Ir para conteúdo

Perda da memória tem cura. Sabia?


VERDIM

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Excesso de trabalho, atender telefonemas, responder a e-mails, ler jornais e revistas eletrônicos, entregar a tarefa que o chefe está cobrando, presente dos filhos, recado da esposa ou do marido....... Com tanta coisa para lembrar, fica difícil não se esquecer do que você ia fazer 5 minutos atrás. A memória começa a dar brancos constantemente. Estresse? Não só. A avalanche de informações, uma das características mais marcantes do mundo contemporâneo, aqui ou em qualquer outro país, atinge em cheio a nossa habilidade de recordar.

As folhas de fax, os programas de televisão, as notícias do jornal e até as matérias das revistas (opa!) representam uma quantidade de dados que parece ser maior do que aquilo que podemos guardar. Os psicólogos até já inventaram um nome para isso: síndrome da fadiga da informação. "Quando estamos abarrotados de dados, fica difícil se concentrar naquilo que realmente precisamos lembrar mais tarde", diz a psicóloga Myriam Bisaggio, do Quintal de Artes e Terapia.

A assimilação (é bom repetir a palavra, isso ajuda a lembrar) é a primeira etapa do processo de memorização. Inicialmente, as imagens, os diálogos, movimentos, cheiros etc. são captados pelos sentidos. Há um rearranjo no circuito cerebral, uma alteração na taxa de disparos químicos entre os neurônios - as células que fazem a comunicação de dados no cérebro. Essa é a memória de curto prazo, que você usa rapidamente e esquece em seguida.

Para que você possa acionar um dado uma ou duas semanas depois de tê-lo captado, é preciso convertê-lo em memória de longo prazo. Esse trabalho fica a cargo do hipocampo. É ele que entra em ação quando você decide quais as frases, os rostos e os números que devem ser arquivados para uso futuro. O hipocampo envia os dados para diferentes locais do córtex cerebral. Lá ocorre uma alteração química, dessa vez mais profunda, que fortalece as conversas entre as células da massa cinzenta. Quanto mais extensa e bem enraizada for a rede de neurônios, mais fácil será o acesso ao escaninho depois.

Assim que as cenas, os sons, os cheiros etc. são integrados aos circuitos do cérebro, o hipocampo descansa e entra em cena o lobo frontal, estrutura responsável pelo processo de recordação. É ele que traz à tona todas as informações que foram devidamente estocadas. "O lobo frontal coordena as diversas memórias e é a parte do cérebro que o ser humano tem mais desenvolvida em relação aos animais", diz a psicóloga. No lobo frontal, que é tão complexo quanto frágil, a memória de curto prazo e a de longo prazo se completam para formar aquilo que chamamos de raciocínio.

Além do excesso de informações, a falta de memória pode ser provocada também pela depressão, pela ansiedade e pelo estresse. Uma pessoa com tendência ao baixo-astral, por exemplo, acaba se preocupando mais com o que a está aborrecendo do que com os outros aspectos da vida. Um ansioso tem muita dificuldade para se deter por muito tempo no mesmo assunto.

O estresse, além de atrapalhar a concentração, pode interferir de outras maneiras. Suspeita-se que ele encolha o hipocampo e libere hormônios que danificam as moléculas transportadoras de energia, deixando o cérebro sem força suficiente para operar. Sem contar que existe um parentesco estreito entre o estresse e a síndrome da fadiga da informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

TRATAMENTO

Calcula-se que daqui a oito ou dez anos já esteja disponível no mercado uma droga inspirada nesses estudos. Ela será útil para pessoas que sofrem de doenças degenerativas do cérebro, como as diversas demências e o Alzheimer, que danificam os neurônios.

Há outras novidades no horizonte. Além de estimular a comunicação entre os neurônios, os novos experimentos buscam induzir, com segurança, sua multiplicação. E isso é algo extremamente recente no mundo da ciência. Até dois anos atrás, era tido como certo que neurônios não se reproduziam. Quando um morria, não era substituído. Agora, está comprovado que a memória não é formada somente pelos neurônios que acompanham a pessoa desde o nascimento.

A médica homeopata Adriana Liggorio vê com reservas a iniciativa, uma vez que "qualquer mudança artificialmente induzida poderia alterar o crescimento desordenado.

Enquanto as pesquisas caminham, quem sofre com a perda de memória continua em busca de um tratamento que minimize os seus efeitos. A prática de exercícios físicos aeróbicos aparece como um dos meios garantidos de manter a memória boa, bem como uma dieta balanceada, com refeições na hora certa, também contribui. Isto significa comer alimentos de boa qualidade, mastigar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Exercícios mentais que podem estimular a memória. Confira alguns deles:

* CHART - este exercício foi desenvolvido para o treinamento de astronautas e profissionais que trabalham para a NASA- Estados Unidos. Escreva num quadro – pode ser de papel, flip chart, negro – e embaixo de cada letra do alfabeto escreva BD, de braço direito, e BE, de braço esquerdo. Em seguida, leia a letra, fale o som da letra em voz alta e acompanhe com o movimento dos braços de acordo com o que está indicando abaixo da letra: D ou E. Quando estiver bem treinado com o braço, acrescente as pernas, direita e esquerda, aumentando o grau de complexidade do exercício

figura 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

* CAMPO DE NEVE - este exercício é indicado para desenvolver sua memória fotográfica. Feche os olhos. Imagine um campo de neve, muito branco. Para atingir este estágio de mentalização, deixe que as imagens, sons, cores, cheiros que passarem na sua mente vão embora, até o campo ficar completamente branco, vazio. Mentalize o que você deseja lembrar e não está conseguindo e dê uma ordem para o seu cérebro para a informação que deseja. Em pouco tempo você irá se lembrar.

figura 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

* BOTÕES CEREBRAIS - esta técnica serve para expandir a memória. Coloque uma das mãos no umbigo e os dedos polegar e o indicador da outra em cima do osso do pescoço, no externo. Massageie lentamente o local, movendo os olhos e respirando profundamente. Troque as mãos e repita o exercício.

figura 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

PLANEJAMENTO - colocar os dedos polegar e indicador no meio da testa, no meio dos olhos, entre a sobrancelha e a raiz dos cabelos. Pressione levemente por um minuto. Este exercício pode ser feito no início da manhã, para organizar melhor o seu dia. É indicado também para aliviar tensões.

figura 4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

* CADÊNCIA BARROCA – Inspire lentamente, contando de 0 a 4; prenda a respiração, também contando mentalmente de 0 a 4; e finalmente expire lentamente, contanto novamente de 0 a 4. Este exercício acalma.

-----------------------------------------------------------------------------

Mas não deixe toda a responsabilidade de lembrar de seus compromissos por conta dos seus pobres neurônios. Alimente uma espécie de memória paralela. Liste as coisas que você tem a fazer. Use muito a agenda. Ajuda também anotar praticamente tudo. Sim, aqueles papelinhos espalhados por toda a casa, geladeira, escritório, no trabalho, em cima da mesa. Dê a elas um título (com indicações como "recomendo", "preciso") e depois passa para o computador.

http://www.jfservice.com.br/arquivo/viver/.../08/24-Quintal/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

sabe o que faço. Bom se partimos do pressuposto q a memória pode ser desenvolvida por exercícios, um que creio que colabore, e, inclui tbm a atenção são as cruzadinhas.

Eu costumo resolve-las sempre e principalmente qdo to sobre o efeito da canabis. parece chato a primeira vista, mas faz parte do exercício. Vc tem que criar um habito, assim qdo precisa da memória e da atenção em um momento em q isso é exigido, provavelmente vc terá recursos neurais pra isso...

Mas muito cá entre nós, tem hora q c tá loco, acontece alguma coisa que precisa dar conta.... Diz aí, a gente fica caretinha, na hora.....

hehehe

F_F

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • Usuário Growroom

Carai VERDIM tu te puxa as vezes,hein?

Muito bala esse post cara,ajuda os sequelas de plantão a reduzirem a locura,e não deixa de ser assunto de Redução de Danos que atualmente é a melhor saída pro povo da Yerba,falow dosmeu vou dar um Ctrl C e madar por e-mail pra toda a galera da minha lista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...