A maconha e a borracha.
Fonte Growroom.net
Data 5/1/12
A borracha fez muitas pessoas na época da borracha proveniente da seringueira acumularam fortunas. Houve então “a corrida da borracha” no Amazonas. A borracha natural ficou prevalecendo no mercado e enchendo bolsos de muitos fazendeiros na época.
E em certo momento alguém surgiria como concorrente, como em qualquer negocio, mas o Brasil tinha o clima e um rio que se adentrava selva que inviabilizaria os custos de produção, manufatura e logística de qualquer que fosse o país querendo concorrer com essa cultura. E os fazendeiros sentaram na borracha e faziam seus preços, pois não havia substituto para a borracha, e a ela era uma importante peça de consumo do carro!
As indústrias, de olho de um substituto para matéria prima de pneus, criam a borracha sintética que é até mais resistente...
Com o custo de produção muito baixo e que viabilizaria a produção e substituição, por que no final das contas ninguém quer pagar mais caro de durar menos, não é mesmo.
Logo a produção do Amazonas era caro e inviável, pouquíssimos produtos ficaram na dependência de um produto orgânico.
E nisso da para se comparar numa analogia inversa a Maconha.
A maior parte das pessoas não sabe, mas a maconha, existem espécies que a produção de THC(Substancia ativa) é próximo de nulos e inviabiliza a produção de "droga".(e essa espécie industrial é conhecida como Hemp) Como nos cogumelos há os venenosos ou alucinógenos ou ainda comestíveis
É fato que a maconha tem muitas utilidades, mas existem algumas que eu gostaria de destacar como a produção de celulose e fibras para essa analogia.
Como celulose o dobro da produção na metade do tempo que uma plantação de eucalipto
É... Não precisa pensar muito, é uma boa produção, tem que cuidar menos, e diferente de eucaliptos, que demoram para se cortar, degradam as plantas vizinhas e tem que haver um cuidado com fogo e uso de formicidas. Alias, a primeiro corte é após 5 à 8 anos. E os demais de 2 à 3 anos Logo você como produtor querendo tirar rendimentos só vai ver algum dinheiro entrando após 8 anos e nunca cobre o inicial, começa a ter o pay-back entre 10 e 15 anos. Com a maconha são apenas 9 meses, e qualquer parte ou integrada com qualquer cultura.
E aquelas fazendas enormes de eucaliptos, só vai servir para carvão e madeira e não são o que agregam mais à cultura. Como não era o chiclete que agregava na borracha.
Há um interesse em ser amigo do ambiente e temos outra coisa a favor, falando de tipos de papel. Acho que muita gente já viu os papeis de se confeccionar CIGARRO. há no mercado papeis unbleached, que significa sem alvejantes. O feito de hemp é branco, e o de eucalipto é marrom. Logo suas folhas brancas no eucalipto há um custo no ambiente muito mais caro, dura uns 5 anos depois começa amarelar, e quem paga são nossos filhos. E falando em produtos químicos.
A Maconha também se pode fazer tecido com 600% mais que o algodão e com uma resistência duas vezes superior na resistência a qualquer liga de algodão. Hoje a produção que mais se usa defensivos é a do algodão. Não se consegue algodão de boa produção sem defensivos para proteger a parte que é colhida. No Hemp não é requisito para se produzir.
Essa fibra que vira tecido pode ser um bom aliado para a construção civil, pois tijolos podem receber uma boa quantidade de fibras reduzindo o custo do tijolo e seu peso.
por CanhamoMan 1º matéria.
Revisão versão 1.
para revisão PVTME