Indice do post
ToggleO chá de ayahuasca é conhecido por sua capacidade psicoativa/enteógena e seu uso é feito em rituais xamânicos ou da doutrina do Santa Daime.
Ao contrário da maconha, essa bebida é legalizada no Brasil para uso religioso e é bastante buscada por quem quer ter uma ascensão espiritual e um autoconhecimento interno maior.
Além disso, o chá de Ayahuasca tem se mostrado ótimo no combate à depressão, tanto na superação de traumas quanto para se libertar de hábitos nocivos.
Mas você sabe como o chá de ayahuasca é preparado? Quer saber mais sobre o uso dessa bebida e seus efeitos no corpo? Então confira a seguir!
O que é e como é feito o chá de ayahuasca?
O chá de ayahuasca é uma bebida enteógena, ou seja, que induz ao estado xamânico, ao estado de êxtase.
Ela tem o potencial de ampliar nossa capacidade de análise do ambiente e de nós mesmos, gerando reflexões de autoconhecimento e o acesso ao nosso subconsciente.
Por ser utilizada com fins ritualísticos e espirituais, ela não é considerada alucinógena, como a psilocibina dos cogumelos, mas sim enteógena que traz uma reflexão interior.
O chá é produzido a partir da mistura de duas ervas diferentes: o cipó de mariri, também conhecido como Jagube (nome científico: Banisteriopsis caapi) e as folhas de chacrona (nome científico: Psychotria viridis).
Essas duas ervas são maceradas e cozidas até liberarem o potencial psicoativo.
Essa bebida tem registros ancestrais, sendo utilizada em pelo menos 70 etnias indígenas diferentes, inclusive na floresta Amazônica do Brasil até o Peru. Hoje em dia, a bebida está presente em diferentes lugares do mundo.
Para que serve o chá de ayahuasca?
Atualmente, o chá de ayahuasca é utilizado de maneira ritualística em diversas religiões, como forma de expandir a mente, alcançar a evolução espiritual e promover o autoconhecimento.
A bebida alucinógena tem o potencial de ativar a área da visão e da memória, segundo estudos da UFRJ.
A religião que mais utiliza esse chá é a Igreja de Santo Daime, porém, ele também pode ser usado por pessoas do candomblé e outras vertentes xamânicas.
É possível comprar o chá?
Não é possível comprar o chá de ayahuasca. A comercialização e a propaganda deste chá são proibidas. No Brasil, ele é permitido apenas para fins religiosos e quem produz são centros específicos para isso.
Por exemplo, você não irá encontrar essa bebida à venda na internet ou em lojas de ervas.
Isso porque o chá é de caráter ritualístico e promove uma experiência intensa, sendo necessário o acompanhamento de xamãs durante o seu uso.
A forma mais comum de tomar o chá de ayahuasca é comparecendo a algum centro espiritual das religiões que usam a bebida em seus rituais.
O chá foi incorporado principalmente na doutrina do Santo Daime, que teve início no meio da Floresta Amazônica com o Mestre Irineu, e se perpetuou até hoje sendo encontradas igrejas em todo o país e em diversas cidades.
Inclusive, por algum tempo, a Cannabis foi aceita dentro dos rituais de Santo Daime, algo que mudou posteriormente com a repressão maior com a planta.
Tanto em rituais xamânicos quanto do Santo Daime será necessário conversar com alguém da casa mais experiente para saber como funciona o ritual e quais os requisitos. Essas pessoas também são responsáveis por auxiliar durante a experiência.
Alguns centros cobram um valor de contribuição para a produção da bebida, que geralmente é opcional, pois a ideia é que todos possam ter acesso à sua cura.
Se você quer experiemntar, procure nos centros religiosos da sua cidade.
Como é a preparação para o ritual de ayahuasca?
Um dia antes do trabalho espiritual com ayahuasca, o indivíduo não deve comer nenhum tipo de carne, incluindo frango e peixe, embora isso não seja uma regra seguida por todos.
É importante evitar o consumo de qualquer proteína, seja animal ou vegetal. Isso vai evitar vômitos e náuseas. O vômito pode ser comum nas primeiras vezes e doses.
Os xamãs espirituais também indicam não ter relações sexuais no dia anterior ao uso da ayahuasca, para não sujar a energia corporal com a energia de outra pessoa.
Também não se deve ter consumido bebidas alcoólicas, drogas ou remédios no dia anterior ao uso da bebida.
No dia em que for consumir o chá de ayahuasca, tome um café da manhã leve. Dê preferência para frutas (exceto banana) e evite laticínios.
Também é indicado ir com roupas claras, confortáveis e discretas. É indicado não utilizar roupas transparentes, justas, decotes, shorts e bermudas.
Quais são os efeitos do ayahuasca?
O chá de ayahuasca tem como princípio ativo o componente dimetiltriptamina (DMT), uma substância encontrada na planta de chacrona e também em outras plantas e animais.
Sozinha, a planta de chacrona não tem o potencial de despertar efeitos psicoativos, mas quando macerada com o cipó de mariri, o resultado são algumas alucinações interiores, inclusive com o olho fechado.
Os principais efeitos da ayahuasca são:
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Alteração do estado de consciência;
- Vibração e formigamento no corpo;
- Recuperação de memórias e revivência do passado;
- Sensação de gratidão e amor;
- Sensação de ver com os olhos fechados, ato conhecido como miração;
- Alucinações;
- Muitos usuários relatam conseguir “ver sons”;
- Há a possibilidade de ocorrer náuseas, vômito e diarreia.
Esses efeitos demoram cerca de 20 minutos para surgir e podem durar entre 3 e 10 horas, dependendo da quantidade tomada. Inclusive, muitos relatam de sentir o bem estar e a serotonina do chá por dias.
Porém, apesar desses efeitos, vale ressaltar que a experiência com a ayahuasca é muito individual.
Algumas pessoas relatam a sensação de gratidão, mas, dependendo do seu histórico de vida, o autoconhecimento proporcionado pela bebida pode provocar tristeza também e é necessário ter firmeza para encarar.
Benefícios
Apesar da ayahuasca ser mais usada em rituais indígenas e para experiências de autoconhecimento, esse chá psicoativo também tem benefícios medicinais, assim como a maconha auxilia no tratamento de muitas doenças.
Alguns benefícios da ayahuasca são:
- Tratamento da depressão – A bebida facilita ao usuário a identificação de problemas que estão causando a depressão;
- Vícios – O chá leva o usuário a reflexão sobre sua rotina e decisões, podendo ajudar na libertação de vícios e mudanças de hábitos;
- Tratamento da síndrome do estresse pós-traumático – A bebida tem o potencial de reviver memórias “escondidas” no cérebro, auxiliando no enfrentamento de medos e traumas.
Devido a esses pontos positivos, atualmente já existem diversos terapeutas especializados no tratamento de transtornos psicológicos através do uso da erva.
Mas, vale lembrar que esses benefícios só surgirão quando o indivíduo estiver disposto a tomar atitudes a partir das visões que ele teve durante o uso do chá.
Malefícios (efeitos colaterais)
Apesar dos pontos positivos, a ayahuasca é uma bebida muito forte para o corpo humano e possui efeitos colaterais.
Os principais malefícios dela que podem surgir durante o uso são:
- Diarreia;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Suor excessivo;
- Tremor;
- Aumento da pressão arterial;
- Batimentos cardíacos acelerados.
Além disso, em pessoas com histórico de depressão e ansiedade, a ayahuasca pode gerar danos psicológicos permanentes, como medos, paranóias e ansiedade.
Contraindicações da ayahuasca
Devido aos riscos e malefícios da ayahuasca, essa bebida não deve ser tomada por todo mundo, havendo algumas contraindicações.
Por exemplo, o chá de ayahuasca não deve ser tomado sob o efeito de bebidas alcoólicas ou de substâncias psicoativas.
Pessoas com esquizofrenia, transtorno bipolar ou borderline também não devem tomar a bebida.
As contraindicações também servem para quem possui transtornos cardiovasculares, portadores de hepatite ou pessoas debilitadas fisicamente.
A ayahuasca não deve ser tomada por pessoas que sofrem de ansiedade, têm histórico de surtos psicóticos ou muitos pensamentos obsessivos/negativos.
Dependentes químicos, crianças, gestantes e lactantes não devem tomar a bebida.
Além dessas contraindicações, alguns medicamentos não devem ser tomados antes ou durante o uso da ayahuasca, que são:
- Ritalina;
- Sertralina;
- Venlafaxina;
- Fenelzina;
- Clomipramina;
- Lítio;
- imipramina;
- Paroxetina;
- Citalopram;
- Fluoxetina;
- Desipramina;
- Tranilcipromina.
E se você for um dependente químico e quiser utilizar a ayahuasca, ela só será oferecida em caso de comprovação de abstêmia e com autorização de um psiquiatra.
Qual religião usa a ayahuasca?
As principais religiões que fazem uso do chá de ayahuasca são:
- Santo Daime
- Xamanismo indígena
- Kardecismo
- Algumas vertentes e igrejas do catolicismo
- Algumas vertentes de cultos afro-brasileiros
- Religiões orientais
- Outras religiões amazônicas
Em geral, não existe uma regra de qual religião pode ou não usar o chá de ayahuasca.
O uso é opcional, somente a Igreja de Santo Daime é a principal religião que tem a bebida como foco central de seus rituais.
O chá pode levar à morte?
Apesar de ser um acontecimento raro, o chá de ayahuasca pode levar à morte se for tomado por pessoas com anomalias cardiovasculares.
Como um dos efeitos da ayahuasca é o aceleramento dos batimentos cardíacos, quem sofre de alterações cardíacas não deve tomar a bebida.
Além disso, como o chá leva à ocorrência de vômitos, há um risco de desidratação caso não haja acompanhamento.
Por isso, caso queira tomar a bebida para fins ritualísticos, busque saber sobre o seu histórico familiar em relação à doenças cardiovasculares e sempre tome o chá com o auxílio de um xamã experiente.
Gostou de saber mais sobre o chá de ayahuasca? Então comente se você já tomou essa bebida!