E lá vem mais um documentário para ajudar a fomentar o debate sobre as drogas. O Barcelonnabis explora o consumo de canábis na Espanha, centrando-se principalmente em Barcelona, partindo da existência dos clubes canábicos como alternativa à proibição.
O conceito das associações canábicas, ou clubes de consumo, nasceram no País Basco. Ainda que tenham de expandido por toda Espanha, Barcelona foi a pioneira desse modelo de consumo e distribuição da erva e seus derivados. Segundo o estatuto que regulamenta a pratica, o objetivo desses clubes é prover uma canábis cultivada em condições sanas e controladas, oferecendo aos associados uma opção alternativa ao mercado negro. O ressalva é que essas associações não podem ter fins lucrativos. Nesses casos, o lucro pode ser equiparado ao tráfico, levando os organizadores para trás das grades.
O documentário conta com anos de investigações realizadas por meio de quase uma centena de entrevistas. Durante anos os criadores do filme foram testemunhas de diversos eventos canábicos e levaram a cabo um exaustivo estudo. Bibliografias, a observação da atualidade nos meios de comunicação e, principalmente, as entrevistas, são os componentes desse material, que ainda está em desenvolvimento.
As vozes são muitas e diversas, e as associações não são o único ponto que o documentário pretende mostrar. A opinião de médicos, psiquiatras, policiais e outros personagens que se opõe a cultura canábica também terão seu espaço para argumentar. A intenção aí é investigar qual é a postura das principais forças políticas a respeito da situação atual da canábis, assim como indagar o impacto econômico desse modelo.
Barcelonnabis busca entrar na realidade dos clubes canábicos sem instigar ou glorificar o consumo de drogas, mas defendendo a liberdade de escolha das pessoas que optam pela prática, seja por razões recreativas ou medicinais.