Ir para conteúdo

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 07/11/15 in all areas

  1. E tem a enquete rolando na camara dos deputados sobre descriminalização. 64,1% a favor e 35,18% contra. Mas os proibicionistas estão votando mais esses dias e a diferença tá caindo. Vamos votar gente... Trabalho de formiga... Todo mundo votá lá... http://www2.camara.leg.br/enquetes/listaEnquete?grupoEnquete=enquete%20agencia
    2 points
  2. Galera Tamos aqui, direto de montevidéo para a primeira Copa Uruguay Hoje vai rolar a primeira "cata" com27 espécies da Copa Amanhã vai rolar a "cata internacional", que vai contar não só com os cultivadores do uruguay, mas com competidores da argentina, e colombia. Ja andei fumando uns por fora da Copa... Ta bom o que vem por aí hein!! Mas com certeza é uma erva bem diferente do que rola no Brasil. Muitos cultivos outdoor orgânicos. Ja rolaram umas Killamanjaro, Dolce Vita e Cali Mist... E muito mais por vir!!
    2 points
  3. Ola galera! Recebi uma intimação da Policia Federal, para comparecer na Delegacia X para esclarecimentos. Tenho que comparecer daqui a algumas semanas. Isso provavelmente por causa de umas seeds que pedi no Atitude, e que nunca chegaram aqui. Deve ser, pois o delegado que assina é da DRE, e isso é a unica explicação possivel que eu achei pelo ocorrido. Pude perceber por alguns tópicos, que isso vem acontecendo com alguns. Alguem compareceu a alguma intimação igual ou parecida com essa? o que aconteceu? Desde que recebi essa intimação não consigo parar de noiar com essa parada que começa a tirar meu sono... Alguem pode compartilhar alguma informação a respeito? eu agradeceria muito... Valeu a todos!!!
    1 point
  4. Aí Pessoal, não deixem de conferir nossa página sobre livros! A selecao dos melhores livros sobre cultivo de cannabis voce encotrará aqui! http://www.growroom.net/books/index.php e tenham uma boa leitura!
    1 point
  5. Ql foi a pior coisa que vc já esqueceu... AHEAOHEIUhAEIUheaIUoaeHIuaE eu foi a chave do carro em uma situação moh foda, sem contar a carteira... celular, bolsa.. soh não esqueço da muie ahhAEHEAHe
    1 point
  6. Olá, amigos, ontem morreu um amigo muito querido. Fiquei triste e resolvi fazer um poema para honrar sua memória. Tempo perdido - Poema ao amigo recém-falecido A nossa amizade começou pela net. Pra falar a verdade, Acho que foi no growroom.net. Vi em filmes que você era famoso Aí comprei e vapei pra valer. Eu não sabia que era tão gostoso o sabor do THC. Nada de carbono queimado! Seu pulmão não aguenta tantos furos. A 200 graus, só são vaporizados Os canabinóides puros! A sativa é 190 graus, A índica, um pouco mais. Haxixe a 250 graus, Pode botar que faz. Vapei black jack, Vapei cindy e haxixe. Vapei AK47, E usava pra dixavar o haxixe. Amizade durou cinco anos, todo dia era bom vaporizar. Me ajudou na redução de danos, Mas não fiquei sem fumar. Volcano querido, Sempre vou te amar. Um cheiro fedido sinto ao bongar. No Tempo perdido Vou vaporizar.
    1 point
  7. Salve galera do GR!! Criei essa conta recentemente mas acompanho o GR já a alguns anos e sou adepto devoto da nossa querida erva a 5 anos. Bom, tenho uma duvida a compartilhar com vcs. Fumo a 5 anos como já citei e ate então o maximo que eu consegui ficar sem fumar foi 10 dias. Me lembro que as primeiras viagens quando comecei fumar foram as mais fodas e que me fizeram apaixonar pela erva, hoje em dia fumo um e a brisa não dura uma hora (no começo eram horas e mais chapado) e é uma brisa leve, mínimos efeitos visuais e tals, nada comparado com as primeiras. Oque queria saber é se essas brisas como do começo tem como voltar se eu ficar um certo tempo sem fumar.. Fiquei 10 dias mas não mudou muita coisa na brisa, bem pouco. Sera que uns 3 ou 4 meses sem fumar voltaria a chapacao de inicio ? Obs: sempre fumei do prensado. Paz a todos !!
    1 point
  8. plante sua medicina e verás o que é maconha de verdade. Desnecessário abrir um tópico para tirar uma dúvida,da próxima poste-a no lugar adequado.
    1 point
  9. Salve Pessoal, boa noite! Fui prestar esclarecimentos na PF do Alto da Lapa (São Paulo) no último dia 27/05/2015. Fui de peito aberto, falei a verdade, não fiz apologia nem fiquei me justificando, apenas me limitei a relatar os fatos. Hoje, dia 10/07/2015, recebi uma carta da PF dizendo que fui indiciado no art. 33 e estou com ânsia de vômito, coisa que nunca senti antes na vida, mesmo em situações "cascudas" pelas quais já passei. Acabei de enviar um e-mail para o SOS relatando os detalhes do caso e solicitando os contatos dos CJGR em São Paulo capital. Por favor, me ajudem. Tudo de melhor pra todos nós!
    1 point
  10. Oi Agatha6, desculpe a demora na resposta, escovinha iria desperdiçar essa resina que dizem ser uma boa, acho que vou esperar acumular bem e tentar raspar, delicadamente, com alguma coisa. Na minha opinião, não devemos desperdiçar nada em se tratando de vaporizadores, falando nisso, esses dias fiz um waffle com o que sobra do arizer, peguei três colheres (das de sopa) bem cheias das sobras torradinhas e fritei no óleo de coco, peneirei e utilizei esse óleo pra fazer o waffle normalmente, eu e minha esposa comemos de café da manhã neste domingo passado, exatamente as 09:30. Nunca me senti tão alterado na vida, e o efeito durou até umas três da tarde mais ou menos, muito violento. Acho que exagerei na dose, tinhamos que almoçar no meu pai e quase não conseguimos ir, fiquei grudado no sofá kkk, além de ter exagerado na quantidade (três colheres bem cheias acho que foi demais), deu massa pra dois waffles, um pra mim e outro pra ela, bom ela chegou a baixar a pressão de tão paulada que foi, mas depois de comer alguma coisa melhorou. Acho que duas colheres são suficientes, ou entao dividimos um waffle metade pra cada, a não ser que a finalidade seja ficar em casa viajando, dai da pra tocar o terror kkk Mas foi muito boa a experiencia, eu recomendo. Agora que vi que tu mantém um diário de cultivo, vou acompanhar, abraço!
    1 point
  11. 1 point
  12. É, prestei meu depoimento. Fui lá, falei o que tinha que falar, e respondi todas as perguntas que me fizeram. Fiquei lá uma meia hora acho, não foi os dez minutos que todo mundo tem falado e não fizeram poucas perguntas... Falei que havia comprado depois de ter lutado durante um mês com a pior crise de cefaléia da minha vida, e quando me deram maconha pra fumar, em poucos minutos a dor acabou. Disse que comprei pensando em talvez plantar, para consumo próprio, e que só fumei daquela vez, porque mesmo precisando dela, me recuso a contribuir com o tráfico. Também falei que por ter depressão profunda e muita ansiedade, não consigo trabalhar, estou desempregada, e só recementemente comecei a tomar algum controle sobre a minha vida, e estou contando com a ajuda dos meus pais para viver. Obviamente nada disso parecia afetá-los. E eles bateram na tecla do "não trabalho" e "não trabalho como registrada tem anos"... No final eles falaram que eu fui indiciada (art. 33) porque "confessei a compra", depois falaram que eu já tinha sido indiciada antes mesmo de prestar depoimento... Fica aqui a dica: esperem com esperança uma oficialização de que a importação das sementes não configure tráfico. NÃO COMPREM SEMENTES ONLINE. Sério. Eu não tenho como pagar um advogado, então vou depender da defensoria pública. Mas sinto que não fiz nada de errado. Não tem como explicar o que é conviver com uma dor incapacitante, depressão, e saber que o medicamento que preciso é apenas uma planta...
    1 point
  13. Uhu abrí a página 500. Upei 3 level hauahauah Rock do RG do Sul. Flávio Basso, ex-cascavelletes que Mitou em nível master cantando , "eu vou comer você" no programa da angélica, auhuhahuahuahua. Pra quem curte um rock psicodélico esse play é demais!!!
    1 point
  14. Um mês para Agosto, contagem regressiva... Espero que os ministros estejam com a visão boa, e não peçam vista atrasando ate sabe-se la quando. Seria uma otima ajuda pro nosso Brasil falido economizar esses milhares de reais que serao poupados, e hoje sao usados para manter milhares de pequenos traficantes na jaula, melhor ainda se olharem nosso lado, dos cultivadores. Solta o preso seu Juiz
    1 point
  15. Bem, vou registrar aqui a minha indignação e mais alguma coisa. Prendeu, paciência. A Polícia fez seu trabalho porque alguém não manteve o SEGREDO. A casa acabou caindo. Acontece infelizmente e numa frequência assustadora. Tristeza para família dos jardineiros, para eles, para os amigos, enfim, só está contente o idiota que publicou mentiras (mais de 21 toneladas de maconha só podem ser transportados numa senhora carreta - só é possível fazer isto com 4 malas diárias em cerca 7 meses, isto se em cada mala couber 25 kg de green sem prensar, só que pela reportagem, se não me engano, estavam lá havia 4 meses), pois vendeu a matéria. Talvez tenha faltado cuidado no descarte de plantas travadas, doentes, machos, ou folhas secas, de maneira que o serviço de limpeza pública possa ter, de alguma forma, identificado na coleta. Talvez tenha sido alguém que não manteve o SEGREDO e levou a esta apreensão. Talvez alguém tenha dado mole (a gente que é maconheiro às vezes é um pouco desligado). Talvez tenha sido o delicioso aroma da floração (devia estar aquele perfume magnífico na casa) que acabou despertando a curiosidade de alguém. Jamais saberemos, pois a modinha de "denúncia anônima" é a mais manjada conversinha para boi dormir. Se a maconha seria vendida, isto são outros quinhentos. Vai que rola uma praga, ou mesmo um poste derrubado que deixe a casa 3 ou 4 dias sem luz, ou um incêndio, ou mesmo uma falta ou um severo racionamento de água (SP está complicado com relação à água)? Vai vender o quê? Nada, ora bolas! Especular com a liberdade alheia é irresponsabilidade, coisa de mal caráter. Esta especulação, por parte da imprensa irresponsável, é uma faceta odiosa da política fracassada de guerra contra as drogas. Aliás, se nós olharmos para trás, veremos que a imprensa ajudou em muito a demonizar a maconha. Elevou ao status de "verdade" toda mentirada que até hoje vem sendo publicada em veículos de informação outrora sérios, mas que pecam pela absoluta falta de vontade de pesquisar para averiguar a qualidade e a veracidade das informações. Quanto a dizer se era para consumo próprio ou não, imagino que isto seja papel do juiz, já que é ele quem condena ou absolve. Vai que eles queriam levar um mega cultivo para consumo próprio, por uns 6 meses ou 1 ano, para ficar sem o estresse de manter um jardim por um longo período? Se eram do Growroom ou não, acho que não merecem qualquer juízo de valor pejorativo postado aqui. Se merecem alguma coisa daqui, esta coisa é a solidariedade. Aqui é lugar de maconheiro, de grower. E se fosse com um de nós? A gente ia gostar de ser taxado aqui de traficante, mesmo sendo jardineiro? Aqui ninguém é inocente para pensar que a imprensa vai aliviar. Ela vai enaltecer o trabalho da polícia e condenar o cultivador antes de qualquer julgamento. A única coisa certa, nesta tremenda infelicidade, é que os presos terão contato com criminosos extremamente perigosos na cadeia. Tomara que eles não saiam de lá contaminados por toda maldade que existe dentro dos muros do cárcere. Desejo muita sorte para os cultivadores que foram presos, pois eles vão precisar muito. Jah bless e PAZ!
    1 point
  16. Dicas de português Dad Squarisi 22/06/15 http://www.jcom.com.br/colunas/152139/Dad_SquariseO_debate_esquenta Dad Squarise:O debate esquenta O debate está na praça. No centro, a maconha. De um lado, os defensores da ervinha. Eles querem liberar a cannabis. Lutam para que ela deixe de ser crime. Do outro, os acusadores. Exigem que a verdinha continue condenada. Enquanto uns e outros esperneiam, pintou uma questão. Trata-se do substantivo que ora aparece com uma grafia, ora com outra. Afinal, é descriminação ou descriminalização? Consultados, Aurélio, Houaiss & cia. acendem o sinal verde para as duas formas. Ambas dão o recado claro: querem que a maconha seja tratada como o cigarro e o álcool. Droga lícita, poderia ser comprada em supermercado ou drogaria. Que tal? Sem confusão Olho vivo, moçada! Há duas palavras muiiiiiiiiiiiiito parecidas. Só uma letra as distingue. Trata-se de descriminação e discriminação. O prefixo des-, que aparece em descriminação, é o mesmo que aparece em desobediência e deslealdade. Significa não. Discriminação, por sua vez, quer dizer tratar de maneira diferente: Gabeira e Fernando Henrique defendem a descriminação da maconha. A Constituição considera crime a discriminação racial. Diálogo de gerações "A literatura nasce da literatura. Cada obra nova é continuação, por consentimento ou contestação, das obras anteriores. Escrever é, pois, dialogar com a literatura anterior e com a contemporânea." (Leyla Perrone-Moisés) Dois recados São João ou são-joão? Depende. Ao escrever São João, falamos do santo. Ao grafar são-joão, a novela muda de enredo. Trata-se da festa que os nordestinos organizam como ninguém. O plural? É são-joões. É assim As festas juninas são tão legais que os brasileiros as encompridaram. Agora elas avançam pelo mês de julho. Viram julinas. Sem vez A discussão pintou na UnB. Estudantes comentavam o material distribuído. Uns achavam que os textos não tinham nenhuma relação com a disciplina em estudo. Outros discordavam. Consideravam-nos pra lá de úteis. — Ao meu ver, disse um, o problema é a abrangência no tratamento dos temas." — Ao meu ver?, estranharam alguns. Não mesmo. A forma é a meu ver. O achismo pegou fogo. Dividida, a turma fez uma aposta. Quem perdesse pagaria o lanche. Onde buscar a resposta? Foram ao dicionário. Lá estava, escancarado no Aurélio: "A meu ver, Pedro não tem razão". Na hora da dolorosa, ouviram-se gemidos. Pudera. O bolso é a parte mais sensível do corpo. Como dói! Invejosos Outras expressões seguem a receita do "a meu ver". Formadas por pronome possessivo, mandam o artigo plantar batata na esquina. É o caso de a meu pedido, a meu lado, a meu modo, a meu bel-prazer: Fez o trabalho a meu pedido. Sentou-se a meu lado. Segui o roteiro a meu bel-prazer. Leitor pergunta Metade das laranjas está verde? Estão verdes? Nunca sei. Elias Araújo, Recife A regra da concordância é pra lá de conhecida. O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Mas há casos especiais. Um deles é o partitivo. Expressões que indicam quantidade — grande número de, pequena quantidade de, a maioria de, a maior parte de, uma porção de, metade de — seguidas de complemento jogam em dois times. O verbo pode concordar com o núcleo do sujeito (número, quantidade, porção, parte, metade) ou com o complemento. A escolha, claro, não é gratuita. O verbo valoriza o termo com que concorda. Se está no singular, dá ênfase ao núcleo do sujeito. Se no plural, ao complemento: Metade das laranjas está verde. Metade das laranjas estão verdes. A maior parte dos alunos saiu. A maior parte dos alunos saíram. A maioria dos eleitores está decepcionada. A maioria dos eleitores estão decepcionados. Reparou? O verbo concorda com um ou com o outro. Quando só há um número (singular ou plural), não existe escolha. O verbo tem de concordar com ele: A metade está verde. A maior parte saiu. A maioria está decepcionada. A maioria da população votou na chapa diversificada.
    1 point
  17. Adorei. Sempre gostei da nossa língua. Convivo diariamente com estrangeiros e é unânime: acham lindo o som da língua portuguesa falada no Brasil. Mesmo os que não entendem. Gostam da musicalidade da fala. É importante saber usá-la bem. Para saber se fazer entender bem. Isso nem sempre é fácil. Tem gente aqui que ainda fuma grama, com tanta maconha boa! Eu diria para começar exercitando na padaria. Peça "- duzentos gramas de presunto fatiado, sem capa, por favor." Tenho a sorte (bem...) de conviver com vários amigos maconheiros que são escritores profissionais - romancistas, redatores, editores, tradutores - e sempre levo "puxadas de orelha". Mas isso tudo é para melhorar, para provar que maconheiro não é burro. Eu faço o que posso pra preservar a língua nesse mundo atual e cabuloso de td, pq, vc, tb, hauahuahua, kd ... Êita pêga! Tem um cacoete antigo que alcançou o país todo (de tradução mal-feita dos filmes e programas americanos, pois na língua inglesa é correto e quase sempre se coloca o adjetivo antes do substantivo), aqui, acabamos ficando com "ótimas opções", "belas garotas", "simples situações", "apurados paladares", sem saber ao certo a diferença, ou quando aplicar. É fácil ouvir o comercial do Polishop e sacar que o texto que o gordinho bobo-alegre gosta de gritar, é apenas uma tradução ipsis litteris de um roteirinho em inglês (e bem sem-vergonha). Até acho que o mais importante é conseguir se fazer entender, já que esse é o intuito da comunicação. Mas texto escrito sem cuidado nenhum, assassinato da língua... pra quem gosta de ler, é foda! É o equivalente a ouvir um disco arranhado, que faz a agulha pular. Estraga o embalo! Bem legal, CanhamoMAN! Eu tô chapadásso, escrevendo dez linhas por hora e achei beeeem legal. Buenas tardes GR, que também ajuda na cultura geral!
    1 point
  18. PESSOAL, ESTAMOS VENDO QUE MUITOS USERS AINDA NÃO ESTÃO CONSCIENTES DO PERIGO QUE CORREM AO IMPORTAR SEMENTES. NO CENÁRIO ATUAL ESTÁ MUITO ARRISCADO PEDIR SEMENTES DO EXTERIOR, EXISTEM MUITOS RELATOS DE INTIMAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL E PEDIDOS DE SOCORRO AO SOS@GROWROOM.NET. APESAR DE POUCOS CASOS RESULTAREM EM PRISÃO, ALGUNS SÃO ENQUADRADOS EM TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS, O QUE PODE RENDER GRANDES DORES DE CABEÇA E ALTOS GASTOS COM ADVOGADOS. ENTÃO NOSSA RECOMENDAÇÃO É QUE NÃO COMPREM, NO FÓRUM NÃO É PERMITIDO QUALQUER TIPO DE NEGOCIAÇÃO OU DOAÇÃO E PODE RENDER BANIMENTO SUMÁRIO. EIS NOSSA OPINIÃO, SE FOREM PEDIR PEÇAM POR PRÓPRIA CONTA E RISCO.
    1 point
  19. bem galera, ao começar a ler O grande livro da cannabis já resolvi postar aqui algumas coisas É possível haver um relacionamento especial entre uma planta e a humanidade? Como se explica que entre os bilhões de formas de vida existentes na Terra só um número infinitamente pequeno tenha um relacionamento com a humanidade? No reino animal temos uma relação especial com bois, cachorros, gatos, cavalos e mais um pequeno número de outros animais que vivem perto de nós, com quem partilhamos nossas vidas e que por sua vez nos prestam benefícios. Seria difícil imaginar a vida sem esses relacionamentos especiais e íntimos que nos acompanham desde nossas mais remotas lembranças históricas. Mas e quanto ao reino vegetal? Haverá relacionamentos tão estreita e intimamente ligados ao nosso próprio reino que o desenvolvimento humano tal como o conhecemos não poderia ter acontecido sem a sua ajuda? As árvores nos fornecem madeira para construir, o algodão nos veste. O trigo , o milho e outros grãos nos alimentam. As plantas medicinais aí estão para nos dar alívio quando estamos doentes, e muitas outras plantas estão disponíveis para nos sustentar e auxiliar em nosso empreendimento humano. Contudo, existe apenas um auxiliar vegetal usaso no mundo inteiro, desde a pré-história, que nos fornece alimento, roupas, material de construção, combustível, medicamentos e tem o poder de afetar nossa consciencia, nossa imaginação e o modo como vemos esse mundo. Essa planta é o cânhamo, Cannabis Sativa. O cânhamo aparece na cena mundial na aurora da experiencia humana. Encontramos suas sementes, além de cordas e roupas feitas de cânhamo nos túmulos mais antigos. O seu uso medicinal é encontrado em nossos primeiros textos médicos. Vemos o canhamo desempenhando uma função-chave em muitos dos grandes momentos da história. Quando as prensas de Gutenberg começaram a funcionar, foi papel de canhamo que recebeu a tinta e disseminou a palavra da BIBLIA para uma Europa que despertava. Quando a ânsia de descobrir um novo mundo, uma nova maneira de viver, deu origem à idade das descobertas cerca de 500 anos atrás, foi o canhamo que a viabilizou, dando aos exploradores as velas e o cordame necessários para cruzar os oceanos. Quando chegou a hora de definir esse novo mundo, suas metas e aspirações, foi em papel de canhamo que os rascunhos da Constituição e da Decladação de Independencia dos Estados Unidos foram escritos. À medida que a jovem nação avançava para o oeste, era canhamo que cobria os carroções dos colonos. Mesmo depois de declarada ilegal, essa planta proscrita retornou em momentos de especial necessidade. Durante a segunda guerra mundial, quando os fornecimentos de fibr crua foram interrompidos pelos japoneses, o canhamo foi reapresentado ao agricultor americano para incrementar os esforços de guerra, enquanto o departamento de agricultura dos EUA proclamava o "canhamo para a vitória". Na décadade 60, um movimento de jovens inspirado por ideais de paz e amor eclodiu na cena mundial, contestando a ordem social, economica e religiosa da época. Esse movimento de milhoes e milhoes não teve lideres, nem ideologia, nem estrategia para a mudança, apenas uma percepção profundamente enraizada da hipocrisia da "visão de mundo materialista do Sistema" e uma relação especial com uma planta - uma planta que tem no cerebro humano receptores à espera para receber suas mensagens bioquimicas. É extraordinário que o canhamo resurja novamente, e desta vez como protetor do meio ambiente e matéria-prima de medicamentos. Hoje o canhamo nos oferece uma solução bastante real e imediata para o desmatamento, os desmandos da industria petroquimica e a destruição de nossos solos, bem como para o trabamento de saude. Só a arrogancia da mentalidade atual, que rende culto perante o altar da igreja do progresso, poderia rejeitar e negar a hitoria e as virtudes do canhamo. EHUD C. Sperling
    1 point
  20. Quantos anos você tem? Cara, fuja do estereótipo de que maconheiro é atrasado mentalmente ou preguiçoso. E você não precisa estuar uma área relacionada às "artes" só porque resolveu ser maconheiro... Queria saber se ela pode te atrapalhar? Claro que pode. Toda droga tem potencial de abuso, mas em comparação às outras, a maconha é muito segura. Só depende de você em ser responsável e disciplinado, saber separar horário de prazer de horário de trabalho. Também sou da área de exatas e tenho as melhores notas da turma - não que seja melhor que os outros, mas em termos de notas nunca tive problemas.
    1 point
  21. oi! antes de iniciar sua leitura bora dar uma germinadinha, pois está começando a JANELA EXCELENTE DE GERMINAÇÃO DE OUTUBRO de 2012!!! http://www.growroom....380#entry956628 PARA LER E VIAJAR 4 TEORIA DOS PRISMAS DE CRISTAL de ALTISSIMA DEFINIÇÃO ou simplesmente.. dissecando a luz. Por mais que se criem ferramentas e sistemas luminosos que consigam "fragmentar" a luz e ministrar estes comprimentos de onda de forma totalmente harmonica e eficiente para as plantas, os cientistas chegarão aos "limites" da partilha de energia quantica nos comprimentos de onda para a planta realizar a fotossíntese harmonicamente. Observando um passo além, por causa disso nem pensar em reaproveitar a energia luminosa contida no fluxo de fotons emitido e absorvido pela planta uma unica vez apenas.. .. Como este limite acredito ainda estar bem longe de ser encontrado, imaginei uma "rota" alternativa onde os comprimentos de onda desdobram-se sem perda de eficiencia luminosa, fazendo com que apenas 1 (um) feixe luminoso original, seja redirecionado para dezenas, centenas ou milhares de plantas, sem perda da energia luminosa original. É fato que a distancia da fonte luminosa em relação ao objeto iluminado é fundamental para o acontecimento de uma fotosintese plena, então através de ferramentas ainda não inventadas, tipo prismas de altissima definição, juntamente com espelhos e lentes consigam fazer que, mesmo distante, o feixe luminoso opere eficientemente a qualquer distancia favorecendo a fotossintese para todas as plantas inseridas neste sistema de iluminação hight tech ainda não imaginado redirecionando sem nenhuma perda quantica cada particula de foton, e ainda reaproveitando estes fotons em outras "passadas" pelo mesmo "circuito" ou "set" de vasos cultivados, continuamente.. O resultado seria um cultivar multi-facetado, onde apenas uma lampada emissora de energia luminosa proveria uma quantidade sem-fim de plantas postas para entrar em floração sem nenhuma perda de eficencia luminosa.. será possível? por exemplo, imagino uma lampada de 180 watts de LEDs provendo energia para a realização da fotossintese de um sem numero de especies indicas, sativas, etc, tendo toda a sua emissão dos cumprimentos de onda direcionada e partilhada por este conjunto de prismas, espelhos e lentes, gerando os mesmos 180 watts de energia luminosa a cada uma das plantas envolvidas neste sistema, sem perda de eficiencia.. se pensar mais além, continuamente. esta seria uma boa utilização para os aceleradores de partículas. acelerar continua e controladamente os os fotons fornecidos para todas as estufas de vegetais (todos) de uma cidade.. pensando mais além ainda, desenvolveria um sistema de captação de excedente de energia fotoluminosa com pequenos paineis fotovoltaicos, no estilo destes que captam a energia solar. este sistema seria acoplado na base da terra do vaso, voltado pra lampada de cultivo, assim captando toda a energia contida nos fotons que já forneceram energia luminosa pra planta e já "passaram" pelo vaso, retornando a um "acumulador" de enegia fotoelétrica (não deve existir ainda, acho..) e assim fazendo deste sitema um motocontinuo eterno. deixa eu parar por aqui! brisa, né? .. Se pararmos para pensar, é uma teoria que representa uma solução simples Igual a tantas outras teorias bem sucedidas por resoluções simples. (nota do editor:) no meio da correção deste post, me veio outra idéia, que já é outra sessão deste post, neste formato de fábrica de idéias, pra vocês refletirem a respeito. os posts desta série virão assim, idéias, idéias.. Aproveitando que a tua mufa tá aquecida com tanta informação pra pensar, aproveita e leia mais essa ideia aqui: PENSANDO MAIS ALÉM.. =================================================================== se tratarmos o excesso de cultivar domestico como se fossem latinhas de aluminio, tais como as empresas de reciclagem fazem, o Estado poderia colocar a disposição de todos os brasileiros "postos" de compra e venda de safras. geraria empregos e impostos, aumentaria a arrecadação e o THC que fosse auferido seria encaminhado para se transformar em remédio para toda população brasileira. se parar pra pensar,, cultivar a própria maconha está tão banal quanto reciclar latinha de aluminio.. por que não aproveitar a idéia? =================================================================== fui!
    1 point
  22. Como hoje 9/11 é aniversario de Carl Sagan uma das maiores mentes enfumaçadas que ja habitou a terra deixo aqui este ensaio escrito por Mr.X aka Carl Sagan para todos amantes de Cannabis da ciência, foi publicado em Marihuana Reconsidered (1971) Por Dr. Lester Grinspoon... Tudo começou há cerca de dez anos atrás. Eu tinha chegado de um período consideravelmente mais relaxado na minha vida - um momento no qual eu passei a sentir que havia mais a viver do que a ciência, um momento de despertar da minha consciência social e amabilidade, um tempo no qual que eu estive aberto a novas experiências. Eu tinha amizade com um grupo de pessoas que ocasionalmente fumavam cannabis, de forma irregular, mas com evidente prazer. Inicialmente eu não estava disposto a participar, mas a euforia aparente que a cannabis produzia e o fato de que não havia vício fisiológico para a planta, eventualmente, me convenceram a tentar. Minhas experiências iniciais foram totalmente decepcionantes; não houve efeito algum, e eu comecei a cogitar uma variedade de hipóteses sobre a cannabis ser um placebo, que funciona pela expectativa e hiperventilação em vez de química. Após cerca de cinco ou seis tentativas sem sucesso, no entanto, aconteceu. Eu estava deitado de costas na sala de estar de um amigo examinando ociosamente o padrão de sombras no teto expressos por um vaso de plantas (não cannabis!). De repente eu percebi que eu estava examinando uma intricada e detalhada miniatura de um Volkswagen, claramente delineada pelas sombras. Eu era muito cético a esta percepção, e tentei encontrar inconsistências entre Volkswagen e o que eu via no teto. Mas tudo estava lá, até calotas, placa de licença, cromo, e até mesmo a pequena alça utilizada para a abertura do porta-malas. Quando eu fechei os olhos, fiquei chocado ao descobrir que havia um filme passando no interior das minhas pálpebras. Flash... uma simples cena de um campo com uma casa de fazenda vermelha, um céu azul, nuvens brancas, caminho amarelo sinuoso entre colinas verdes ao horizonte... Flash... a mesma cena, casa laranja, céu marrom, nuvens vermelhas, caminho amarelo, campos violetas... Flash... Flash... Flash. Os flashes vieram a cerca de uma vez por cada batimento cardíaco. Cada flash trouxe a mesma cena simples em vista, mas cada vez com um conjunto diferente de cores ... extraordinariamente profundos matizes, e surpreendentemente harmoniosas em sua justaposição. Desde então, tenho fumado ocasionalmente e desfrutado completamente. Ela (cannabis) amplifica sensibilidades tórpidas e produz o que para mim são efeitos ainda mais interessantes, como vou explicar brevemente. Eu posso lembrar-me de outra breve experiência visual com cannabis, na qual eu vi uma chama de vela e descobri no coração da chama, em pé com indiferença magnífica, o chapéu preto do cavalheiro espanhol que aparece no rótulo da garrafa de vinho Sandman. Olhar para o fogo na "onda", a propósito, especialmente através de um daqueles caleidoscópios de prisma cuja imagem de seu entorno, é uma experiência extraordinariamente tocante e bonita. Eu quero explicar que em nenhum momento eu pensei que estas coisas estavam "realmente" lá fora. Eu sabia que não havia Volkswagen no teto e não havia homem salamandra Sandman na chama. Eu não sinto qualquer contradição nestas experiências. Há uma parte de mim fazendo, criando a percepção que na vida cotidiana seria bizarra; há uma outra parte de mim que é uma espécie de observador. Cerca de metade do prazer vem da parte-observador apreciando a obra da parte-criadora. Eu sorrio, ou às vezes até rio em voz alta das imagens no interior de minhas pálpebras. Neste sentido, suponho que a cannabis seja psicotomimética, mas acho que nenhum pânico ou terror que acompanham algumas psicoses. Possivelmente isso é porque eu sei que é minha própria viagem, e que eu posso "descer" rapidamente a qualquer momento que eu quiser. Enquanto minhas percepções iniciais foram todas visuais, e carente de imagens de seres humanos, esses dois itens têm mudado ao longo dos anos seguintes. Acho que hoje só um baseado é o suficiente para me deixar elevado. Eu testo se estou elevado fechando os olhos e olhando para os flashes. Eles vêm muito antes de outras alterações em minhas percepções visuais ou outras percepções. Eu penso que este é um problema de ruído de sinal, o nível de ruído visual é muito baixo com os olhos fechados. Um outro interessante aspecto de informação teórica é a prevalência - pelo menos nas minhas imagens em flash - de desenhos animados: apenas os contornos das figuras, caricaturas, e não fotografias. Eu acho que isso é simplesmente uma questão de compressão de informação, seria impossível compreender o conteúdo total de uma imagem a partir do conteúdo de informação de uma fotografia comum, digamos, 108 bits, na fração de segundo que ocupa um flash. E a experiência do flash é projetada, se é que posso usar essa palavra, para apreciação imediata. O artista e o espectador são um. Isso não quer dizer que as imagens não são maravilhosamente detalhadas e complexas. Eu tive recentemente uma imagem em que duas pessoas estavam conversando, e as palavras que eles estavam dizendo formavam e desapareciam em amarelo acima de suas cabeças, em cerca de uma sentença por batimento cardíaco. Desta forma foi possível acompanhar a conversa. Ao mesmo tempo, uma palavra ocasionalmente aparecia em letras vermelhas, entre os amarelos acima de suas cabeças, perfeitamente no contexto da conversa, mas se um lembrava-se destas palavras vermelhas, eles enunciavam um conjunto completamente diferente de declarações penetrantemente críticas para a conversa. O conjunto inteiro da imagem que eu esbocei aqui, eu diria que pelo menos 100 palavras amarelas e algo como 10 palavras vermelhas, ocorreu em algo menos de um minuto. A experiência com cannabis tem melhorado muito o meu apreço pela arte, um assunto que eu nunca tinha apreciado antes. A compreensão da intenção do artista que eu posso conseguir quando estou elevado algumas vezes continua quando estou "baixo". Esta é uma das muitas fronteiras humanas que a cannabis me ajudou a atravessar. Há também alguns insights relacionados a arte - não sei se são verdadeiros ou falsos, mas eles foram divertidos de formular. Por exemplo, eu ter passado algum tempo elevado a olhar para o trabalho do surrealista belga Yves Tanguey. Alguns anos mais tarde, eu emergi de um longo mergulho no Caribe e descansei exausto em uma praia formada pela erosão nas proximidades de um recife de coral. Examinando ociosamente os fragmentos arqueados de coral de cor pastel que ia até a praia, vi diante de mim uma grande pintura de Tanguey. Talvez Tanguey tenha visitado aquela praia na sua infância. Uma melhoria muito semelhante na minha apreciação pela música ocorreu com a cannabis. Pela primeira vez eu fui capaz de ouvir as partes separadas de uma harmonia de três partes e a riqueza do contraponto. Desde então descobri que os músicos profissionais podem facilmente tocar muitas partes separadas simultaneamente em suas cabeças, mas esta foi a primeira vez para mim. Novamente, a experiência de aprendizagem quando elevado teve pelo menos até certo ponto permanecido quando estou "baixo". O prazer dos alimentos é amplificada; sabores e aromas surgem, por alguma razão nós normalmente parecemos estar muito ocupados para notar. Eu sou capaz de dar a minha atenção para a sensação. Uma batata terá uma textura, um corpo, e sabor como o de outras batatas, mas muito mais. Cannabis também aumenta o prazer do sexo - por um lado dá uma extraordinária sensibilidade, mas também por outro lado adia o orgasmo: em parte por me distrair com a profusão de imagem que passa diante dos meus olhos. A duração do orgasmo parece se alongar muito, mas esta pode ser a experiência usual de expansão do tempo que ocorre ao se fumar cannabis. Eu não me considero uma pessoa religiosa, no sentido usual, mas há um aspecto religioso em algumas experiências. A sensibilidade em todas as áreas me dá um sentimento de comunhão com o meu entorno, tantos animados quanto inanimados. Às vezes, um tipo de percepção existencial do absurdo toma conta de mim e eu vejo com terríveis certezas as hipocrisias e posturas minhas e dos meus semelhantes. E em outras vezes, há um sentido diferente do absurdo, uma lúdica e fantástica consciência. Ambos os sentidos do absurdo podem ser comunicados, e alguns dos picos mais gratificantes que tive foram em compartilhar conversas e percepções e humor. Cannabis nos traz uma consciência de que nós gastamos uma vida inteira sendo treinados para ignorar e esquecer e colocar para fora de nossas mentes. A sensação de que o mundo é realmente como pode ser é enlouquecedora; cannabis me trouxe alguns sentimentos de como é ser louco, e como usamos a palavra "louco" para evitar pensar em coisas que são muito dolorosas para nós. Na União Soviética dissidentes políticos são rotineiramente colocados em manicômios. O mesmo tipo de coisa, um pouco mais sutil, talvez, ocorre aqui: "você ouviu o que Lenny Bruce disse ontem? Ele deve ser louco". Quando na experiência sob cannabis descobri que há alguém dentro daquelas pessoas que chamamos de loucos. Quando estou elevado, posso penetrar no passado, recordar memórias de infância, amigos, parentes, brinquedos, ruas, cheiros, sons e sabores de uma época que já desapareceu. Eu posso reconstruir atuais ocorrências de episódios de infância entendidos apenas pela metade na época. Muitas, mas não todas minhas viagens com cannabis, têm em algum lugar um simbolismo importante para mim que não vou tentar descrever aqui, uma espécie de mandala em alto relevo no alto. Associar-se livremente a esta mandala, tanto visualmente quanto como em palavras, produz um leque muito rico de insights. Existe um mito sobre tais elevações: o usuário tem uma ilusão de grande insight, mas ele não sobrevive ao escrutínio na manhã seguinte. Estou convencido de que isto é um erro, e que os insights devastadores alcançados quando elevados são percepções reais, o problema principal é colocar essas ideias em uma forma aceitável para nós mesmos quando estivermos tão diferentes no dia seguinte. Algum dos mais difíceis trabalhos que já fiz foi colocar tais ideias em fita ou por escrito. O problema é que dez ainda mais interessantes ideias ou imagens se perdem no esforço de uma gravação. É fácil entender porque alguém pode pensar que é um desperdício de esforço ter todo este trabalho para colocar o pensamento para "baixo", uma espécie de intrusão da Ética Protestante. Mas desde que eu vivo quase toda a minha vida "para baixo" que eu faço esse esforço - com sucesso, eu acho. Aliás, acho que ideias razoavelmente boa podem ser lembradas no dia seguinte, mas somente se algum esforço for feito para colocá-las para "baixo" de outra maneira. Se eu escrever o insight para "baixo" ou para dizer a alguém, então eu posso lembrar sem assistência na manhã seguinte, mas se eu apenas digo para mim mesmo que eu tenho que fazer um esforço para lembrar, eu nunca faço. Acho que a maioria dos insights que eu consegui quando estava elevado foram sobre questões sociais, uma área de bolsa de estudos muito diferente daquela pela qual eu sou geralmente conhecido. Lembro-me de uma ocasião, tomando um banho com a minha mulher ao mesmo tempo elevada, em que eu tive uma ideia sobre a origem e invalidez do racismo em termos de curvas de distribuição gaussiana. Foi um ponto óbvio de uma forma, mas raramente falado. Eu desenhei as curvas em sabão na parede do chuveiro, e fui escrever a ideia. Uma ideia levou a outra, e no final de cerca de uma hora de muito trabalho duro, eu descobri que tinha escrito onze ensaios curtos sobre uma ampla gama de social, político, filosófico, biológico e tópicos humano. Devido a problemas de espaço, não posso entrar em detalhes sobre estes ensaios, mas de todos os sinais externos, tais como reações públicas e comentários de especialistas, eles parecem conter insights válidos. Eu os usei em tratados acadêmicos, palestras públicas e em meus livros. Mas deixe-me tentar pelo menos dar o sabor de tal visão e os seus acompanhamentos. Uma noite, elevado de cannabis, eu estava investigando a minha infância, um pouco de autoanálise, e fazendo o que me pareceu ser um progresso muito bom. Eu, então, parei e pensei o quão extraordinário foi Sigmund Freud, que sem ajuda de drogas, tinha sido capaz de alcançar a sua própria notável autoanálise. Mas então me bateu como um trovão que eu este estava errado, que Freud tinha passado a década anterior de sua autoanálise como um experimentador e com um pregador para a cocaína, e pareceu-me muito evidente que os genuínos insights psicológicos que Freud trouxe para o mundo foram pelo menos em parte derivada de sua experiência com drogas. Eu não tenho ideia se isso é de fato verdade, ou se os historiadores de Freud concordariam com esta interpretação, ou mesmo se tal ideia foi publicada no passado, mas é uma hipótese interessante e um que passa em primeiro lugar no escrutínio no mundo dos "baixos". Eu posso lembrar-me da noite na qual de repente eu percebi como era ser louco, ou noites nas quais meus sentimentos e percepções foram de natureza religiosa. Eu tinha uma sensação muito precisa de que estes sentimentos e percepções, escritos casualmente, não resistiriam ao escrutínio crítico habitual que é o meu estoque no negócio como um cientista. Se eu encontro na parte da manhã uma mensagem de mim mesmo da noite anterior, informando-me que há um mundo que nos rodeia que mal percebemos, ou que podemos nos tornar um com o universo, ou mesmo que alguns políticos são homens desesperadamente assustados, eu posso tender para a descrença; mas quando estou elevado que eu sei sobre essa descrença. E então eu tenho uma fita na qual eu me exorto a levar a sério tais comentários. Eu digo "Ouça com atenção, seu filho da puta da manhã! Esta coisa é real!" Tento mostrar que a minha mente está trabalhando com clareza; lembro-me o nome de um conhecido colégio que eu não havia pensado em trinta anos, eu descrevo a cor, tipografia e formato de um livro em outra sala e estas memórias passam para a crítica do escrutínio da manhã. Estou convencido de que há níveis genuínos e válidos da percepção disponíveis com cannabis (e provavelmente com outras drogas), que são, através dos defeitos da nossa sociedade e nosso sistema educacional, indisponíveis para nós sem essas drogas. Tal observação se aplica não apenas à autoconsciência e de atividades intelectuais, mas também para as percepções de pessoas reais, uma sensibilidade muito maior para a expressão facial, entonação, e escolha de palavras que às vezes produzem um relacionamento tão próximo, é como se duas pessoas estivessem lendo cada uma a mente da outra. Há um aspecto muito bom em relação à cannabis. Cada sopro é uma dose muito pequena, o intervalo de tempo entre a inalação de um sopro e a sensação do seu efeito é pequeno, e não há desejo de mais após a elevação chegar. Eu acho que a relação R, do tempo de sentir a dose tomada ao tempo necessário para tomar uma dose excessiva é uma quantidade importante. R é muito grande para o LSD (que eu nunca tinha tomado) e razoavelmente curto para cannabis. Pequenos valores de R deve ser uma medida de segurança de drogas psicodélicas. Quando a cannabis for legalizada, espero ver esta relação como um dos parâmetros impresso na embalagem. Espero que o tempo não seja muito distante, a ilegalidade da cannabis é ultrajante, um impedimento à plena utilização de uma droga que ajuda a produzir a serenidade e discernimento, sensibilidade e companheirismo tão desesperadamente necessários neste mundo cada vez mais louco e perigoso. Tradução retirada da comunidade Filosofia&Ciências do Orkut. o original se encontra: http://hermiene.net/...trans/mr_x.html caso já tenha no forum desculpe mas como sempre nao consegui achar na busca rsrs abrakos and keep growing always
    1 point
  23. FUMAR MACONHA... É DIZER AO ESTADO QUE NÃO IMPORTA OQUE ELE O PROÍBA DE FAZER VOCÊ IRÁ FAZER OQUE FOR DA SUA VONTADE DE LIVRE ARBÍTRIO FUMAR MACONHA... É TER DECORADO DE COR O PARÁGRAFO DA BÍBLIA “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” FUMAR MACONHA... É PRESENCIAR O COLEGA AO LADO FUMANDO 20 CIGARROS DE NICOTINA EM UM PERÍODO DE 24 HORAS E AINDA TER QUE OUVIR: "MACONHA VAI TE MATAR UM DIA" FUMAR MACONHA... É FRITAR O ULTIMO OVO DA GELADEIRA, E VALORIZAR UM OVO FRITO COMO SE FOSSE O PRATO MAIS CARO DO MELHOR BAQUETE FUMAR MACONHA... É COMPARTILHAR SEU ULTIMO CAMARÃOZINHO PRA "SALVAR" UMA RODA DE MAIS DE 5 PESSOAS SABENDO QUE TAMBÉM SERÁ "SALVO" UM DIA Á LEALDADE DE PESSOAS QUE ACABOU DE CONHECER FUMAR MACONHA... É TER A CONSCIÊNCIA QUE PROÍBIR UMA SEMENTE CRIADA POR DEUS É ABSURDO E FORA DE COMPREENSÃO FUMAR MACONHA... É PELO MENOS UM DIA NA VIDA, SEM COMETER CRIME ALGUM TER TIDO QUE DESVIAR DE UM POLICIAL PAGO PARA SERVIR E LHE PROTEGER FUMAR MACONHA... É COMPREENDER A MUSICA DE UMA FORMA ÚNICA IMPOSSÍVEL DE SER COMPREENDIDA DA MESMA FORMA COM O AUXILIO DA MESMA POR MAIS QUE TENTEM PROVAR O CONTRÁRIO. FUMAR MACONHA... É SABER OQUE ESTA USANDO, CONHECER SUAS CAUSAS ASSUMIR SER USUÁRIO SEM O MENOR PESO NA CONSCIÊNCIA FUMAR MACONHA... É COMPREENDER O MUNDO DE UM FORMA COMPLETAMENTE DIFERENTE E INÉDITA DE QUEM NUNCA O FEZ... PELO MENOS UMA UNICA VEZ NA VIDA FUMAR MACONHA... É NECESSÁRIO PARA UMA VIDA SEM PRECONCEITOS!
    1 point
  24. Acho que existe muitos preconceitos e muitas des-informaçoes a respeito do Alcorão, do Islam e dos mulçumanos. Estou lendo o Alcorão e vou citar aqui algumas partes que EU considerei interessante. Não sou mulçumano, nao sou catolico, nem judeu, sou monoteista e temente a Deus...e gosto de estudar sobre todos esses assuntos... maximo respeito... AL-BÁCARA _ 2ªSURATA _ 109 _ ...Tolerai e perdoai, até que Deus faça cumprir os Seus desígnios, porque Deus é Onipotente. 136 _ Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele. 225 _ Deus não vos recriminará por vossos juramentos involuntários; porém, responsabilizar-vos-á pelas intenções dos vossos corações. Sabei que Deus é Tolerante, Indulgentíssimo. AAL'IMRAN _ 3ªSURATA _ 002 _ Ele te revelou (ó Mohammad) o Livro com a verdade corroborante dos anteriores, assim como havia revelado a Tora e Evangelho 052 _ E quando Jesus lhes sentiu a incredulidade, disse: Quem serão os meus colaboradores na causa de Deus? Os discípulos disseram: Nós seremos os colaboradores, porque cremos em Deus; e testemunhamos que somos muçulmanos. 136 _ Para estes a recompensa será uma indulgência do seu Senhor, terão jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Quão excelente é a recompensa dos diligentes! 138 _ Este (Alcorão) é uma declaração aos humanos, orientação e exortação para os tementes. 139 _ Não desanimeis, nem vos aflijais, porque sempre saireis vitoriosos, se fordes fiéis. 146 _ Quantos profetas e, com eles, quantos grupos lutaram pela causa de Deus, sem desanimarem com o que lhes aconteceu; não se acovardaram, nem se renderam! Deus aprecia os perseverantes.
    1 point
  25. verdade! dessa dai todo mundo quer ser! ehehehehehehe Uma honra ter sido convidado pela 2ª vez para assumir essa responsa.
    1 point
  26. Clarificar é um procedimento racista e anti-ecológico... aehuhuaeuhaehuaeuhaeuhaeuhae Minha manteiga é levemente verde... foda-se a clorofila... A próxima receita é fazer uns Reese's Peanut Buttercups, diz aí o do Canada!
    1 point
  27. ja é pacificado que porte de semente é conduta atípica!!!! negocio e acharem outras coisas!!!!! ae sim da problema.
    1 point
  28. minha primira vez fooi no carnavaal, tava na praaia beem de booua cheego um brother meeu e disse -oou trouxe um negócio pra voc aqui! então agente fuumo, deemoro u tempãao pra vim efeeito, maaas quando veeeeio foodeo! :'> sóo se via eu trombando em todoo mundoo, cheegando em todaas as meeeninaa e eu o os meus amigos achando que iamos ser esmagaados peelo povoo! isso foi das dez da nooite atée a seis da manha, sem parar de rir (beeijei té uma menina rindoo ) nuuunca voou me esqueceer deese diia -FIM-
    1 point
  29. ai eu dichavo..tu dichava sai de caminhada pelas estradas caminhando a pé pedindo carona violão nas costas eu fui pra sao tomé ele dichava dichavamos dichavado q é pra nóis pode fumar... comecei cedo ainda era rapaizinho qdo eu fumei unzinho.. Ventania sai de caminhada pelas estradas caminhando a pé pedindo carona violão nas costas eu fui pra sao tomé
    1 point
  30. foi mal, nao sei me expliquem: onde cosegue seda, e como bola um beck?
    1 point
×
×
  • Criar Novo...