Eu acredito que não existo o certo e o errado. Eu evito de me expor. Talvez me expondo, ajudaria a mostrar o volume de pessoas que fumam mas, pagaria o preço do preconceito.
Tenho um amigo empresário (publicidade) que nunca escondeu de ninguém, está hoje com mais de 40 anos e continua do mesmo jeito. Ele já me falou uma vez que o fato de acreditar que outras pessoas vão ter preconceito com relação a mim, profissionalmente falando, é um preconceito meu. Eu teria que ligar o foda-se e ajudar a mudar essa visão. Eu não paguei p/ ver e não revelo essa intimidade p/ ninguém do meu circulo de amigos do trabalho.
Por outro lado, tenho amigo empresário (laboratório de análises clinicas em uma cidade pequena) que não escondia de ninguém que fumava durante o período de faculdade. Mas, depois, com o tempo e maturidade, tornou a ato de fumar extremamente secreto, para melhorar a imagem dele e do negócio dele.
Com amigos, todos sabem que fumo e acho que todos já fumaram comigo. Mas, não ando com camisa ou boné com foto da folha. Mas, é uma opção minha. Acho que existe muito preconceito. Nunca falei p/minha família mas, acho que todos sabem rsrsrs
Em resumo ... depende muito da personalidade de cada um, do tipo de profissão que cada um seguiu. Em algumas áreas o preconceito é maior.