Olá amigos maconheiros. Quem vos fala é um ex-maconheiro que parou de fumar há exatamente 2 anos e meio.
Sei lá, só queria compartilhar os resultados dessa abstinência longuíssima (inclusive de bebida e qualquer outra droga).
Bom, não vou contar a história completa da minha vida. Só cabe dizer a vocês que minha história foi como a de qualquer pessoa viciada em psicoativo. No início é tudo ótimo e aos poucos sua vida vai se desandando...
A maconha tem um efeito curioso, tanto no curto prazo quanto no longo. A ervinha "mardita" abre sua mente de uma forma surreal, tanto pro bem tanto pro mal. No meu caso, ela escancarou meus traumas inconscientes de um jeito que a minha mente não aguentou o tranco. Resultado: comecei a ter umas crises de pânico grotescas e me afundei em ansiedade e depressão. Esse é o ponto mais trágico do vício em maconha, mas a tristeza vicia então tá tudo ok.
É engraçado como meus pés saíram completamente do chão e antes da maconha eu era super pé no chão. Minha criatividade aumentou muito mas minhas ideias não tinham o menor cabimento na realidade (óbvio, o que esperar de uma pessoa que passou uns 2 anos fumando 24h por dia?). Esse é um ponto que traz muita agonia pra quem fuma muito. Você tem mil ideias mas nada sai do papel. Você não procura resolver problemas da vida real, que é o que realmente interessa. É horrível.
E o que eu notei nesses 2 anos e meio absolutamente limpo?
Demorei muito pra limpar os escombros que a maconha deixou na minha vida e reconstruir minha cabeça. Aos poucos, fui me reconectando novamente com a realidade e a resolver problemas reais. Pra mim, essa é a principal vantagem de parar de fumar: retomar o contato com a realidade e ter saúde mental. Focar em arrumar um emprego, ser independente, juntar dinheiro, praticar esportes, se alimentar bem, etc. São coisas que vão te tornando mentalmente saudável novamente. Caraca, vejo uns conhecidos que vivem numa realidade paralela porque fumam maconha o dia inteiro e estão buscando resolver problemas que nem existem...
Mas o caminho pra limpar os escombros e reconstruir sua cabeça/vida é muito demorado. Definitivamente, não é da noite pro dia, mas é uma mudança muito sólida justamente por melhorar 0,1% ao dia. A fórmula é ter paciência e tranquilidade pra descobrir as respostas das questões que mais te incomodam internamente (aqueles traumas inconscientes que eu falei que a maconha escancara).
Bom, hoje precisei escrever um pouco sobre isso e trazer minha experiência pra quem pensa em parar de fumar. Se você fuma maconha mais de 1x por dia, meu conselho é: pare. Vai ser a melhor decisão que você vai tomar na sua vida inteira. Mas se tu é o tipo de pessoa que só fuma à noite nos fins de semana, tá tudo certo. No final das contas, maconha nem faz tão mal assim quando você fuma controladamente... É igualzinho você beber aquela cervejinha tranquilo com os amigos.
É isso. Sei que é um assunto que talvez não seja tão bem vindo aqui, mas a discussão sobre parar com uso crônico da maconha também é algo muito importante.