A severidade com que tratam da maconha no Brasil é totalmente desproporcional se formos comparar os males ocasionados entre uso da canábis e o uso do álcool, do tabaco, ou até mesmo do açúcar e da cafeína.
Enquanto o Osmar Terra clama pela proibição da maconha, a gente não vê ele defendendo a proibição do álcool, ou do tabaco, açúcar, muito menos da cafeína que o Osmar Terra é tão simpatizante e adepto, como bom gaúcho bebedor de chimarrão, também apreciador do churrasco, porque não. Comida tipicamente brasileira, mas que pode aumentar risco de doença cardiovascular, que como sabemos pode causar a morte.
Outras drogas que conhecidamente causam a morte são o álcool, que causa cirroses hepáticas graves e até cânceres de estômago, tabaco que causa câncer de pulmão e esôfago, enfisemas pulmonares e aumenta chance do que mais? Doenças cardiovasculares, isso mesmo, todas essas doenças que citei, causam a morte, açúcar a mesma coisa, cancerígeno, aumenta chances de doenças cardiovasculares, que causam a morte, todas as doenças que citei acima podem matar, a cafeína pode causar entoxicação, overdose e matar. E onde está a liga proibicionista do churrasco gaúcho? E os políticos contra o uso do álcool, que é consumido por nada menos que 65% da população adulta? Não seria sábio, eleitoralmente falando, seria?
De todas essas drogas que citei, que são drogas usadas pelo grande público, a única que não tem potencial para matar nem para causar overdose é a maconha, e é a única ilegal, vocês jamais verão o Osmar Terra defendendo a proibição do álcool, ou do tabaco, ou do açúcar, ou da cafeína, ele provavelmente é usuário de uma senão de todas essas drogas, como a maioria dos brasileiros é, isso não é motivo para recriminar alguém, como fumar maconha não é motivo para recriminar ninguém, plantar maconha não é motivo para recriminar ninguém, e mesmo assim nos recriminam, qual a conclusão que a gente pode tirar de tudo isso? É que a hipocrisia na nossa sociedade está enraizada, há também o preconceito, o medo do desconhecido, nos resta tentar iluminar a mente dos que ainda tem a mente aberta para ser mudada, o que não é o caso de todos.
Há uma oração chamada "Oração da Serenidade", eu não sou de citar orações pois sou ateu, mas acho que o início dela se aplica muito bem no que estou querendo dizer:
Senhor me dê a serenidade
para aceitar as coisas que não posso mudar
coragem para mudar as coisas que posso;
e sabedoria para saber a diferença.
God grant me the serenity
to accept the things I cannot change;
courage to change the things I can;
and wisdom to know the difference.
Mas eu mudaria ela para:
Que eu tenha a serenidade
para aceitar quem não posso mudar;
coragem para mudar quem posso;
e sabedoria para saber a diferença.
Quando formos debater com várias pessoas sobre a questão do proibicionismo precisamos identificar rapidamente quem não é fundamentalista, quem está aberto ao diálogo, e quem não está, e dar atenção muito especial para quem tem a mente aberta, outra citação que gosto é do Thomas Paine que se aplica exatamente a isso:
“To argue with a man who has renounced the use and authority of reason, and whose philosophy consists in holding humanity in contempt, is like administering medicine to the dead, or endeavoring to convert an atheist by scripture.”
"Debater com um homem que renunciou o uso e autoridade da razão, e cuja filosofia consiste em considerar a humanidade como inferior é como administrar medicamentos aos mortos, ou se aventurar a converter um ateu pela escritura."
Ou seja, se a pessoa abandonou o caminho natural do debate e partiu para ofensas pessoais, não está a ouvir mais seus argumentos pode desistir pois você não moverá essa pessoa ideologicamente. Nosso objetivo agora é ganhar o máximo de gente possível, e podemos fazer isso convencendo uma pessoa por vez, como uma pirâmide, dobrando de tamanho exponencialmente.
Aqui Osmar Terra incentivando uma criança a tomar chimarrão, não recriminando a tradição claro, chimarrão e tereré é das poucas coisas em que o Norte e o Sul são parecidos: https://twitter.com/OsmarTerra/status/398860340324089856/photo/1
Mulher de 21 morre ao tomar vários litros de tereré: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/mulher-de-21-anos-morre-depois-de-passar-mal-em-competicao-de-terere
Overdose de cafeína: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/002579.htm