Salve, barbiemaconheira!
Em primeiro lugar, obrigado pelas suas palavras de elogio e pelo reconhecimento. Estou envolvido com a comunidade de cultivadores pra somar com minha experiência e os meus conhecimentos. Sou usuário do Growroom desde fevereiro de 2005 (data do meu registro) e diariamente procuro um meio de retribuir e disseminar todo conhecimento de cultivo que eu recebi no fórum ao longo dos anos.
Percebi a necessidade de verificar como a Sandra estava enviando os pedidos quando a minha encomenda ficou retida em Curitiba e também porque eu já estava notando um alto número de pacotes retidos desse seedbank. A partir do momento que a Sandra enviou pra mim as informações que eu havia solicitado, eu percebi que os pacotes estavam fora do padrão de envio internacional e ofereci a minha ajuda pra contribuir com a adequação aos padrões internacionais. Ela aceitou prontamente e alterou praticamente tudo, inclusive a prioridade do envio. O envio do Hipersemillas poderá ficar ainda mais seguro e garantido se ela conseguir fechar o contrato que ela mencionou pra mim via email...
Agora vamos a questão do CPF... eu investiguei o máximo de informações sobre os órgãos de fiscalização e sobre as encomendas retidas em Curitiba, bem como o funcionamento das máquinas de triagem por amostragem na unidade internacional, e ao que me parece, as encomendas com o CPF vinculado tem maior chance de serem retidas. Porque? Porque o CPF é o documento que usamos pra fazer compras. Sendo assim, se as máquinas de triagem são programadas com um algoritmo que identifica o CPF vinculado, automaticamente a máquina interpreta que dentro daquele pacote existe um "produto" oriundo de compra, e portanto, deve ser retido e fiscalizado para que se verifique a necessidade ou não de taxação e tributação.
Os agentes do sistema e do Estado obviamente irão compelir e pressionar todos importadores a vincular a encomenda ao CPF e a alegação mais amedrontadora que eles encontraram pra fazer isso é dizer que se o CPF não for vinculado a encomenda será devolvida ao país de origem. O que eles querem, obviamente, é ganhar mais dinheiro com o despacho postal e com taxações, por isso metem medo nos importadores...
Tenho um amigo cultivador que importava seeds com muita frequência do Hipersemilas e recebia tudo. Procurei ele no dia que a minha primeira encomenda caiu na retenção, pois eu queria saber se ele vinculava o CPF, e ele me disse que nunca vinculou o documento as encomendas.
No meu entendimento, eu não acho que o CPF deve ser vinculado pelo site pelas razões que eu citei anteriormente... o que deve ser feito é informar o CPF na etiqueta externa do pacote e declarar como "gift", "document" ou "sample". O que eu posso dizer com 100% de certeza é que se a encomenda estiver fora do padrão de envio internacional, a fiscalização tem poder e autonomia pra abrir o pacote e verificar o conteúdo... lembre-se que tudo é feito na base da amostragem.
Tudo tem que estar discriminado do lado de fora dos pacotes ou eles estão sujeitos a retenção também. O padrão de envio deve ser obedecido porque são normas internacionais. Caso queiram saber como é a etiqueta de envio padrão, basta procurarem por alguma encomenda China Post do Aliexpress. Aquela etiqueta segue o padrão de envio internacional. Sem uma etiqueta semelhante a ela, qualquer envio (desde carta registrada até pacotes) poderão ser retidos.
Anteontem eu fui à agência dos Correios pra comprar uma caixa de Sedex pra enviar umas coisas pra um amigo que devem chegar nas próximas semanas e eu tive um estalo na mente de perguntar se eu deveria discriminar o conteúdo com uma declaração externa. Chegando na agência, pedi uma caixa de tamanho médio e perguntei ao balconista se eu deveria informar o conteúdo no exterior do pacote e ele prontamente retirou uma folha de declaração pra levar e preencher... eu tinha dito que eu iria enviar algo de presente e não era venda de Mercado Livre. Ele disse que mesmo assim eu preciso informar o que tem dentro ou a caixa poderá ser aberta e vistoriada... e olha que se trata de apenas um envio doméstico!
Eu expus as minhas razões pra você ter uma noção mais ampla e fazer uma escolha... eu pessoalmente não vincularia o CPF pelo site do idCorreios. Eu não acredito nos cachorros que estão a serviço do Estado. A devolução só costuma acontecer se o endereço do destinatário estiver incorreto ou se a tributação/despacho postal não for paga.