Indice do post
ToggleO terpinoleno, também chamado de alfa-terpinoleno e abreviado como TPO na literatura científica, está presente em plantas coníferas, que dominam as áreas tropicais do planeta -, e pode ser considerado o terpeno menos encontrado na Cannabis. Ele está presente em uma quantidade pequena e em algumas genéticas mais específicas de maconha como veremos a seguir.
Usado em sabonetes, loções e perfumes, o aroma do terpinoleno é mais complexo do que o do linalool, por exemplo, que tem cheiro de flor, ou limoneno, que traz o aroma cítrico. O terpinoleno apresenta camadas de aromas, que vão do cítrico ao herbáceo com toque floral e de pinheiro, sempre trazendo uma sensação de frescor.
Apesar de não estar muito presente na maconha, esse terpeno é encontrado em frutas e alimentos que estamos acostumados a consumir no Brasil. A maçã é um exemplo, embora seja também muito utilizada para fumar quando acaba a seda.
Características e onde encontrar o terpinoleno
Aroma: Fresco, floral.
Fórmula Molecular: C10H16.
IUPAC: p-Mentha-1,4-dieno
Encontrado também: Noz Moscada, Sálvia, Alecrim, Cominho, Maçã, Camélia.
Terpinoleno está mais presente em strains ricas em THC
Parece ser mais comum em variedades com alto teor de THC, sendo raro em Cannabis que expressam alto teor de CBD. Fica a dica para quem está cruzando genéticas, cruzem mais variedades ricas em CBD com variedades ricas em terpinoleno. E parece ser mais comum em plantas que crescem como Sativas do que como Indicas. Em torno de dez variedades de Cannabis apresentam esse como o terpeno dominante.
- Golden Pineapple.
- XJ-13.
- Ghost Train Haze.
- Clementine.
- Jack Herer .
- Durban Poison, em torno de 20% de terpinoleno.
Uso medicinal desse terpeno
Pesquisas indicam que o terpinoleno pode auxiliar no tratamento de câncer, doenças cardiovasculares e ansiedade, mas ainda não há evidências científicas para comprovar estas sugestões e mais pesquisas são necessárias. Como um óleo essencial, ele pode ter qualidades antibacterianas e antifúngicas, de acordo com um estudo de 2005 – o que pode ser outro motivo, além de seu aroma fresco, ser um aditivo comum em sabonetes e produtos de limpeza.
Outra pesquisa sugere que pode ajudar a repelir pragas como mosquitos e gorgulhos. Um estudo turco de 2013 realizado em animais explorou uma possível conexão entre o terpinoleno e a destruição de células cancerosas . Os pesquisadores escreveram: “Nossas descobertas demonstram claramente que o TPO é um potente agente antiproliferativo para células tumorais cerebrais e pode ter potencial como um agente anticâncer, que precisa ser mais estudado”
- Antifúngico e antibacteriano.
- Sedativo.
- Analgésico.
- Alívio Gastrointestinal.
- Repelente de Insetos.
Texto por Renata Lopes