Maconheiros são pessoas conhecidas normalmente por serem da paz, quando fumam seus baseados, ficam tranquilos e de bem com a vida. Enquanto algumas pessoas que bebem álcool se tornam violentas. É muito mais comum ver pessoas bêbadas brigando, do que uma treta entre maconheiros. É ou não é?
Para acabar com o mistério, pesquisadores da União Europeia avaliaram se o consumo de álcool ou cannabis eleva a “agressão subjetiva” em consumidores dessas substâncias. O estudo científico, revisado por pares, foi publicado na última edição do periódico psicofarmacológico Springer Science.
Para realizar o estudo, os cientistas reuniram um grupo de usuários regulares de álcool e um grupo de usuários regulares de cannabis, além de um grupo de controle. Cada grupo recebeu doses de álcool ou cannabis e em seguida participaram de duas tarefas laboratoriais que induziam a agressividade. Os níveis de agressividade foram medidos antes e depois das tarefas, através de um medidor VAS 100mm que começa em ‘nem um pouco agressivo’ e termina em ‘muito agressivo’.
Além disso, amostras de sangue foram retiradas antes dos participantes receberem as doses e depois deles realizarem as tarefas; afim de medir os níveis de testosterona e cortisol, hormônios que são associados ao aumento da agressividade.
Álcool x Maconha
+ Motoristas chapados fazem teste de direção
Ao final dos testes, os pesquisadores concluíram que o consumo de álcool elevou os níveis de agressividade, enquanto a cannabis diminuiu. Nada que todo mundo já não soubesse, mas é sempre bom comprovar cientificamente.