Saudações!
Me interessei sobre seu relato. Ao que me parece, num 'achismo', a florzinha é muito capaz de criar crateras na esfera intelectual e isso se reverbera, talvez pela gravidade dos 'entraves' criados, ao âmbito emocional. Te atingindo.
Há aqui no fórum diversos relatos usuários que afirmam terem descobertos disfunções principalmente morais ou em relação aos objetivos de vida através da ganja(geralmente dizem ''a maconha me mostrou x problema''). O que me faz reforçar ainda mais esse 'achismo' sobre a 'fenda' na mente.
Há muito o que se descobrir sobre isso em termos médicos...
Como experiência pessoal, se servir de auxílio, é muito do que o amigo de cima falou.
Não duvido que você seja tenha uma ótima carga de conhecimento, assim como facilidade pra adquiri-lo. Mas existe um limiar que esbarra no fato de sermos um organismo da espécie humana. Por enquanto a maioria das questões do universo vão se manter sem respostas; Por mais que uma religião, doutrina, estilo de vida te apeteça, vai ser sempre 'tapar sol com a peneira' porque ao que me parece pra você, e me identifico contigo nesse aspecto, a significação mítica incomoda. Essa peneira é meio furada por natureza kkk
Então... Continue com os teus debates internos e inevitáveis. Só tens que trabalhar talvez aceitação, mas com certeza tua sensibilidade à incerteza.
Positividade!