Indice do post
ToggleO Careno, também chamado de alfa-careno, é mais um terpeno encontrado na maconha com poderes medicinais e particularidades que envolvem até a famosa boca seca após o baseado. Esse monoterpeno bicíclico tem cheiro doce, forte e pungente, parecido com o de limão, almíscar e pinho.
É encontrado abundantemente na natureza, presente em varias ervas aromáticas como pimenta da Jamaica, alecrim, manjericão e em madeiras como cedro e pinho.
Presente em óleos essenciais, geralmente extraído de pinheiro, o Careno é usado nas indústrias de perfumes e cosmética por sua propriedade de extrair líquidos. Por esta mesma propriedade, está relacionado ao efeito de boca seca causado pela Cannabis conforme veremos a seguir. Além disso, o Careno é um terpeno com poderes medicinais específicos para a região óssea conforme veremos a seguir.
Características desse terpeno
Aroma/ Sabor: Limão e Pinho
Fórmula Molecular: C10H16
IUPAC: (+)-delta3-Carene
Encontrado também: Pinheiro / Almíscar / Terroso / Pinheiro
É o Careno que deixa a boca seca após uso de maconha?
A resposta para essa pergunta é mais complexa. Isso porque na verdade existem diferentes fatores que explicam a boca seca. Além da questão envolvendo o Careno, a glândula salivar é repleta de receptores para os canabinóides da maconha. Essa glândula, quando em contato com o THC, recebem menos estímulos e por isso produz menos saliva.
Além disso, o Careno tem a capacidade de remover fluídos do corpo, incluindo a saliva. Quando as genéticas contém mais Careno, logo a boca tende a ficar ainda mais seca e isso torna esse terpeno controverso entre os usuários recreativos.
Uso do Careno para tratar problemas ósseos
O Careno, segundo pesquisas, tem se mostrado eficaz para problemas ósseos. Estudos sugerem que, junto com a ação anti-inflamatória, esse terpeno pode acelerar a cicatrização, o reparo e o crescimento ósseo, especialmente em casos de desnutrição ou lesões. Um estudo comparou os efeitos de muitos compostos naturais diferentes na formação óssea, descobrindo que o careno estimula fortemente o crescimento e a mineralização das células ósseas.
Embora os mecanismos bioquímicos ainda não sejam compreendidos, a atividade do careno no metabolismo ósseo pode em breve ser aproveitada em suplementos dietéticos e mesmo em novos medicamentos. Outro estudo recente sobre a medicina tradicional chinesa confirmou a eficácia de um óleo essencial da planta Gynura procumbens, usada tradicionalmente para o tratamento de lesões e pancadas.
Este óleo contém pineno, careno e limoneno foi testado em ratos para avaliar seus efeitos anti-inflamatórios e anti-nociceptivos (ou seja, redução na capacidade de perceber a dor), com resultados notáveis. Cada um dos três ingredientes foi capaz de inibir a inflamação induzida, enquanto o Careno também atuou como analgésico. Dada sua capacidade de reduzir a inflamação e minimizar a dor nas articulações, o próximo desafio será investigar se e como esse terpeno pode ser incluído no tratamento de traumas ou condições como a artrite.
O significado médico desses resultados somado à atividade de cura óssea já comprovada em laboratório dos canabinóides, confirmam a potencialidade do efeito de entourage como ponto central na medicina da cannabis. Junto com o CBD, o famoso Canabidiol e THC e outros compostos da planta de Cannabis, o Careno pode se tornar parte de uma estratégia de prevenção e tratamento para a osteoporose e outras condições, como artrite, bursite, fibromialgia e outras.
Candidato ao uso farmacêutico como anti-histamínico e em produtos relacionados a excesso de menstruação e produção de muco, apresenta ainda ação antifúngica.
Potencial terapêutico
- Anti-inflamatório.
- Analgésico.
- Antifúngica.
- Cicatrização óssea.
- Aumento do foco e concentração
Strains ricas em Careno
Quer plantar a própria maconha rica em Careno em casa para ter o próprio remédio para problemas ósseos? Veja as genéticas que contém maior abundância desse terpeno.
- AK-47
- Arjan’s Ultra Haze
- Jack Herer
- OG Kush
- Super Lemon Haze.