Indice do post
ToggleQuem navega na internet atrás de informações sobre cultivo de maconha sempre se depara com um PC Grow. É que tem cada vez mais growers utilizando CPUs ou gabinetes antigos de computador, como preferir, para fazer o próprio PC Grow que é um cultivo caseiro de Cannabis ali dentro desse ambiente.
Ou seja: uma desculpa muito utilizada por quem não cultiva sua própria maconha é que não tem espaço para isso. Porém, já está na hora de arrumar uma nova, pois essa não cola mais.
Alguns cultivadores utilizam CPUs antigas de computador como Micro Grow, os famosos PC-Grow, enquanto outros apostam em armários velhos, pias, ou outros espaços. O importante é ou pegar luz do sol, ou ter condições de receber lâmpadas para cultivar maconha. E claro, capacidade para uma ou mais plantas. A criatividade não precisa ter limites neste caso, e qualquer ideia pode vir a ser ser boa para um grow.
Por que cultivar Maconha em um PC Grow?
Você deve estar se perguntando porque investir PC Grow, já que um grow em espaço pequeno irá render menos Maconha do que um cultivo indoor ou outdoor normal. Mas a verdade é que existem diferentes motivos para se pensar em ter um PC Grow para cultivar maconha principalmente para quem ainda não planta e quer começar.
PC Grow e ambientes pequenos tem menor investimento
Cultivando em um PC Grow ou em espaços pequenos para cultivar, o investimento com equipamentos para cultivo será menor também. Isso porque a iluminação exigida para uma planta ou duas não vai ser a mesma do que a exigida para que várias plantas rendam em uma estufa de cultivo.
Na prática isso representa menor investimento em lâmpadas, energia, mas também em outros equipamentos necessários para montar um grow. Resumidamente, o seu investimento no PC Grow também será micro se comparado ao que teria com um cultivo maior.
Cultivar em um PC Grow pode ser mais fácil para um iniciante
Se você está pensando em começar a cultivar, um PC Grow pode ser uma ótima alternativa. Afinal, cuidar de um espaço menor de cultivo, com menos plantas, é bem mais fácil do que controlar um espaço maior, principalmente quando não sem tem total conhecimento. Em um espaço pequeno é possível observar melhor o desenvolvimento das suas plantas, ver de perto seu crescimento ou deficiências a serem corrigidas.
Porém, existem algumas técnicas que vamos explicar em seguida que são necessárias para que esse cultivo no Micro Grow se desenvolva o máximo possível. Para quem é iniciante isso é importante também, pois já se conhece alguns métodos que vão ser aplicados em cultivos maiores depois também.
PC Grow é mais discreto
Somente por ser menor um PC Grow já é mais discreto. E é por essa característica que muitos apostam nele para cultivar. Um ambiente pequeno como o PC Grow é ideal para quem mora com outras pessoas, tem filhos, recebe muitas visitas, ou simplesmente precisa manter o cultivo seguro. O PC Grow geralmente fica em um local pequeno e pode ficar fechado caso tenha uma saída de ar.
Mais do que isso, ele pode ser a solução definitiva para quem não tem realmente espaço em casa para cultivar. Já existem muitos cultivadores que tinham o mesmo problema de falta de espaço, e que hoje colhem flores nestes pequenos ambientes.
Treinamentos e técnicas para cultivar em um PC Grow
Quem nunca viu um PC Grow cultivando plantas de Maconha provavelmente se pergunta como elas crescem em um espaço pequeno sem ficarem sufocadas. Para permitir que as plantas se desenvolvam corretamente em pequenos ambientes se faz necessária a aplicação de algumas técnicas que também são utilizadas em outros cultivos indoor, mas que se são mais importantes ainda neste caso.
Esses treinamentos e podas vão ajudar a orientar o crescimento das suas plantas, permitindo que elas se ramifiquem para os lados, e não somente para o alto. Assim elas aproveitam corretamente o espaço disponível. Além disso, como já falamos anteriormente, fazer isso vai ampliar seus conhecimentos para técnicas que podem ser utilizadas também em cultivos maiores futuros.
Scrog
Você já deve ter visto essa técnica sendo aplicada em algum cultivo indoor. A utilização do Scrog é muito comum em ambientes internos, pois ajuda em um crescimento horizontal dos ramos. O Scrog consiste na colocação de uma espécie de malha formando uma tela quadriculado que irá forçar as plantas a crescerem para os lados. Com o Scrog a altura da planta é controlada e todas as pontas recebem a mesma luz. Essa é uma ótima maneira de controlar o crescimento das plantas uniformemente se elas estão sendo cultivadas ao mesmo tempo neste Micro Grow.
Existem casos de growers que aplicaram a técnica de forma bem diferente mesmo, e obtiveram bons resultados em espaços pequenos.
Treinamento de Baixo Estresse (LST)
O LST, ou Treinamento de Baixo Estresse também é uma forma de treinar suas plantas para que elas se ramifiquem horizontalmente, e não somente para cima. E também uma técnica simples, que não exige nenhum investimento. Basta amarrar os galhos com uma cordinha forçando eles para o laudo de fora da planta através de uma torção, mas tomando cuidado é claro para não quebrá-los. Procure regar 24 horas após o primeiro Scrog para reduzir o estresse.
Poda Fim e Topping/Apical
Podas também pode ser importantes para que as suas plantas não se desenvolvam somente em direção ao alto, mas aproveitem todos os espaços. A poda topping ou poda apical consiste no corte da gema apical inteira. Isso é, a principal estrutura central da planta logo após as primeiras ramificações.
Já a poda FIM, é feita um pouco mais acima, não cortando a gema apical inteira, mas somente parte dela. As duas podas podem ser muito úteis para incentivar que as plantas cresçam com mais ramificações, adquirindo espaço para os lados também e não somente para cima.
Escolhendo a genética certa para cultivar em um PC Grow
Se for possível, é bom escolher optar por determinadas genéticas na hora de cultivar em pequenos ambientes. Porém, se você quer cultivar com sementes de prensado no seu Micro Grow vá em frente. Nós já publicamos um texto que ensina a encontrar sementes germináveis no seu prensado. Se for esse o seu caso, torça para sua prenseed ser de predominância Indica.
As plantas Indicas crescem menos do que as Sativas. Segundo o banco de sementes Sensi Seeds que recomenda Northern Lighs e Hindu Kush para pequenos espaços, as plantas Indicas crescem cerca de 50 a 100% durante a floração. Já as Sativas podem aumentar de 200 a 300% em altura neste período. Isso faz com que uma variedade seja melhor do que a outra para o seu Micro Grow.
Outra boa opção neste caso, e tendo a possibilidade, é apostar em plantas autoflorescentes, as famosas automáticas. Elas não costumam crescer muito, e também entram na floração mais cedo, e sem a dependência da exposição à luz. Por essas características, as plantas auto acabam sendo mais rápidas de serem cultivadas, e também mais fáceis para growers iniciantes, além de serem ótimas para pequenos espaços.
Iluminando o seu PC Grow e colocando as plantas em floração
Assim como qualquer cultivo indoor, um PC Grow vai necessitar de luz para simular o ambiente externo. A diferença é que neste caso a quantidade e a potência da iluminação podem ser menores. Afinal, além de menos plantas do que uma estufa maior, em um ambiente pequeno é preciso ter cuidado com a distância entre as lâmpadas e as plantas. E principalmente, evitar que esse espaço menor fique superaquecido e consequentemente queime as plantas. Lâmpadas e painéis de LED podem ser uma solução para evitar que a temperatura interna suba tanto.
A exposição à luz também é importante caso as suas plantas tenham atingido uma altura máxima durante o período vegetativo. Neste caso é possível forçar a floração mudando do tempo de luminosidade ambiente de 18 horas para 12/12. Entenda mais sobre o fotoperíodo da Maconha e como fazer sua planta florir quando ela atingir não tiver mais espaço para crescer.
Água e ar em um pequeno cultivo
Se o objetivo é ter um PC Grow ou um cultivo menor justamente por ser mais discreto, então isso não vai evitar que você instale uma saída de ar para que ele circule e se renove nesse espaço. Isso serve para o cheiro e também para que o ar quente saia e assim as plantas não fiquem quentes. A instalação de um ventilador dos próprios computadores mais antigos (CPUs) pode servir. Tanto ar quanto água são importantes em qualquer cultivo, mas neste caso exigem alguns cuidados especiais.
As plantas de um Micro Grow costumam exigir mais água do que em um cultivo maior porque as raízes têm menos espaço para se desenvolver e acabando secando mais rápido. Instalar um sistema de irritação que permita que a água chegue na parte inferior das plantas é importante.
Use a criatividade e crie seu PC Grow
Como deu para perceber ao longo do texto, fazer um PC Grow pode ser a maneira mais fácil de começar a cultivar. Para quem não tem muito dinheiro, espaço, ou até mesmo tempo para cuidar de várias plantas é a solução ideal. Tem gente cultivando em pequenos ambientes dos mais variados, usando a criatividade para pensar em espaços onde deixar as plantas. Com tanta imaginação já surgiram ideias ótimas, e muitas delas podem ser acompanhadas no fórum do Growroom.