Bom, acabei de fazer um teste aqui e os resultados foram melhores do que eu esperava.
Tenho carregado em um carregador super lento, como já disse, e usando a bateria original carregada nele, eu consegui 60 min de uso, contadinhos. Eu só usei duas doses de erva, na primeira comecei em 160 °C e fiz praticamente os 10 min nela, depois subi e fiz mais dez e subi e fiz mais dez. Na segunda eu fui pra 170 °C e depois subi, e os 15 min finais foram em 221°C.
Esses últimos trinta minutos foram literalmente seguidos, e em sua maior parte em temperaturas altas, para testar o calor ao lado do forno, e como desde o começo eu havia notado o aparelho aquece bastante nessa região, mas durante todo o período eu fui capaz de me manter segurando a área sem queimar a mão, sendo que se não fosse pelo teste eu não seguraria naquele lugar pois não é agradável.
Em resumo foi um dia de me reapaixonar pelo IQ, primeiro por ter uma certeza maior que o quesito do aquecimento do aparelho não chega a ser um problema para mim, continuo entendendo que possa ser um problema para outras pessoas, principalmente para quem fizer um uso contínuo longo e sempre a 221 °C ou simplesmente se incomode mais com esse problema. Segundo por ter conseguido 60 min de uso, o que foi condizente com os resultados anteriores que me davam 40 min a 221 °C mas mesmo assim me deixou surpreso.
Agora um terceiro teste que eu fiz foi anotar o que o medidor de bateria mostrava a cada 10 min de uso contando com a primeira vez que liguei que era sem nenhum uso, e foi:
Cheio, Cheio, Faltando 1, Faltando 1 e piscando só um ponto em seguida, Faltando 2 e piscando só um ponto em seguida, e por fim Faltando 3 e piscando só um ponto em seguida.
Aparentemente seguiu a lógica esperada, sendo que tem dois pontos que me parecem gerar confusão.
Primeiro é o ponto piscando, que pelo que eu entendo é um aviso de bateria baixa que é mostrado a partir de um certo nível, como ele é mostrado logo em seguida do "valor" da carga, dá a entender que o aparelho está se confundindo e dizendo dois valores distintos.
Esse sinal também se repete no meio do uso, e pelo que eu reparei ele fica mais repetitivo no último período.
O segundo ponto é, ou talvez seja que o desenho do mostrador de nível de bateria é uma representação de uma pilha, e na parte inferior a representação do polo negativo tem um ponto elevado que se confunde com os pontos da carga(que seria o afundado da pilha). Esse ponto eu tenho minhas dúvidas e peço para quem puder confirmar se é isso ou se isso foi uma falha da medição durante esse meu teste.
Se for assim mesmo, acredito que o medidor funcionou bem, ele só não é detalhado, mostrando 3 níveis de carga, além do possível nível vazio que não apareceu no meu teste.
Eu tentei registrar o teste de maneira bem simples (ou tosca) e vou tentar preparar umas imagens que deixem mais claro o que eu quis relatar, se virar eu posto aqui.