O seminário foi bastante positivo, de uma maneira geral.
Composto por pessoas de diversas vertentes. (Políticos, funcionários públicos da saúde mental, ativistas da Anti-proibição.)
O tema da parte da manhã, com exceção do Drº Elisaldo Carlini, que como sempre desmistificou, todos os MITOS e mostrou os FATOS, foram o abuso do crack a falta de condições e recursos para tratamento e acolhimento do dependente.(Isso com certeza poderia ser custeado pelo imposto sobre as drogas regulamentadas e a economia na compra de caveirões fuzis e metralhadoras)
Um fato bastante bacana é que todos foram uníssonos contra a internação compulsória.
Na minha opinião a mesa da tarde foi quem melhor abordou o X da questão.
Cristiano Marona do IBDCrim, deu uma aula sobre história e aspectos legais sobre a proibição de uma maneira bastante técnica e uma sensibilidade social bastante apurada.
O Juiz José Rodrigues Henrique Torres de uma AULA acerca da INCONSTITUCIONALIDADE da lei de drogas. Uma pena que seja apenas um relâmpago de sanidade, justiça e humanidade na MAGISTRATURA.
O Rubem Cézar Fernandes é com certeza apesar de ser um cara que fica entre o Brasil e Haiti (pois ele ajuda na reformulação deste país) tem experiência em buscar as transformações sociais necessárias e com toda certeza é muito bem relacionado nos diversos segmentos da sociedade, fez um comentários acerca do enfrentamento com as bancadas religiosas e conservadoras da sociedade, que temos que buscar diálogo e debate a todo instante. Pois apesar das divergencias sobre se proíbem ou liberam as drogas, devemos FOCAR no único fato em que eles são concordes com o nosso discurso “USUÁRIO NÃO DEVE IR PARA CADEIA”, infelizmente politicamente eles podem muito.Ele e o Cristiano Marona acham que neste cenário dificilmente qualquer tipo de proposta legislativa em regulamentação das drogas vai barrada. Devíamos nos ater legislativamente, em um 1º momento em distinguir quem é USUÁRIO e TRAFICANTE objetivamente.
Na verdade Sérgio, em minha opinião, pois não conversei com o Paulo Teixeira, não existe proposta de regulamentação ainda, mas ele está trabalhando o debate a favor ainda não está materializado esta proposta.Ele entende ser imperiosa,mas está buscando apoio.Não adianta ele fazer a proposta e as pessoas que irão votá-las não estarem preparados para compreenderem a importância do assunto e aprová-la.
Eu levei sim Sano, mas julguei melhor não apresentá-los, pois existia muita confusão por causa do seminário, eram mais de 250 pessoas e o cara estava sempre na mesa ou cercado por vereadores candidados e demais papagaios de pirata...
Penso que devemos agendar um dia (fizemos um contato para isso) e apresentar de forma mais apropriada...
Faltou compromisso da galera de SP , o Paulo Teixeira é um dos poucos políticos que apoia a causa.
Abraço aos irmãos Pintolico,Percoff,Akaseeds, Gen.Clausewitz e o Vedim que representaram!!!!!