e tiver como fazer isso.
- Clones de Cannabis já são mudas e, portanto, vão gerar um cultivo mais rápido do que a partir das sementes.
Desvantagens de fazer clones de Cannabis
- Os clones podem são mais sensíveis e menos resistentes do que as plantas oriundas das sementes.
- Eventuais problemas de uma planta-mãe também vão aparecer nos seus clones.
- Não dá para armazenar um clone igual uma semente até a hora de ir pra terra.
Como fazer clones de Cannabis: clonagem passo a passo
Bora aprender passo a passo como fazer clones de Cannabis com esse fototutorial? Certifique-se de que sua mão esteja limpa, coloque uma luva e bora clonar!
Mas antes disso deixa eu dizer o que você vai precisar além da planta em estágio vegetativo:
- Tesoura ou navalha.
- Meio de enraizamento (Pode ser cubos lã de rocha, vermiculita, água).
- Bandeja para armazenar os clones.
- 24 horas de luz nos clones.
- Umidade de 80%ºC.
- Cúpula ou recipiente com tampa como da imagem.
- Hormônio de enraizamento (se preferir).
Como enraizar os clones de Cannabis
Para que os clones de Cannabis criem raízes, eles precisam passar por um meio de enraizamento antes de irem para o solo. Além disso, eles necessitam de 24 horas de luz, uma umidade relativa de 80% com temperatura de 25ºC.
Meios de enraizamento são facilmente encontrados em growshops ou lojas de jardinagem. A lã de rocha é a mais utilizada, inclusive aqui nesse fototutorial. Trata-se de uma rocha derretida que foi girada em um fio fino e possui excelente fluxo de ar e retenção de umidade.
Se você estiver usando cubos de qualquer tipo, precisará investir em uma bandeja para os clones e também uma cúpula.
Resumidamente: os clones vão para os cubos, os cubos para as células da bandeja, e tudo isso fica em uma bandeja que retém água. Para manter a umidade, certifique-se de usar uma cúpula sobre sua bandeja, e você pode até usar um tapete térmico.
Cultivar com clones ou cultivar com sementes?
Assim como em outros assuntos relacionados ao cultivo, não tem resposta correta. Os clones de Cannabis podem facilitar no quesito comprar sementes de maconha. E, também, em outras vantagens que já mencionamos.
Resumidamente: a clonagem facilita o trabalho para quem quer manter uma mesma genética, ter certeza de plantas fêmeas, etc.
Já as sementes também têm suas vantagens e a grande verdade é que não dá para fazer clones sem começar com uma planta vinda das sementes. Então, que tal aproveitar os dois universos para saber qual o melhor para você.
Comece com as seeds, e se gostar da planta faça alguns clones e cultive eles. Se não achar a experiência tão legal é só voltar a plantar com as sementes.