Indice do post
TogglePrimeiramente, fique calmo(a). Por mais que não seja legal que seu cachorro comeu maconha, isso é algo que infelizmente pode acontecer e já aconteceu com várias pessoas. É que seja por curiosidade ou travessura, cachorros, gatos e até mesmo outros bichos podem adorar roubar um pouquinho de erva para experimentar.
Porém, isso pode trazer alguns riscos também dependendo da quantidade ingerida. Portanto, é importante saber o que fazer se o seu cachorro comeu maconha e as mesmas técnicas podem servir também para gatos e outras espécies.
Maconha e animais: o que acontece quando um animal usa Cannabis
O mais importante que você tem que saber é se o seu cachorro comeu maconha dificilmente ele vai morrer, a não ser que seja uma quantidade absurda. Isso porque a maconha pode inclusive ser utilizada de forma medicinal em vários animais, inclusive cães e gatos. É que a maioria dos animais também possui um sistema endocanabinóide que se conecta com os canabinóides da planta quando entram em contato com ela. Mas esse uso veterinário é feito através de óleos feitos a partir da Cannabis e não dando maconha para eles comerem.
Isso significa também, que várias doenças que ocorrem em humanos e em animais também podem ser tratadas com maconha, o que mostra que ela não é exatamente uma vilã dos animais. Pelo contrário, ela pode ser benéfica quando administrada corretamente por um veterinário, podendo ajudar em tumores, infecções, ansiedade, dores reumáticas e vários outros problemas.
Inclusive, a regulamentação do uso veterinário e produtos de CBD próprios para cães está sendo cada vez mais debatida ao redor do mundo.
Diferenças que devem ser observadas quando algum animal come maconha
Meu cachorro comeu maconha, e agora? Antes de obter a resposta é preciso diferenciar o que foi que ele ou o gato comeu. É que a 25g de maconha prensada pode ter o mesmo tamanho de uma flor de maconha cultivada naturalmente. Só que a flor vai ter uma potência bem maior de canabinóides, como THC e CBD.
Já o prensado, além de ser mais duro para ser digerido pelo estômago do animal, também possui até mesmo fungos e outras sujeiras que podem não fazer nada bem no corpo do animal.
Além disso, é muito comum com growers que o cachorro ou gato comam as folhas das plantas de maconha. As folhas, com exceção daquelas próximas às flores ou bem resinadas não vão deixar seu bichano tão mal quanto se ele comer os buds em si ou um bom pedaço de prensado.
O que fazer se o cachorro comeu maconha?
A primeira coisa a se fazer é verificar quanto o cachorro comeu de maconha. Se for uma quantidade mínima talvez não aconteça nada ou ele apenas fique um pouco cansado. Porém, se for uma grande quantidade, de prensado por exemplo ou várias flores, é necessário tomar cuidado, pois podem ocorrer efeitos mais nocivos.
As diferenças de idade, estado de saúde e tamanho do corpo são alguns dos fatores que podem levar a diferentes toxicidades. Cachorros maiores podem aguentar mais Cannabis do que cachorros pequenos.
Observe quanto ele comeu e como ela está se sentindo. Geralmente, quando estão sob efeito forte da erva, eles ficam desorientados, com dificuldades para caminhar, confusos, e até mesmo chorando ou uivando. As pupilas também ficam dilatadas. Se perceber que seu cachorro, gato ou outro animal de estimação comeu maconha e está com algum desses efeitos é melhor procurar um veterinário para ajudar. É importante também hidratá-lo e tranquilizá-lo.
Em casos em que a quantia de Cannabis foi muito alta podem ocorrer até mesmo convulsões, vômitos e outros efeitos colaterais.
Principais sinais de que o cachorro comeu maconha
Se você não estava em casa, mas acha que seu cachorro comeu maconha, fique de olho nos sintomas citados acima: pupilas, desorientação, sede, etc. Dê uma olhada na sua maconha, veja se foi mordido algo, se tem farelos nos dentes, ou algum outro sinal de que ele utilizou Cannabis. A sede pode ser uma boa forma de observar também para saber como agir.
Como evitar isso
Para evitar esses acidentes que podem ser prejudiciais para o seu(sua) amigo(a), aprenda a guardar bem a sua maconha em um pote de vidro, não deixando ela facilmente acessível após bolar, por exemplo. É importante também manter o grow fechado, tanto por segurança e cheiro da maconha, quanto para evitar que algum animal entre para comer suas folhas e flores. O mesmo vale para hash, cigarros, etc.
Dicas para ajudar seu animal que comeu maconha
- Se ver que ele(a) está mal fale imediatamente com um veterinário. Não procure respostas prontas na internet se ver que ele está mal, procure ajuda profissional de verdade.
- Se ele(a) estiver relativamente bem, o coloque em um lugar confortável e fique próximo(a).
- Dê bastante água para que ele possa ir eliminando o THC na urina.
- Deixe-o descansar se ele estiver muito “lombrado” e novamente deixe água e comida por perto para quando despertar.